10/11/2015

Marconi é o primeiro presidente do Consórcio Brasil Central


O governador Marconi Perillo foi escolhido para presidir o primeiro ano do recém instituído Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. A decisão foi tomada nesta terça-feira, dia 10, no primeiro dia do 5º Fórum de Governadores do Brasil Central, na residência oficial do Governo do Distrito Federal, em Brasília, com a participação dos governadores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Goiás e Distrito Federal.
O anúncio foi feito pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, aos secretários de planejamento e convidados especiais após mais de três horas de reunião restrita dos governantes. “Com a anuência dos demais governadores, sugiro o nome do governador de Goiás, Marconi Perillo, para ser consagrado o primeiro presidente do consórcio”, anunciou.
O governador do DF disse que Marconi tem as qualificações necessárias para ser um presidente atuante e realizador, a exemplo do que tem feito em Goiás em suas quatro gestões. “É um homem público jovem, demonstra enorme capacidade de união e agrega muito com esta indicação. Todos nós nos sentimos confortáveis com essa escolha”, salientou.
Contribuição
Ao agradecer, Marconi declarou que procurará dar sua contribuição, como tem feito desde a criação do bloco, com bastante entusiasmo, “de quem deseja ver esse movimento consolidado e como referencial para o País; que dará uma contribuição ainda maior para uma boa agenda de gestão e de desenvolvimento, de competitividade, de produtividade, inovação e principalmente para uma agenda de conciliação e de cooperação”. E acrescentou: “Estamos todos imbuídos do mesmo propósito. A cada momento um de nós busca uma experiência bem sucedida em outros estados. Estou certo que este nosso quinto encontro dará uma coloração definitiva a esse movimento”.
As Assembleias Legislativas e a Câmara Distrital já aprovaram as leis que institucionalizam oConsórcio em cada Estado. A sede do consórcio, no DF, foi cedida pelo governador de Brasília. No encontro desta terça-feira ficou decidido ainda que o Consórcio terá um Conselho Consultivo com membros indicados pelos governadores. Marconi indicou o secretário de Planejamento, Thiago Peixoto. O Conselho, por indicação unânime dos governadores, será presidido pelo ministroMangabeira Unger.
Agora à tarde, no Memorial JK, ocorreu as solenidades de posse do governador Marconi Perillo e daProclamação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Depois os governadores deram entrevista coletiva à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário