quinta-feira, 12 de março de 2015

Marconi entrega em Trindade a unidade móvel Mulher Com Mais Saúde



Mulher Mais Saúde

A unidade móvel atenderá no mínimo 3 mil mulheres mensalmente

O governador Marconi Perillo inaugurou na manhã desta quarta-feira, 11, a primeira unidade móvel denominada Mulher com Mais Saúde, projeto que visa oferecer gratuitamente o acesso a exames destinados à população feminina para prevenção de doenças. O lançamento foi realizado em Trindade, no setor Maysa 1, onde a unidade permanecerá por 30 dias.
A unidade móvel é composta por uma carreta contendo aparelhos de última geração e oferecerá, de forma itinerante, exames de prevenção do câncer de mama, do câncer do colo do útero e ultrassonografias. A unidade tem capacidade para realizar mensalmente três mil atendimentos, sendo mil exames de mamografia, mil exames de papanicolau (prevenção do câncer do colo do útero) e mil exames de ultrassonografia. O investimento operacional para a unidade será da ordem de R$ 380 mil mensais, custeados pelo Governo de Goiás.
O programa Mulher com Mais Saúde, ou Carreta da Mulher, como é apelidado em São Paulo, tem como objetivo cuidar preventivamente das mulheres, especialmente em relação ao câncer. Essa é uma grande preocupação que temos. A falta da prevenção ao câncer é uma das maiores causas de mortes entre as mulheres. Esse programa com certeza vai ajudar a salvar muitas mães, muitas mulheres”, disse o governador.
O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, reforçou o objetivo da ação. “Essa é a determinação do governador Marconi, fazer com que a prevenção de saúde com qualidade chegue a todas as mulheres do Estado em parceria com as ações do Governo de Goiás, que já estão dando resultado”, afirmou.
Após 30 dias em Trindade, a unidade móvel seguirá para a região Nordeste de Goiás, onde realizará itinerância por um ano. “Vamos começar por Cavalcante e, durante o ano inteiro, essa carreta vai percorrer um a um todos os municípios da região Nordeste de Goiás para dar chances às mulheres de se prevenirem contra o câncer e outras doenças. Ao longo do ano, serão mais de 30 mil mulheres atendidas”, garantiu Marconi.
O governador ressaltou a importância das ações itinerantes, que levam à população serviços públicos essenciais. Lembrou as atividades realizadas pelo programa Governo Itinerante e, posteriormente, pelo Governo Junto de Você, que atendeu em três anos aproximadamente 2,5 milhões de pessoas em todo o Estado. “Só políticos sintonizados com o povo, com sensibilidade no coração, é que pensam em levar as administrações para perto do povo. Cada vez mais os governos têm que cumprir essa função, a de trazer a administração para perto das pessoas e ajudar o povo nas suas necessidades”, disse.
Hugo 2
Lembrando a parceria firmada entre Governo de Goiás e prefeitura de Trindade para ampliação e gestão do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), Marconi Perilloanunciou aos trindadenses que um novo hospital será entregue para atender a população do município. Segundo o governador, a segunda unidade do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo 2) será inaugurada ainda neste semestre. “E vocês terão à disposição não só o Hutrin, mas também o Hugo 2, o maior hospital da região centro-norte do Brasil”, afiançou.
O Hugo 2 possui em sua estrutura 21 centros cirúrgicos, 80 leitos de UTIs, um departamento exclusivo para tratamento de queimaduras, 17 aparelhos de Raio X, dois tomógrafos computadorizados e 480 leitos. Para prestar serviços, serão contratados 2,9 mil profissionais de saúde e cerca de 600 médicos.
Para Marconi, a grande vantagem do Hugo 2 será a capacidade do hospital em desafogar o atendimento nas unidades públicas de saúde. “Assim que inaugurarmos o Hugo 2, vai diminuir a procura no Hugo 1 e no próprio Hutrin. E a gente passa a ter um sistema de saúde regulado, atendendo bem e confortavelmente quem precisar. Hoje nós temos orgulho de não ter mais macas nos corredores do Hugo 1. Com o Hugo 2, vão sobrar leitos vagos, porque teremos leitos e muitos médicos para atender a população”, assegurou.


“Eu posso dizer de cabeça erguida: Saúde no Brasil tem jeito. É preciso só ter competência, vontade política e amor no coração. Quem vai hoje a um hospital administrado pelo governo estadual percebe isso, o quanto nós nos esmeramos para colocar a Saúde para funcionar direito. É assim que estamos trabalhando. Nós consertamos a Saúde no Governo do Estado”, afirmou Marconi.