25/02/2016

Petistas chamam Dilma de traidora. Presidente ameaça não ir ao aniversário do PT


Petistas estão revoltados com a aprovação do projeto de José Serra para o Pré-Sal

O presidente do PT fluminense, Washington Quaquá, disse que dispensa a presença da presidenteDilma Rousseff no aniversário de 36 anos do PT, que será comemorado neste fim de semana no Rio de Janeiro. “Acho melhor ela (Dilma) ficar quietinha em Brasília. Ela está tomando um rumo diferente do nosso. Ela não tem compromisso com o (nosso) projeto popular para o país”.
revolta de Quaquá deve-se à aprovação, na quarta-feira (24), do projeto que flexibiliza o papel daPetrobras na exploração de petróleo no Pré-Sal. Quaquá diz que o projeto do Pré-Sal é do Serra (senador José Serra, do PSDB). Ele diz que Dilma poderia ter atuado para rejeitar o projeto e, assim, prestigiar os petroleiros. “Eles a apoiaram quando queriam tirá-la (da Presidência) e foram para as ruas, se mobilizaram, eu acho que de fato ela está se deslocando do nosso campo. Está muito difícil. Ela (Dilma) está destruindo todo o nosso legado econômico e na área social…”
A aprovação do projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que retira a exclusividade da Petrobras como operadora de poços do pré-sal, na noite desta quarta-feira no Senado foi decisiva para um afastamento entre a presidente Dilma Rousseff e seu próprio partido, o PT.
Parlamentares que lutaram com força para que a proposta não fosse aprovada se decepcionaram com a mudança de posição do governo, que fez um acordo com o Congresso, como explicou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o que resultou na aprovação do texto.
Um deles foi o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que afirmou que Dilma traiu os senadores petistas. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) admitiu que “foi realmente duro receber no final do processo de votação uma proposta do governo para flexibilizar a participação da Petrobras na exploração do pré-sal”, mas alertou que “se posicionar contra o governo é tudo o que a direita quer”. Gleisi disse que não concorda que Dilma seja traidora do PT.
Nesta quinta, um dia depois da votação, a presidência do PT emitiu um comunicado chamando de “retrocesso” as mudanças na exploração do pré-sal. “Apesar da derrota parlamentar sofrida, o Partido dos Trabalhadores continuará empenhado em resistir ao retrocesso representado por esta mudança da lei”, diz o presidente nacional do PT, Rui Falcão, no texto.
Do outro lado, a presidente também se mostrou irritada com o PT pela falta de apoio ao ajuste fiscal, e decidiu não ir à festa de 36 anos do partido, marcada para o próximo sábado 27 no Rio de Janeiro. “Não fazemos questão da presença dela”, rebateu Washington Quaquá, presidente da sigla no Estado. Segundo informações de bastidores, ministros ainda estariam tentando convencer Dilma a comparecer.
Fonte: Época e Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário