12/01/2016

Comitiva do Amazonas conhece experiência goiana na saúde


Uma comitiva do Amazonas, capitaneada pelo assessor especial do governo Evandro Melo, esteve na Secretaria da Saúde de Goiás para conhecer de perto as ações adotadas na gestão da saúde pública em Goiás e que se tornaram referência para o País, como é o caso da inserção das Organizações Sociais na gestão de hospitais públicos. Outro ponto abordado durante a visita técnica foi a atuação do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, o Conecta SUS, e também as ações desenvolvidas pela Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego).
A comitiva foi recebida pelo superintendente-executivo da Secretaria da Saúde, Halim Girade, nesta segunda-feira, dia 11, na sala do Conecta SUS, onde ele fez um breve relato da força-tarefa efetivada com o objetivo de eliminar os focos do Aedes em todo o Estado. Girade apresentou os setores e as atividades desenvolvidas pelo Conecta SUS, e apresentou a importância deste Centro para sincronizar e padronizar as ações da saúde.
Hugo
Em seguida, a comitiva fez uma visita ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), primeira unidade hospitalar fundada no Estado para atender casos de urgência e emergência. O grupo percorreu vários setores do hospital, observou a estrutura instalada a partir do gerenciamento feito pela organização social e ouviu a opinião de vários pacientes. “Observamos que não basta o hospital ser administrado por organização social. É fundamental que esta OS tenha excelente nível e seja fiscalizada pelo poder público”, pontuou Evandro Melo. O Hugo foi completamente reestruturado depois que passou a ser administrado pelo Instituto Gerir. Houve reforma e ampliação na recepção, enfermarias, capela ecumênica, refeitório e de outros setores. A média mensal de atendimentos saltou de 4,9 mil para 6,1 mil, enquanto a média mensal de cirurgias passou de 771 para 1.104.
Comitivas
Essa foi a 14ª visita a Goiás feita por gestores e técnicos de outros Estados desde o ano passado, com o objetivo de conhecer o funcionamento do Conecta SUS e dos hospitais administrados por OSs. Comitivas de alguns Estados vieram mais de uma vez. Já estiveram em Goiás representantes do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Alagoas, Maranhão, Espírito Santo e Rondônia. Além de Evandro Melo, integram o grupo do Amazonas a coordenadora do Centro de Medicação da Secretaria da Saúde daquele Estado, Andrely de Córdova; o coordenador de Atenção à Saúde, Wagner Willian de Souza, e o secretário-executivo da Secretaria da Fazenda do Amazonas, Jorge Jatahy. “Vamos replicar em nosso Estado as experiências exitosas que estão fazendo a diferença em Goiás”, declarou o assessor especial do governo do Amazonas, Evandro Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário