24/06/2026

Pesquisa Diagnóstico: Daniel lidera para o Governo de Goiás. Marconi é o mais rejeitado


 Pesquisa do Instituto Diagnóstico/Acieg divulgada nesta terça-feira, 23/06, mostra o governador Daniel Vilela na liderança da disputa pelo governo de Goiás em 2026.

No cenário estimulado, Daniel Vilela (MDB) aparece com 36,1% das intenções de voto. Marconi Perillo (PSDB) vem na sequência, com 22,7%, seguido por Wilder Morais (PL), com 15,5%. O ex-deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT) fica com 2,3%. Votos brancos, nulos ou nenhum somam 3,7%, enquanto 19,7% dizem não saber ou não quiseram opinar.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados, o governador é citado por 25,5% dos eleitores. Marconi Perillo é a preferência declarada de 13,7%, enquanto Wilder Morais aparece com 10,4%. Luis Cesar Bueno, apontado no início do mês como candidato do PT, não chega a 1%.

Marconi é o mais rejeitado

O tucano é o mais rejeitado entre os pré-candidatos. Segundo a pesquisa, 28,1% dos eleitores dizem não votar em Marconi Perillo. Depois aparece Luis Cesar Bueno, que carrega a rejeição do PT, com 13,7%. Wilder Morais é o mais rejeitado por 9,8%, e Daniel Vilela é citado por 6,2%. Há ainda 31,4% dos eleitores que não rejeitam ninguém e 2,7% que rejeitam todos. Os que não sabem ou não opinaram são 12,8%.

A pesquisa ouviu 1.100 eleitores entre os dias 15 e 18 de junho. A margem de erro é de 4,84 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro é BR-07435/2026.

22/06/2026

A Amazônia que viaja: da floresta ao mundo — a nova diplomacia da bioeconomia amapaense


 Durante décadas, a Amazônia foi apresentada ao mundo como paisagem, como reserva, como limite. Um território descrito a partir de fora — ora como ameaça ambiental, ora como promessa futura. Mas há uma transformação silenciosa em curso.

A Amazônia começa, finalmente, a sair de uma condição passiva na economia global para ocupar um lugar ativo, estratégico e intencional. E essa mudança não está sendo conduzida por grandes centros financeiros ou industriais. Ela emerge da base produtiva, da inovação aplicada ao território e, sobretudo, da capacidade de organizar valor a partir da floresta. Mais do que isso, ela se insere em um movimento global mais amplo: a transição para uma economia de baixo carbono, na qual ativos ambientais deixam de ser externalidades e passam a compor o núcleo da competitividade econômica.

O Amapá é hoje um dos territórios onde essa inflexão se torna mais evidente. A bioeconomia, por muito tempo tratada como conceito abstrato ou agenda ambiental, assume uma nova natureza: torna-se infraestrutura econômica. Em termos analíticos, aproxima-se do que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) define como uma economia baseada no uso sustentável de recursos biológicos, integrada a sistemas de inovação e orientada por conhecimento.

Mas há um avanço adicional: essa bioeconomia passa a dialogar diretamente com o conceito contemporâneo de indústria verde, caracterizada pela descarbonização de processos produtivos, pela circularidade de materiais, pela eficiência energética e pela substituição de insumos fósseis por alternativas renováveis. Nesse sentido, o que emerge no Amapá não é apenas uma economia da floresta, mas um embrião de neoindustrialização sustentável, ancorada em ativos territoriais e vocações naturais.

Não se trata mais de preservar ou explorar, mas de sofisticar. Trata-se de transformar ativos naturais em produtos de alto valor agregado, com identidade, rastreabilidade e inserção internacional — reposicionando a floresta como ativo econômico estratégico. Trata-se também de internalizar atributos ambientais — como carbono, biodiversidade e serviços ecossistêmicos — como diferenciais competitivos em mercados cada vez mais regulados por critérios ESG e exigências de sustentabilidade.

O açaí — símbolo maior dessa transformação — deixa de ser apenas fruto e passa a operar como plataforma produtiva. Em torno dele, estruturam-se cadeias que incorporam tecnologia, como a liofilização, ampliam a vida útil, reduzem custos logísticos e viabilizam acesso a mercados altamente regulados. Mais do que isso, configuram modelos que integram comunidades, respeitam ciclos naturais e produzem riqueza distribuída — em linha com o conceito de cadeias de valor sustentáveis, amplamente difundido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Nesse contexto, o açaí também se insere como insumo estratégico em cadeias de produção de baixo impacto ambiental, contribuindo para a formação de uma base agroindustrial alinhada à economia verde global. Empresas amazônicas vêm consolidando operações com escala, inovação e presença internacional, demonstrando capacidade de estruturar cadeias produtivas resilientes, com rastreabilidade e conformidade sanitária — elementos fundamentais para inserção em mercados premium. Ao mesmo tempo, iniciativas ligadas à gastronomia amazônica mostram que a bioeconomia também se manifesta na experiência, na cultura alimentar e na construção de valor simbólico, em sintonia com o que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) define como diferenciação produtiva baseada em ativos territoriais.

Talvez um dos exemplos mais emblemáticos dessa nova lógica esteja na transformação do caroço do açaí — antes considerado resíduo — em bebida premium de alto valor agregado. Trata-se de uma inflexão estrutural profunda: o resíduo passa a ser insumo, e o insumo, produto sofisticado. Esse movimento dialoga diretamente com o conceito de economia circular promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), no qual eficiência produtiva, redução de desperdício e maximização do uso de recursos caminham de forma integrada. Além disso, esse tipo de inovação contribui diretamente para a redução da pegada de carbono das cadeias produtivas, ao evitar descarte inadequado e substituir matérias-primas convencionais por alternativas regenerativas.

Outras iniciativas ampliam a complexidade e a robustez desse ecossistema: empresas amazônicas vêm atuando na produção de biofertilizantes, incorporando inovação a etapas críticas da cadeia produtiva e reduzindo dependências externas — elemento central para a construção de soberania produtiva. Ao mesmo tempo, contribuem para uma agricultura de base biológica, reduzindo o uso de insumos químicos intensivos e promovendo práticas regenerativas.

Também ganha força a transformação do cacau amazônico em produto sofisticado, conectando origem, identidade e valor agregado, em sintonia com estratégias contemporâneas de diferenciação produtiva. Nesse caso, observa-se a transição de commodities para especialidades, movimento essencial para capturar maior valor nas cadeias globais.

Em paralelo, plataformas digitais e canais estruturados de comercialização ampliam a visibilidade e o acesso desses produtos a mercados nacionais e internacionais, conectando produção sustentável e demanda global. Trata-se de um componente estratégico da infraestrutura contemporânea da economia verde.

Já iniciativas voltadas à substituição da madeira pelo caroço do açaí na produção de carvão introduzem soluções ambientais concretas, reduzindo a pressão sobre a floresta e agregando valor a subprodutos anteriormente descartados — um caso aplicado de bioenergia sustentável. Além de mitigar o desmatamento, esse tipo de solução contribui para a transição energética em pequena escala, especialmente em contextos urbanos.

Nesse mesmo movimento, soluções inovadoras desenvolvidas a partir de sedimentos amazônicos e rejeitos minerais vêm demonstrando o potencial da bioeconomia aplicada à indústria de materiais sustentáveis. O que antes era descarte passa a ser reinserido como insumo industrial de alto valor agregado, aproximando a Amazônia das fronteiras globais da construção sustentável e da indústria de baixo carbono.

O que se observa, portanto, não são iniciativas isoladas, mas a formação de um sistema. A Amazônia passa a operar como um ecossistema econômico integrado — conceito associado à dinâmica de ecossistemas de inovação, conforme formulado por Joseph Schumpeter, ao reconhecer a inovação como força estruturante do desenvolvimento. Mais do que isso, trata-se da formação de um cluster emergente de indústria verde, no qual diferentes elos — produção, processamento, tecnologia, comercialização e inserção internacional — se articulam de forma sinérgica, gerando externalidades positivas e ganhos de escala.

É nesse ponto que ocorre a inflexão mais relevante: a bioeconomia amapaense deixa de ser expressão local e passa a se constituir como estratégia de inserção internacional. Nos últimos anos, produtos originados da floresta amazônica passaram a circular em missões empresariais, agendas institucionais, rodadas de negócios e eventos internacionais na Ásia, na Europa e em diferentes regiões do Brasil, ampliando conexões comerciais e consolidando presença em mercados globais.

Empreendimentos ligados ao açaí, ao cacau, à gastronomia amazônica e à transformação de resíduos florestais vêm construindo trajetórias consistentes de internacionalização, levando ao exterior não apenas produtos, mas modelos produtivos associados à sustentabilidade, rastreabilidade e inovação territorial. A presença dessas iniciativas em países como China, Japão e Portugal demonstra que a Amazônia começa a ocupar espaços antes restritos a mercados tradicionais de alto valor agregado.

Ao mesmo tempo, a circulação dessas marcas e experiências em centros internacionais de negócios, alimentação e economia criativa evidencia uma mudança estrutural na forma como a floresta passa a ser percebida no cenário global. A Amazônia deixa gradualmente de ser associada exclusivamente à exportação de matéria-prima e passa a se afirmar como território produtor de identidade econômica, tecnologia sustentável, diferenciação produtiva e sofisticação de mercado.

Esse movimento também revela um processo mais profundo de reposicionamento estratégico. A internacionalização da bioeconomia amazônica não ocorre apenas pela venda de produtos, mas pela capacidade de construir narrativas competitivas ligadas à origem, à biodiversidade, à economia circular e à indústria verde. O que passa a viajar pelo mundo não é apenas o açaí, o cacau ou seus derivados, mas uma nova concepção de desenvolvimento baseada na floresta em pé, na inovação aplicada ao território e na geração de valor a partir dos ativos ambientais da Amazônia.

No Brasil, essas iniciativas também ampliam presença em agendas empresariais, gastronômicas e institucionais, conectando diferentes regiões do país à nova dinâmica da economia verde amazônica. Trata-se da formação progressiva de uma rede de circulação econômica e simbólica que fortalece a Amazônia como plataforma contemporânea de inovação sustentável.

Esse processo pode ser compreendido à luz do conceito de paradiplomacia econômica — no qual entes subnacionais passam a atuar diretamente no cenário internacional por meio de seus ativos produtivos, redes institucionais e capacidade de articulação. A floresta, nesse novo contexto, deixa de ser periferia e passa a ser origem — e mais do que isso, passa a ser plataforma de inovação.

Mas essa transição não é espontânea. Ela exige articulação. Exige inteligência institucional. Exige capacidade de conectar território, mercado, política e investimento. Exige, sobretudo, a construção de narrativas que reposicionem a Amazônia no imaginário econômico global — agora não apenas como patrimônio ambiental, mas como fronteira estratégica da economia verde.

Trata-se, em última instância, de um processo de construção social de mercados — no qual valor não é apenas produzido, mas também legitimado, reconhecido e disputado. Essa é a dimensão mais sofisticada da transformação em curso. A disputa pela Amazônia sempre existiu. O que muda agora é o seu campo de incidência. Ela se desloca para a economia de valor, para a propriedade intelectual, para as cadeias produtivas, para a tecnologia e para a capacidade de captura de riqueza associada à sustentabilidade.

A bioeconomia, portanto, não é apenas uma agenda ambiental. É uma agenda de poder. E, no contexto contemporâneo, é também uma agenda industrial. E o Amapá, ainda fora dos grandes holofotes, começa a construir — com consistência, inteligência e estratégia — um novo lugar nessa equação global: o de território capaz de articular floresta, inovação e indústria verde em um mesmo projeto de desenvolvimento.

A Amazônia que por tanto tempo foi narrada por outros agora começa a escrever a própria história. E, mais do que isso, começa a negociá-la — em bases mais equilibradas, mais sofisticadas e, sobretudo, mais sustentáveis.

Euridece Pacheco Ruella

Servidora Pública

Cofundadora e Diretora Executiva da Polítika Assessoria

Especialista em Gestão Pública

Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas

Dama Comendadora da Câmara Brasileira de Cultura

Membro da Curadoria da TV Cultura

 

Antonio Roberto de Souza Góes

Capitão do CBM/AP

Cofundador e CEO da Polítika Assessoria

10/06/2026

Daniel Vilela anuncia a construção de um novo hospital do câncer para adultos em Goiânia


 

Novo hospital do câncer para adultos será construído ao lado do CORA e será melhor que qualquer hospital privado de Goiânia e São Paulo.

O estado de Goiás terá um novo hospital do Câncer para adultos que será melhor do que qualquer hospital privado de Goiânia e de São Paulo. A afirmação é do presidente da Fundação PIO XII, Henrique Prata, responsável pela gestão do Cora e do Hospital de Amor de Barretos (SP), durante evento com o governador de Goiás comemorando um ano de atendimento do CORA, hospital que atende gratuitamente crianças com câncer em Goiás. Na ocasião, o governador Daniel Vilela (MDB) anunciou que o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) será expandido e ganhará um novo hospital para tratamento de pacientes adultos.

A confirmação veio durante evento de apresentação do balanço do primeiro ano de funcionamento da unidade de saúde, realizado nesta quarta-feira (10).

Inaugurado em junho de 2025, o Cora foi criado para oferecer atendimento gratuito, especializado, humanizado e de alta complexidade a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.

“Nós teremos muitos desafios. Nosso projeto do hospital adulto já está sendo elaborado. Teremos a necessidade de construção de outras casas de apoio, outros investimentos e vamos precisar do apoio da sociedade goiana e brasileira”.

Daniel Vilela disse que o novo hospital do câncer de Goiânia será um ponto-chave e que vai acelerar a conclusão do projeto de engenharia do prédio, em tratativas com a Fundação Pio XII , referência no tratamento oncológico no país.

“Se Deus quiser, no ano que vem poderemos ter essa oportunidade de iniciarmos a construção dessa nova etapa, que vai permitir que mais de 7 mil goianos, que hoje ainda estão indo para Barretos em busca de acesso a um tratamento efetivo de combate ao câncer, possam estar aqui no seu estado com muito orgulho, com muita dignidade, podendo se tratar e ser curado aqui através do nosso Cora”, concluiu.

O presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, destacou que a construção do Cora foi não apenas uma esperança para Goiás, mas para o Brasil inteiro.

“Todas as crianças estão sendo tratadas aqui, pelo menos metade delas não tinham condições nem de chegar em lugar nenhum, pelo tamanho das filas, pelo tamanho da dificuldade de amparar os pacientes ao redor dos hospitais, seja em Brasília, seja em Barretos, seja em São Paulo, porque Goiás não tinha uma unidade semelhante. O serviço público que está vindo para Goiás é superior a qualquer hospital privado da capital de Goiás ou da capital de São Paulo (…). Tenho certeza que vamos trazer um projeto acima desse [Cora pediátrico], de tão melhor”, frisou.

 

03/06/2026

Projeto “CEAP-SOL de Portas Abertas” ofereceu consultas, exames e orientações à comunidade, reforçando a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce


 O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu nesta terça-feira (2), em Goiânia, a segunda edição de 2026 do projeto “CEAP-SOL de Portas Abertas”. A iniciativa ofereceu gratuitamente à população uma série de serviços de saúde, consultas médicas e orientações sobre benefícios sociais, reforçando o compromisso da unidade com a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Durante todo o dia, os participantes tiveram acesso, de consultas com especialidades como infectologia e ginecologia, além de atendimentos multiprofissionais, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientações prestadas pela equipe de serviço social.

De acordo com a diretora técnica do CEAP-SOL, Vivian Furtado, a ação busca aproximar os serviços de saúde da comunidade e estimular hábitos preventivos. “Este é um mutirão aberto à população, em que oferecemos consultas médicas e multiprofissionais, testes rápidos para ISTs, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientações diversas. Nosso objetivo é facilitar o acesso aos cuidados de saúde e incentivar o diagnóstico precoce de doenças, permitindo que as pessoas recebam o acompanhamento adequado antes que surjam complicações”, destaca.

Autocuidado
A diretora também ressalta a importância da prevenção e do acompanhamento regular da saúde. “Muitas doenças podem ser controladas quando identificadas precocemente. Por isso, é fundamental que as pessoas realizem exames periódicos e procurem atendimento sempre que necessário. A prevenção continua sendo o melhor caminho para garantir qualidade de vida”, afirma.

Entre os participantes estava a dona de casa Roza Maria de Oliveira, de 57 anos, que aproveitou a oportunidade para realizar exames de glicemia e testes rápidos para ISTs. Para ela, ações como essa são essenciais para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos. “É importante cuidar da saúde e procurar o médico para evitar doenças. Eu já fiz exames hoje e estou muito satisfeita com o atendimento. A prevenção é fundamental, porque é por meio dela que conseguimos identificar problemas antes que eles se agravem. Acho que todo mundo deveria aproveitar oportunidades como essa e cuidar mais da própria saúde”, relata.

A iniciativa integra as ações permanentes do CEAP-SOL voltadas à promoção da saúde, ao fortalecimento da cidadania e à ampliação do acesso da população aos serviços públicos de qualidade.

Sobre o CEAP-SOL

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL) foi fundado em 1995, inicialmente voltado ao acolhimento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA). Posteriormente ampliou sua atuação para o atendimento de outras doenças infectocontagiosas. A unidade, que detém a certificação máxima de Acreditação Hospitalar ONA 3 oferece cuidados integrados, que abrangem hospedagem temporária, internação hospitalar de longa permanência e atendimento ambulatorial especializado. O CEAP-SOL conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde especializados, garantindo cuidado contínuo e atendendo às necessidades clínicas e funcionais dos pacientes. Está sob gestão do Instituto Sócrates Guanaes desde o ano de 2013.

Sobre o Instituto Sócrates Guanaes 

Com 25 anos de sólida experiência, o ISG é uma Organização Social de Saúde (OSS) sem fins lucrativos, reconhecida por sua excelência na gestão de unidades públicas e privadas e pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sua missão é clara: cuidar e salvar vidas. Atualmente, é responsável pela gestão de nove unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br

25/05/2026

SMT leva conscientização sobre segurança viária ao Rally da Mulher em Senador Canedo


 

Ação educativa promovida pela SMT integrou a programação da 24ª edição do Rally da Mulher e do Maio Amarelo

A Escola Pública de Trânsito, vinculada à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Senador Canedo, realizou uma ação educativa em alusão à campanha Maio Amarelo durante a 24ª edição do Rally da Mulher, evento já tradicional na região e que reúne mulheres de Senador Canedo, Goiânia e cidades vizinhas.

A iniciativa teve como objetivo conscientizar motoristas e participantes sobre a importância da segurança no trânsito, reforçando atitudes responsáveis e a preservação da vida. Durante a ação, foram realizadas orientações educativas, distribuição de materiais informativos e abordagens voltadas à prevenção de acidentes.

Segundo a agente de trânsito Priscila dos Prazeres, a participação da SMT em eventos com grande alcance popular fortalece a conscientização da população sobre atitudes seguras no trânsito. “Estar presente em um evento como o Rally da Mulher é muito importante para aproximar a SMT da comunidade e reforçar que a educação no trânsito salva vidas. O Maio Amarelo é um momento de conscientização, mas essa responsabilidade deve ser praticada todos os dias”, destacou.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito e, neste ano, a SMT aproveitou a grande participação do público feminino no Rally da Mulher para fortalecer a mensagem de respeito às leis de trânsito, direção segura e responsabilidade coletiva.

O Rally da Mulher chega à sua 24ª edição consolidado como um dos eventos mais tradicionais da região, promovendo integração, lazer e protagonismo feminino, além de abrir espaço para ações sociais e educativas voltadas à comunidade.

18/05/2026

Daniel Vilela chega a 41,2% e lidera com folga a corrida pelo Governo de Goiás, mostra Paraná Pesquisas


 

Gracinha Caiado tem 36,9 e lidera a corrida para o Senado Federal

Saiu mais uma pesquisa para o Governo de Goiás do Instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira, 18, mostrando o governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), na liderança da disputa. No primeiro cenário, ele aparece com 41,2% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 23,3%.

No levantamento, Wilder Morais (PL) soma 10,3%, Adriana Accorsi (PT) registra 9,2%, Cíntia Dias (PSol) tem 2,3% e Telemaco Brandão (Novo), 0,5%. Outros 5,3% não souberam ou não opinaram, enquanto 8% declararam voto branco, nulo ou em nenhum candidato.

No segundo cenário, Daniel Vilela sobe para 42,3% e Marconi Perillo alcança 24,8%. Wilder Morais aparece com 10,5%, Luis Cesar Bueno (PT) com 3,9%, Cíntia Dias com 2,7% e Telemaco Brandão com 0,4%. Não souberam ou não responderam representam 5,7%, e brancos e nulos somam 9,6%.

Na disputa pelo Senado Federal, a liderança é de Gracinha Caiado (UB), ex-primeira-dama de Goiás, com 36,9% das intenções de voto. Vanderlan Cardoso (PSB) aparece com 26%, seguido por Gustavo Gayer (PL), com 22,2%, e Dr. Zacharias Calil (MDB), com 20,8%.

Também foram citados Delegado Humberto Teófilo (Patriota), com 12,6%, Alexandre Baldy (PP), com 11,6%, Professor Marcelo Moreira (PSOL), com 6,4%, Luis Cesar Bueno (PT), com 3,3%, Humberto Chaves (PSol), com 2,6%, Oséias Varão (PL), com 1,9%, e Iure Castro (Cidadania), com 1,1%. Outros 7,3% não souberam responder e 9,8% declararam voto branco, nulo ou nenhum.

A pesquisa também avaliou a gestão de Daniel Vilela. Segundo o levantamento, 70,3% aprovam o governo estadual, enquanto 18,7% desaprovam. As avaliações “ótimo” e “bom” somam 51,8%, e 10,1% classificam a administração como “ruim” ou “péssima”.

O Paraná Pesquisas ouviu 1.350 eleitores em 62 municípios entre os dias 15 e 17 de maio de 2026. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número GO-02070/2026.

17/05/2026

Candidatura de Joaquim Barbosa é uma afronta, dispara Aldo Rebelo.


 O ex-ministro Aldo Rebelo afirmou que sua pré-candidatura à Presidência da República está mantida, apesar do movimento interno no Democracia Cristã para lançar o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa ao Planalto.

Em nota divulgada nas redes sociais, Rebelo disse:

“Minha pré-candidatura à Presidência da República está mantida, conforme convite e compromisso da direção nacional do Democracia Cristã.”

Ele criticou a articulação em torno de Barbosa.

“A candidatura anunciada em um balão de ensaio de Joaquim Barbosa é uma afronta a tudo o que defendo como relações políticas apoiadas na transparência e nas decisões democráticas.”

Racha no Democracia Cristã

O Democracia Cristã oficializou a filiação de Joaquim Barbosa e confirmou neste sábado o nome do ex-ministro do STF como pré-candidato à Presidência. Ao defender a mudança de rumo da sigla, o presidente nacional do partido, João Caldas, afirmou que “o momento exige união, propósito e desprendimento. O Brasil está acima de projetos pessoais”.

A decisão provocou divisões públicas.  O presidente do diretório paulista, o ex-deputado Cândido Vaccarezza, classificou Barbosa como “inapoiável” e disse que trabalharia contra sua candidatura.  Em resposta, Caldas afirmou que expulsaria “sumariamente” quem fosse contra o nome de Barbosa. Em meio ao racha, o partido reiterou a nova pré-candidatura.

Em nota, a direção afirmou que “está firmada a pré-candidatura” de Joaquim Barbosa e que a escolha já refletiria o cenário eleitoral. Segundo Caldas, a mudança ocorreu por avaliação interna e pesquisas.  Ele disse ainda que “a troca de Aldo por Barbosa já foi feita pelo povo” e que o desempenho eleitoral do ex-ministro da Defesa não teria sido satisfatório. A direção partidária também relatou que o acordo com Aldo previa um período de avaliação.  “Se não se viabilizar, está fora. Isso foi tudo pré-estabelecido”, afirmou Caldas.

O dirigente acrescentou que a filiação de Barbosa ocorreu durante esse processo: “No meio do caminho apareceu uma pérola, um diamante chamado Joaquim Barbosa.”

 

Fonte: O Antagonista

09/05/2026

Mostrando força política, Daniel Vilela arrasta multidão em Rio Verde.



O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado mostrou avanço da candidatura de Daniel Vilela e as reais chances de vitória já no primeiro turno.

O governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB) demonstrou sua grande força política neste sábado, 09/05, em Rio Verde no Sudoeste goiano, uma das regiões mais importantes do estado. Daniel Vilela comandou o 3º Encontro Pra Frente Goiás, reunindo a base governista, movimentando milhares de pessoas de Rio Verde e de outras cidades da região. Pré-candidato à reeleição e liderando todas as pesquisas de inteção de votos publicadas até agora, Daniel Vilela arrastou uma verdadeira multidão em uma região tida como a principal “praça” bolsonarista em Goiás. Segundo a Associação Goiana dos Municípios, mais de 40 prefeitos da região compareceram no Parque de Exposições Agropecuárias onde ocorre o encontro político.

Ao lado da pré-candidata ao Senado, Gracinha Caiado (União Brasil), o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) afirmou que o crescimento da base aliada demonstra o fortalecimento político da candidatura de Daniel em Goiás.

“Isso mostra o quanto nossa candidatura tem avançado de uma maneira que, se Deus quiser, caracterizará a vitória de Daniel Vilela no primeiro turno”, declarou.

Já o governador Daniel Vilela destacou a grande produtividade do Sudoeste Goiano e os incentivos do governo de Goiás para a região desde o primeiro mandato de Ronaldo Caiado.

“A gente tem aqui uma das maiores produtividades do mundo, aqui, em terras do Sudoeste Goiano. Caiado, ainda quando Governador, instituiu uma política de incentivo para o etanol de milho. Aqui em Rio Verde, hoje, nós temos uma das maiores plantas sendo construída, que entrará em funcionamento no final do ano. Jataí mais dois ou três, Chapadão do Céu [outras], então toda uma região que vem recebendo muitos investimentos nacionais, internacionais, de capital nacional, de capital estrangeiro, agregando valor”, completou.

 

05/05/2026

Prefeitura de Aparecida celebra 104 anos com desfile cívico, bolo e avanços históricos no primeiro ano da Gestão Vilela


 

Celebração terá desfile com participação de 5 mil pessoas e marca um ano de avanços, com obras entregues, cidade 100% iluminada em LED e investimentos que impulsionam o desenvolvimento de Aparecida

A Prefeitura de Aparecida prepara uma grande festa para comemorar os 104 anos de fundação do município na próxima segunda-feira, 11 de maio. Data que marca acima de tudo as conquistas concretas que refletem em um novo ciclo de desenvolvimento na cidade sob a Gestão do prefeito Leandro Vilela que conta com apoio do governo do Estado e do Legislativo municipal e estadual.

A programação especial preparada pela Prefeitura terá início às 8h, na Avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping, na região do Parque da Família, com dois momentos principais: o tradicional Desfile Cívico e o simbólico “Parabéns” à cidade com o corte do bolo e a distribuição de 5 mil bolos de pote, mantendo a tradição do último ano.

O evento contará com a presença do prefeito Leandro Vilela, da primeira-dama Lana Bezerra; do vice-prefeito João Campos, do governador Daniel Vilela, do ex-governador Ronaldo Caiado e de Gracinha Caiado; do ex-prefeito Gustavo Mendanha, além de deputados, vereadores, secretários e lideranças locais.

Após a distribuição do bolo, 5 mil pessoas percorrerão a Avenida Independência no Desfile Cívico que contará com apresentação de bandas marciais escolares e das forças de segurança e apresentações culturais. Participam do desfile escolas das redes municipal e estadual. As forças de segurança, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, também integram o desfile, ao lado de servidores de todas as secretarias municipais, que representarão o trabalho diário desenvolvido pela gestão para o crescimento e desenvolvimento de Aparecida.

A Prefeitura montará arquibancadas para o público e um palanque oficial, garantindo conforto e organização para os espectadores.

Na ocasião o prefeito anunciará ainda um pacote de obras a serem iniciadas ainda em maio.

104 anos marcados por transformação e crescimento

O aniversário de 2026 chega em um cenário de avanços expressivos. Desde 2025, Aparecida vive uma transformação baseada em gestão eficiente, retomada da credibilidade e atração de investimentos.

Ao assumir, o prefeito Leandro Vilela herdou uma dívida superior a R$ 500 milhões, mas conseguiu reverter o cenário com uma reestruturação financeira histórica, quitando mais de R$ 300 milhões e regularizando salários.

Esse equilíbrio permitiu destravar obras, recuperar a confiança de investidores e reposicionar a cidade como um dos principais polos de crescimento de Goiás.

Desenvolvimento econômico e atração de investimentos

Aparecida se consolida como um dos principais vetores econômicos do estado, com destaque para o avanço do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), que se torna um dos maiores motores de desenvolvimento da região, com centenas de lotes destinados à instalação de empresas.

Em 2025, o município licenciou 12 grandes loteamentos, entre industriais e residenciais, impulsionando a ocupação planejada do território e a geração de empregos.

Outro avanço importante é o programa Aparecida Digital, que modernizou processos e já contabiliza mais de 7,8 mil análises de uso do solo, facilitando a abertura de empresas e investimentos.

A gestão também avançou fortemente na zeladoria, infraestrutura, segurança, saúde e educação.
• Entrega da duplicação das pontes nas Avenidas Casemiro de Abreu e Uirapuru
• Conclusão das obras dos eixos leste-oeste em um ano
• Mais de 200 km de vias recuperadas
• Retirada de 100 mil toneladas de entulho
• Cidade 100% iluminada com LED, com 64 mil pontos modernizados
• Construção de 768 novos apartamentos para população e baixa renda
• Salas de aula completamente climatizadas e entrega de uniformes e kits escolares no início do ano letivo
• Redução da fila de cirurgias eletivas
• Redução de 50% na criminalidade na cidade; neste ano tivemos 17 dias sem ocorrência de homicídios

Uma cidade que avança com planejamento e trabalho

Ao completar 104 anos, Aparecida de Goiânia reafirma sua vocação para o crescimento e consolida um novo modelo de gestão, baseado em planejamento, execução e resultados.

“Estamos construindo uma cidade mais moderna, organizada e cheia de oportunidades. Esse é um trabalho que veio para ficar”, destaca o prefeito Leandro Vilela.

03/05/2026

Pernambuco confirma sexta morte relacionada a temporais

 

Subiu para seis o número de mortos em Pernambuco por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Nesta tarde, o Corpo de Bombeiros Militar informou ter encontrado o corpo de um homem de 34 anos desaparecido desde a noite de sexta-feira (1º).

A vítima foi localizada no bairro Capibaribe, em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife. Mais cedo, a Defesa Civil do estado havia confirmado a quinta morte no Recife, no bairro Dois Unidos.

O novo balanço das ocorrências aponta um total de 1.605 pessoas desabrigadas e 1.089 desalojadas em todo o estado.

Áreas mais afetadas

Os municípios afetados com maior gravidade em Pernambuco incluem:

  • Goiana, com 510 desabrigados e 994 desalojados;
  • Recife, com 671 desabrigados;
  • Olinda, com 170 desabrigados;
  • Jaboatão dos Guararapes, com 127 desabrigados;
  • Timbaúba com 42 desabrigados e 52 desalojados;
  • Igarassu com 27 desabrigados e 21 desalojados;
  • Paulista 32 desabrigados e 11 desalojados;
  • Camaragibe 5 desabrigados e 11 desalojados;
  • Limoeiro 9 desabrigados; e
  • Glória do Goitá 12 desabrigados.

Situação de emergência

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra decretou na tarde deste sábado (2) situação de emergência em Pernambuco e a medida será publicada em edição extra do Diário Oficial do estado.

Em entrevista coletiva, a governadora destacou que a decretação da situação de emergência vai acelerar ações e obras do Estado nos municípios atingidos e permitir buscar investimentos necessários do governo federal para reconstruir o que foi destruído pelas chuvas.

A medida foi adotada após reuniões no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), no Recife, com representantes da Defesa Civil Nacional, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), representantes das defesas civis municipais e demais órgãos estaduais envolvidos. Também foi realizada reunião online com os prefeitos dos municípios atingidos para alinhar estratégias e definir as próximas ações.

Ajuda humanitária

Ao todo, 29 abrigos foram ativados para acolhimento da população atingida.

Paralelamente, o Governo do Estado intensificou a distribuição de ajuda humanitária para as cidades atingidas. Em Goiana, foram entregues 150 colchões, 300 lençóis, 38 kits de limpeza e 38 kits de higiene.

Paraíba

Na Paraíba, também atingida pelos temporárias das últimas 48 horas, os impactos concentram-se principalmente nos municípios de Conde, João Pessoa, Bayeux, Campina Grande, Ingá, Itabaiana, Mogeiro, Patos, São José dos Ramos, Sousa, Cajazeiras, Pilar e Cabedelo.

De acordo com informações preliminares da Defesa Civil estadual, há registro de 1,5 mil famílias desalojadas, 300 pessoas desabrigadas, cerca de 9 mil afetados e dois óbitos.

Um comitê de crise foi instalado pelo governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, com os órgãos paraibanos envolvidos para tomar as providências necessárias nos municípios afetados pelas chuvas intensas.

Recursos

A Defesa Civil Nacional informou neste sábado que vem orientando os municípios afetados pelas chuvas em Pernambuco sobre como acessar recursos federais.

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), estados e municípios que tiverem o reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos para ações de defesa civil.

Os pedidos devem ser feitos pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil avalia as metas e valores propostos. Após aprovação, os repasses são formalizados em portarias a serem publicadas no Diário Oficial da União, liberando os valores correspondentes.

Fonte: Agência Brasil

24/04/2026

HDT alerta para importância da vacinação no combate à meningite


 

No Dia Mundial de Combate à Meningite, unidade orienta população sobre sintomas e prevenção

No dia 24 de abril, quando se celebra o Dia Mundial de Combate à Meningite, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), reforça o alerta para a prevenção da doença, principalmente por meio da vacinação, considerada a forma mais eficaz de proteção. A infectologista pediátrica do HDT, Roberta Rassi explica que a meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo a forma bacteriana a mais grave, com maior risco de mortalidade e complicações.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas contra os principais agentes bacterianos, como pneumococo, meningococo e Haemophilus influenzae tipo b. A imunização começa nos primeiros meses de vida e continua até a adolescência, com a vacina meningocócica ACWY. “Ao seguir corretamente o calendário vacinal, é possível prevenir as formas mais graves da doença”, destaca a médica, que também alerta para a baixa cobertura vacinal no país.

Números e sintomas

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) mostram que, em 2025, foram registrados 231 casos confirmados de meningite, com 34 óbitos. Em 2026, até o momento, são 33 casos e 10 mortes. No HDT, foram 152 notificações em 2025 e 45 em 2026; na comparação até abril, houve aumento de 33 para 45 registros — acréscimo de 12 casos. Os dados são dinâmicos e podem ser atualizados pelos municípios no sistema oficial (SINAN Net).

Os sintomas variam conforme a idade. Em bebês, incluem febre ou hipotermia, irritabilidade e falta de apetite; já em crianças maiores, adolescentes e adultos, é a chamada tríade clássica, com febre, dor de cabeça e vômitos. É uma doença contagiosa, sendo transmitida por gotículas respiratórias.

Medidas simples, como manter o calendário vacinal em dia, higienização das mãos e evitar contato com pessoas sintomáticas ajudam na prevenção, sobretudo entre grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e imunossuprimidos.

O diagnóstico é feito por meio da análise do líquido cefalorraquidiano, coletado por punção lombar. O tratamento varia conforme o agente causador, sendo que, nos casos bacterianos, envolve o uso de antibióticos intravenosos. Quando diagnosticada precocemente, a doença tem maiores chances de cura e menor risco de sequelas. Diante de sintomas como febre persistente, dor de cabeça intensa e vômitos, a orientação é procurar atendimento médico imediato. “A meningite é grave, mas pode ser prevenida. A vacinação é a principal ferramenta para proteger a população”, conclui a especialista.

 

Sobre o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad

Referência em média e alta complexidade em Infectologia e Dermatologia Sanitária, em Goiás, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) se destaca pelo atendimento especializado no tratamento de doenças como HIV/Aids, tuberculose, meningite, hepatites virais, tétano e acidentes com animais peçonhentos. O HDT é o único hospital da América Latina, em sua especialidade, a conquistar o selo ONA 3 – Acreditado com Excelência, o mais alto nível de qualidade e segurança da assistência em saúde reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O resultado no ranking reafirma o compromisso do hospital com a qualidade, a eficiência e o cuidado integral à população goiana. Está sob gestão do Instituto Sócrates Guanaes em parceria com o governo do Estado desde o ano de 2012. 

Sobre o Instituto Sócrates Guanaes

Com 25 anos de sólida experiência, o ISG é uma Organização Social de Saúde (OSS) sem fins lucrativos, reconhecida por sua excelência na gestão de unidades públicas e privadas e pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sua missão é clara: cuidar e salvar vidas. Atualmente, é responsável pela gestão de oito unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br

08/04/2026

Médico explica procedimento inédito realizado no Hospital Anis Rassi em Goiânia


 O renomado médico de Goiás, Dr. Fábio Campedelli, que entre outras especializações é reconhecido como um dos mais conceituados cirurgiões vascular e endovascular do país, comandou esta semana um procedimento inédito com o uso de simulação em impressão 3D da aorta do próprio paciente — uma abordagem que permite avaliar a prótese antes do implante, treinar a equipe e aumentar a segurança em casos de alta complexidade.

O tratamento endovascular percutâneo do arco aórtico, frequentemente denominado TEVAR (do inglês Thoracic Endovascular Aortic Repair), é utilizado para tratar aneurismas, dissecções e outras patologias numa região bem complexa do corpo humano. O procedimento inédito foi realizado no Hospital Anis Rassi, conhecido como o Hospital do Coração e a grande referência no Centro Oeste do Brasil em cardiologia.

O próprio Dr. Fábio Campedelli usou seus perfis nas redes sociais para explicar esse procedimento inédito realizado em Goiânia!

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Um post compartilhado por Hospital do❤️Anis Rassi (HCAR) (@hospitaldocoracaoanisrassi)

07/04/2026

Paraná Pesquisas: Daniel Vilela lidera a corrida pelo governo com 43,4% das intenções de voto


 

Vilela está apenas a 2% para ter números que lhe dariam a vitória no primeiro

Favorito para vencer as eleições para o Governo de Goiás, o governador Daniel Vilela (MDB) lidera a disputa com 43,4% das intenções de voto no principal cenário estimulado da pesquisa Paraná Pesquisas, encomendada pelo Jornal Opção, divulgada nesta terça-feira, 07/04. O pré-candidato do PSDB, Marconi Perillo (PSDB) aparece em segundo, com 24,4%. O levantamento é o primeiro publicado após o fim da janela partidária e realizado seis meses antes da realização do pleito.

O senador Wilder Morais (PL) apareceu em terceiro lugar com 11,5% e a deputada federal Adriana Accorsi (PT) registra 9,2%. Telêmaco Brandão (Novo), tem 0,3%. Brancos e nulos chegam a 6,3%, enquanto 5% não souberam ou não opinaram.

Espontânea

O levantamento trouxe ainda um cenário espontâneo, que é quando não são dadas opções de nomes dos candidatos aos entrevistados. Daniel Vilela lidera com 13,1%, Marconi Perillo vem em seguida com 5,9% e Wilder Morais tem 3,9%. Na ocasião, o nome do pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, Ronaldo Caiado, foi citado por 2,6% dos entrevistados. Adriana Accorsi registrou 0,6% e outros nomes falados somaram 0,8%.

Neste caso, chama atenção a quantidade de pessoas que não souberam ou não quiseram opinar: 67,3%. Ninguém, nulo ou branco fecham em 5,8%.

O levantamento da Paraná Pesquisas ouviu 1.310 eleitores em 60 cidades goianas entre os dias 1 a 3 de abril. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número GO-09885/2026.

04/04/2026

Médicos de Jair Bolsonaro avisam STF que ele precisa realizar mais uma cirurgia


 Vem mais uma cirurgia aí para o ex-presidente Jair Bolsonaro. A defesa do ex-presidente apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (3/4), relatórios médicos que indicam a necessidade de um novo procedimento cirúrgico no ex-presidente. Segundo relatório fisioterapêutico, Bolsonaro apresenta um quadro de dor intensa no ombro direito e que, após avaliação ortopédica e exames complementares, há “indicação de tratamento cirúrgico.”

Um dia antes, o ex-presidente teria passado por avaliação ortopédica, com realização de exames complementares e indicação de tratamento cirúrgico. Em prisão domiciliar desde então, Bolsonaro apresenta, além de dor intensa, limitação de movimento – com elevação do braço restrita a 90 graus –, perda de força e assimetria postural “caracterizada por inferiorização do ombro direito em relação ao esquerdo”, afirma o fisioterapeuta.

“O paciente se encontra em fase pré-operatória, com quadro álgico importante e limitação funcional significativa do membro superior acometido”, avalia. Ainda de acordo com ele, o alto nível de dor estaria restringindo a progressão dos exercícios fisioterapêuticos. O indicativo para cirurgia faz parte do primeiro relatório médico periódico, enviado ao STF em cumprimento às determinações da prisão domiciliar humanitária concedida a Bolsonaro após aval do ministro Alexandre de Moraes.

02/04/2026

Em ação inédita, gestão Vilela distribui chocolate para mais de 46 mil alunos de escolas e CMEIs em Aparecida


 Em uma ação inédita e de grande impacto social, a gestão do prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, realizou a distribuição de mais de 46 mil caixas de chocolate da renomada marca Garoto para todas as crianças da rede municipal de ensino. A iniciativa beneficiou as 94 unidades de ensino, incluindo escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), reforçando o compromisso da gestão Vilela com o bem-estar.

Esta ação foi viabilizada por meio da empresa responsável pela gestão do programa “Saberes e Sabores – Alimentação Escolar com Qualidade”. A partir de 2026, a merenda escolar na rede municipal de Aparecida de Goiânia passou a ser administrada por uma empresa especializada, visando ofertar uma alimentação de ainda mais qualidade para as crianças e combater o desvio e desperdício da merenda.

Como exemplo da nova abordagem, nesta quarta-feira da Semana Santa, o cardápio servido nas escolas e CMEIs incluiu peixe, um alimento simbólico para o período e nutritivo.

O prefeito Vilela participou da entrega simbólica dos chocolates no CMEI do setor Andrade Reis, onde também deu início à campanha de vacinação nos CMEIs, que terá continuidade na próxima semana.

“Agora a merenda escolar tem
mais qualidade e mais fácil controlar, antes, na administração anterior, estava tendo desperdício e até desvio conforme noticiado”, afirmou o prefeito Vilela, destacando a importância de ações que promovam o desenvolvimento integral das crianças e a melhoria contínua dos serviços públicos oferecidos à comunidade.

A gestão do prefeito Vilela, também de forma inédita, entregou já nos primeiros dias do ano letivo kits de uniformes escolas e de materiais escolares. “Os pais me diziam pelas redes sociais e pessoalmente que na administração anterior entregavam os uniformes e materiais escolares já quase no final do ano letivo ou nem entregava. Determinei para a secretária de Educação, Professora Núbia, fazer o planejamento para que iniciássemos 2026 com todos os alunos com uniformes completo e materiais escolares no mesmo padrão Caiado e Daniel Vilela”, destaca Vilela.

01/04/2026

Posse do governador Daniel Vilela: Prefeito Vilela destaca trabalho de Caiado por Aparecida


 

Prefeito de Aparecida destaca investimentos na segurança, universalização do saneamento, área social e geração de empregos com Dianot

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou na tarde desta terça-feira (31) da solenidade de posse do novo governador de Goiás, Daniel Vilela, realizada no Plenário Iris Rezende, no Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia.

A cerimônia marcou a transmissão do comando do Executivo estadual, após a renúncia formal do então governador Ronaldo Caiado, oficializada em razão do anúncio de sua pré-candidatura à Presidência da República. Com a posse, Daniel Vilela assume o Governo de Goiás para dar continuidade à atual gestão e acelerar novos investimentos em todo o estado.

Durante a solenidade, o prefeito Leandro Vilela destacou os avanços promovidos pelo Governo de Goiás nos últimos anos e os reflexos diretos para Aparecida de Goiânia, especialmente nas áreas de segurança pública, saneamento e desenvolvimento econômico.

“O governador Ronaldo Caiado transformou o Estado de Goiás em referência nacional em segurança pública e educação; regionalizou a saúde e, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, criou o Goiás Social — maior programa social da história do estado — que transformou a vida dos goianos. Mais de 88% dos goianos aprovam o trabalho do governador Caiado, de dona Gracinha e do vice-governador Daniel Vilela. Caiado agora segue para uma nova missão, com o mesmo compromisso de ajudar a transformar o Brasil, como fez com Goiás”, afirmou o prefeito.

Leandro ressaltou que Aparecida de Goiânia tem sido diretamente beneficiada por essa parceria institucional. Entre os destaques, citou o fortalecimento da segurança pública, área em que o município tem se consolidado como referência estadual, com reconhecimento em levantamentos como a pesquisa Veritá; a universalização do saneamento básico, que levou a cidade de um dos piores cenários para uma das melhores posições no estado; além de investimentos estruturantes em mobilidade, habitação e desenvolvimento industrial, com destaque para o Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot).

Segundo o prefeito, a chegada de Daniel Vilela ao comando do Estado representa segurança administrativa, continuidade das políticas públicas e uma nova etapa de modernização da gestão estadual.

“Daniel Vilela dará continuidade a esse trabalho extraordinário e exemplar iniciado pelo governador Ronaldo Caiado, que transformou Goiás na saúde, na educação, na segurança pública, na infraestrutura e na área social. Ele carrega também o legado político e humano de Maguito Vilela, uma referência de gestão, diálogo e compromisso com as pessoas. O caminho já está traçado, não é preciso inventar a roda, mas fazer com que ela continue girando. Tenho certeza de que, com sua maturidade, experiência e capacidade, Daniel vai honrar esse legado e conduzir Goiás para continuar prosperando”, completou o prefeito.

Leandro Vilela ainda pontuou a experiência política de Daniel. “Ele tem formação humana e administrativa. Foi vereador, deputado estadual e deputado federal, quando presidiu a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a mais importante da Casa. Tem formação em gestão e experiência ao lado de Caiado”, destacou.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Alego, Bruno Peixoto, e contou com a presença de autoridades estaduais, da ex-primeira-dama Gracinha Caiado e da nova primeira-dama, Iara Netto Vilela.