05/04/2025

Caiado se apresenta ao Brasil para 2026: “bandido vai ser na cadeia ou fora do Brasil”.


 

Ronaldo Caiado levou mais de 7 mil pessoas em evento na Bahia quando foi lançado pré-candidato a presidente do Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), apresentou-se ao Brasil nesta sexta, 04/04, no lançamento de sua candidatura a presidente da República, durante evento em Salvador, empunhando a bandeira do combate ao crime que avança impune e imparável. Agora o Brasil já conhece o lema que Caiado implantou em Goiás e transformou o estado no mais seguro do país.

“Bandido vai ser na cadeia ou fora do Brasil”, prometeu, repetindo o mote do seu governo quando pregou aviso aos criminosos: “ou o bandiudo muda de profissão ou muda de Estado”. Goiás hoje desfruta de sensação de segurança incomum em território nacional.

A atitude de Caiado coincide com pesquisas nacionais, como a Quaest de quarta (4), indicando que violência é a maior preocupação no País. A força da bandeira contra o crime poderá alavancar a candidatura de Caiado que se apresenta como uma opção forte da direita raiz e moderada. O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, apoia Caiado fortemente, mas o União expôs sua divisão coma a ausência do seu presidente, Antonio Rueda.

03/04/2025

STF decide pelo fim da revista íntima vexatória em presídios




O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou por fim a revista íntima vexatória em presídios. Na sessão desta quarta-feira (2/4), a Corte retomou a análise da nova proposta de tese apresentada pelo ministro Edson Fachin.

Os ministros construíram uma tese em consenso que definiu como “inadmissível” a revista íntima vexatória com o desnudamento de visitantes ou exames invasivos com finalidade de causar humilhação. A decisão também traz que provas obtidas a partir da revista íntima vexatória são ilícitas, salvo decisões judiciais contrárias em cada caso concreto.

A tese traz que a autoridade administrativa de forma fundamentada e por escrito, tem o poder de não permitir a visita diante da presença de indícios robustos do visitante estar em posse de qualquer item corporal oculto ou sonegado, especialmente proibido, como produtos ilegais, drogas ou objetos perigosos.

A partir desta quarta-feira (2/4), todos os estabelecimentos penais têm 24 meses para a aquisição e instalação de equipamentos como scanners corporais, esteiras de raio-x e portais detectores de metais.

No caso da impossibilidade ou inefetividade da utilização do scanner corporal, esteira de raio-x e portais detectores de metais, a revista íntima para ingresso em estabelecimentos prisionais dependerá da permissão do visitante, “vedada em qualquer circunstância a execução como forma de humilhação e exposição vexatória”.

“Deve ser realizado em lugar adequado, exclusivo para tal verificação e apenas em pessoas maiores que possam emitir consentimento válido por si ou por meio do seu representante legal, de acordo com protocolos gerais e nacionais preestabelecidos e por pessoas do mesmo gênero do visitante, preferencialmente por profissionais da saúde nas hipóteses de desnudamento e exames invasivos”.

O STF elenca que o excesso ou abuso da realização da revista íntima acarretará em responsabilidade do agente público ou do agente de saúde habilitado e ilicitude de eventual prova obtida. Em casos que o visitante não concorde com a revista íntima, a autoridade administrativa poderá de forma fundamentada e por escrito impedir a realização da visita.

No caso de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, que não possa emitir consentimento válido será substituído pela revista invertida, direcionada a pessoa a ser visitada.

Fonte: Metrópoles

02/04/2025

Reprovação ao governo Lula sobe 7 pontos e chega a 56%, segundo pesquisa Quaest


 O inferno político do presidente Lula e de seu governo permanece em alta. A reprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu 7 pontos percentuqais e chegou a 56%, segundo pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira (2).

Apenas 41% dos entrevistados afirmaram ter uma imagem positiva do governo, o que representa uma queda de seis pontos, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa também apontou um desgaste da imagem do governo no Nordeste, tradicional reduto eleitoral de Lula e decisivo para sua vitória nas eleições de 2022.

Esta é a primeira vez desde o início do mandato, que os índices de aprovação (52%) e reprovação (46%) estão tecnicamente empatados na região, dada a margem de erro de quatro pontos nesse quesito.

No Sudeste, região com maior peso eleitoral, a avaliação negativa atingiu 60%, com aumento de sete pontos percentuais, e a imagem positiva caiu para 37%, com uma redução de cinco pontos.

O instituto Quaest fez 2.004 entrevistas presenciais entre 27 e 31 de março, com uma margem de erros de dois pontos percentuais para o resultado geral e de quatro pontos para os quesitos por região e renda.