02/12/2014

Marconi Perillo determina Passe Livre Estudantil a todo o estado


Marconi Passe Livre Estudantil
O governador Marconi Perillo participou, no início da tarde desta segunda-feira (1º), do I Encontro de Gestores do Programa Passe Livre Estudantil(PLE), no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A solenidade marcou o encerramento do ano letivo do programa Passe Livre Estudantil. Na oportunidade, o governador fez a prestação de contas dos três semestres de execução do programa e assinou ordem de serviço para ampliar o benefício para outras cidades do Estado. “Nós vamos começar pela cidade de Anápolis, mas vamos estender o benefício também para o Entorno de Brasília e as maiores cidades de Goiás; como Catalão, Itumbiara e Rio Verde. Vamos fazer tudo gradativamente, verificando o impacto financeiro e de onde virão os recursos”, ressaltou Marconi Perillo. Segundo o superintendente da Juventude da Secretaria de Governo de Articulação Institucional, Leonardo Felipe Marques de Souza, o estudo deve estar concluído entre março e abril de 2015.
Marconi Perillo ressaltou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na melhoria do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia. “Nós estamos colocando 50 ônibus novos na linha do Eixo-Anhanguera, 39 deles já foram entregues para a extensão no sentido Senador Canedo-Trindade-Goianira. Nós fizemos um acerto com o Setransp para construirmos novos corredores e terminais. O Estado ainda subsidia metade da tarifa”, comentou. O governador lembrou também que o governo busca garantir os recursos para o Passe Livre Estudantil. “Na semana passada garantimos uma fonte de recursos para a metade das gratuidades, com o compromisso das prefeituras com a outra metade, e a fonte definitiva para custearmos o Passe Livre Estudantil”, concluiu.
Passe Livre Estudantil
Em agosto de 2013 o Governo do Estado universalizou o benefício da isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, além de reduzir a zero a alíquota do ICMS dos ônibus do transporte coletivo. São dezoito cidades ao todo que contam com o Passe Livre Estudantil: Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade. O programa Passe Livre Estudantil assegura ao estudante duas viagens gratuitas via transporte coletivo, por dia, para ir e voltar da instituição de ensino. O estudante pode ser contemplado com até 48 viagens mensais, fornecidas de acordo com os dias letivos de cada instituição de ensino.
No passado, o Passe Livre Estudantil beneficiava 15 mil estudantes. Hoje, esse número já atingiu os 65.530 estudantes. O Governo de Goiás arca com 100% do valor das passagens, beneficiando estudantes de instituições públicas e privadas, do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. “Esse é o governo que não para, que não tira o pé do acelerador. Mesmo com a Reforma Administrativa em curso, estuda, planeja e realiza obras, serviços e empreende ações em ritmo vertiginoso,” destacou o secretário de Governo de Articulação Institucional, Joaquim de Castro.
Cadastro e recadastramento de estudantes
Para se habilitar é necessário que o estudante tenha cadastro no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp), referente ao Cartão Passe Escolar. “O início do recadastramento está sendo planejado e a abertura de um novo prazo para o cadastramento estará disponível de janeiro até março”, salientou o superintendente da Juventude da Secretaria de Governo de Articulação Institucional, Leonardo Felipe Marques de Souza. Para buscar informações sobre o Passe Livre o estudante pode acessar o endereço eletrônico www.juventude.go.gov.br. Leonardo Felipe prevê também para 2015 a criação de uma Central de Telemarketing para atender reclamações, sugestões e tirar dúvidas dos estudantes, além do site e dos telefones já disponibilizados.
Fonte: Brasil247

Nenhum comentário:

Postar um comentário