quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Marconi Perillo anuncia 2 milhões de exames de vista e distribuição de 65 mil óculos


Marconi anuncia exames de vista
Com o mote “quem enxerga melhor vai mais longe na vida”, o governador Marconi Perillo lançou nesta quarta-feira (29) a segunda etapa da campanha De Olho na Visão, em parceria com a Fundação Banco de Olhos de Goiás. A campanha prevê exames de acuidade visual e daltonismo em 1 milhão de alunos da rede pública estadual e municipal de ensino, com aproximadamente 2 milhões de exames, ao custo de R$ 10,3 milhões.  O projeto prevê visitas in loco a 3.035 escolas, 2.070 da rede municipal e 965 estaduais, com 72 pontos de consulta instalados em cidades polo.
Também serão realizadas 1.400 cirurgias de catarata em pessoas carentes, 110 mil consultas médicas em alunos da rede pública, exceto Goiânia, cujas ações serão desenvolvidas pela Fundação Jaime Câmara. O programa prevê também a distribuição de pelo menos 65 mil óculos de lentes monofocais.
Ao destacar a importância da parceria com a Fundação Banco de Olhos de Goiás, para melhorar a qualidade de vida dos alunos da rede pública, o governador sugeriu que o programa seja estendido também para idosos e estudantes universitários carentes. Na solenidade, além de pedir o engajamento dos prefeitos, Marconi determinou ao secretário estadual de Saúde, Halim Girade, que elabore o projeto de construção do Hospital do Idoso. Também anunciou que o governo do Estado vai ajudar os municípios na compra de equipamentos para realização de exames oftalmológicos na rede pública.
O presidente da Fundação Banco de Olhos de Goiás, Zander Campos, avaliou como “decisão histórica” do governador de contribuir decisivamente para realização do programa De Olho na Visão, que além de dar qualidade de vida às crianças e adolescentes do Estado, contribui para a redução dos índices de evasão e repetição escolar.