06/12/2015

Bomba mata governador no Iêmen; Estado Islâmico reivindica ataque


Folhapress – Um atentado com carro-bomba matou neste domingo Jaafar Mohammed Saad, governador da cidade de Áden, no Iêmen, e cinco de seus guarda-costas. O grupo radical Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque.
O veículo explodiu durante a passagem do comboio no qual Saad estava, no trajeto de sua casa para o trabalho.
Segundo testemunhas ouvidas pela agência Efe, a explosão destruiu totalmente o carro do governador e causou um enorme buraco na estrada.
EI reivindicou o ataque. “Com a ajuda de Alá e em uma operação de segurança planejada com precisão aconteceu o assassinato do apóstata e cabeça dos infiéis, Jaafar Mohammed Saad, e oito de seus carrascos”, diz a nota, divulgada em redes sociais.
Segundo levantamento da agência de notícias Associated Press, o EI reivindicou ataques que mataram 159 pessoas e feriram outras 345 neste ano no Iêmen.
No sábado (5), também em Áden, homens armados mataram o presidente de um tribunal especializado em casos de terrorismo.
Os ataques ocorrem em meio à visita do enviado especial da ONU Ismail Uld Cheikh Ahmed a Ádenpara tentar acelerar as negociações para resolver o conflito no país, previstas para 12 de dezembro emGenebra.
O país está devastado por combates entre forças governistas, apoiadas pela coalizão militar árabe liderada pela Arábia Saudita, e os rebeldes xiitas huthis, que controlam a capital Sanaa e várias regiões ao norte do país. À sombra do conflito, o EI conseguiu ampliar sua presença no país.
Ahmed foi recebido no sábado pelo presidente Abd Rabo Mansur Hadi, instalado em Áden, que virou a capital “provisória” do Iêmen. Hadi fugiu da capital Sanaa em fevereiro passado, diante do avanço dos rebeldes. As forças do governo expulsaram os huthis de Áden no começo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário