18/02/2015

Paciente é diagnosticado com o mal da vaca louca em Goiânia



HDT

Uma das possibilidades do mal da vaca da louca é o consumo de carne bovina contaminada

Desde a semana passado o HDT, Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia, trabalha para resolver uma suspeita de doença do grupo do “mal da vaca louca“. Um paciente cuja identidade não foi revelada chegou ao hospital com os sintomas dadoença priônica, uma variação da doença priônica, e teve o estado confirmado na manhã desta quarta-feira (18) pelo Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia.
Em comunicado oficial, o HDT informou que o paciente deu entrada na unidade em 13 de fevereiro e, após investigação foi confirmada a doença priônica, ou Doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ). A variação da DCJ causa a chamada doença da vaca loucaapós a ingestão por humanos de carne bovina contaminada.
As doenças priônicas são assim chamadas porque afetam os príons, partículas protéicas responsáveis por atividades como o amadurecimento dos neurônios. Essa doença pode acontecer através de quatro formas distintas: por meio de contaminação cirúrgica, através do consumo de carne bovina de animais contaminados, de forma hereditária e de maneira esporádica. Segundo infectologistas, a doença não é transmissível e quase sempre letal.
Saiba mais sobre a doença:
Doença Priônica
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proteina prionica

Sinonímia

Doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ), doença da vaca louca, Kuru, encefalopatia espongiformeSíndrome de Gerstmann-Sträussler-Scheinker
(GSS), insônia familial fatal (IFF)

Microorganismo

Não é causada por bactéria e nem virus. As teorias recentes atribuem a doenca a um prion (proteinaceous infectious particle). Estas mesmas partículas causam infecções em diversos animais, as quais são denominadas de várias formas como scrapie, encefalopatia espongiforme bovina, encefalopatia da marta, a encefalopatia felina, doença consumptiva crônica do alce ou da mula, encefalopatia dos ruminantes silvestres.

Reservatório

Existem formas diferentes da doença, uma sendo geneticamente determinada, aparecimento esporádico e uma forma que é infecciosa e chamada de variante de DCJ (vDCJ).

Modo de transmissão

Pessoas que mantiveram contato com pacientes portadores de DCJ não apresentam risco de adquirir a doença maior do que a população em geral. Até o presente momento, a única maneira de se contrair DCJ de uma pessoa infectada é por meio de transmissão iatrogênica, ou seja, como conseqüência de um procedimento médico em que foram usados tecidos humanos ou instrumentos neuro-cirúrgicos contaminados. Transmissão iatrogênica de DCJ já ocorreu em transplantes de córnea, implantação de eletrodos no cérebro e em transplantes de dura-máter contaminados. Em 1996 uma variante de DCJ foi sugerida devido aumento de casos em humanos após aumento de encefalopatia espongiforme bovina, sugerindo uma transmissão pela carne. Transmissão por hemotransfusão também é questionável.

Período de incubação

12 meses até décadas

Epidemiologia

Doença de causa genética ou transmitida por materias humanos que contenham a proteina modificada priônica

Quadro clínico

O modo gradual e progressivo caracteriza o início da DCJ, na maioria dos casos. No entanto, deve-se chamar atenção para a ocorrência de início súbito em 20% dos casos, o que pode simular outros processos patológicos. A progressão subaguda e fatal não ultrapassa seis meses de duração na maioria dos pacientes: cerca de 90% falece dentro de dois anos de evolução e 50% sobrevive menos do que 9 meses, sendo excepcional uma duração acima de 6 anos. Reconhecem-se três fases na evolução clínica: a prodrômica, a de estado e a terminal. Na fase prodrômica, sucedem-se sintomas vagos que simulam uma afecção funcional tais como astenia, depressão, distúrbios do sono, emagrecimento, desatenção, episódios sincopais, os quais, ocasionalmente, se associam, em 1/3 dos casos, com alterações visuais, da marcha e da fala, incoordenação
motora e nistagmo, indicativos de um distúrbio orgânico. A duração média desta fase é de 3,5 meses, tendo sido constatada duração excepcionalmente longa de até 8 anos. Na fase de estado, como tradução de uma doença cerebral orgânica e difusa, aberrações mentais tornam-se mais evidentes, adquirindo o caráter de demência progressiva, ao lado de disfunções comportamentais, cognitivas, piramidais, extrapiramidais, cerebelares, sinais de comprometimento do motoneurônio periférico e distúrbios sensitivo-sensoriais, em graus e formas variados de associação. A duração média da fase de estado é de 4 a 5 meses. Na fase terminal, advêm graves alterações do estado de consciência até coma, acompanhadas de mioclonias, posturas decorticada ou descerebrada, convulsões, disautonomias, que em conjunto definem uma existência meramente vegetativa. A morte ocorre, quase sempre, como conseqüência de infecções intercorrentes, quando não pela própria doença. A duração desta fase depende exclusivamente dos cuidados de enfermagem. No quadro clínico dessas fases, alguns sintomas destacam-se por sua relevância quanto à freqüência relativa, como também alguns mitos devem ser desfeitos. No início da fase de estado, demência e distúrbios comportamentais dominam o quadro, enquanto que, entre as manifestações urológicas, a síndrome cerebelar e as alterações visuais predominam sobre os sinais piramidais e extrapiramidais pouco freqüentes neste estágio; na progressão da fase de estado para a terminal, observa-se a inversão da predominância entre aqueles sinais neurológicos, ao mesmo tempo em que a demência é notada em quase todos os pacientes juntamente com os movimentos involuntários, entre os quais, as mioclonias representam a modalidade mais característica e proeminente.
Outras combinações verificadas são tão freqüentes quanto a tríade, nesta fase, que se questiona o valor diagnóstico atribuído. Outro aspecto que merece comentário refere-se ao comprometimento do neurônio motor periférico na DCJ. Dada a exuberância das manifestações encefálicas, pouca atenção tem sido dirigida aos sinais motores periféricos, tanto nos estudos clínicos quanto nos anatômicos. Em parte considerável dos casos, a necropsia não incluiu o estudo da medula. O encontro destes sinais,
particularmente nos casos de longa evolução, poderá significar um caráter distintivo fundamental com relação à doença de Alzheimer, principal diagnóstico diferencial da DCJ. Outros sintomas, alguns dos quais são proeminentes em formas genéticas, tais como disautonomias da IFF, disfunções sensitivas da GSS, da vDCJ e da tribal kuru, são constatados, em maior ou menor grau, em 7 a 11% dos casos de DCJ. Com relação às formas genéticas, de modo geral, a apresentação do quadro, que é gradual, ocorre em faixa etária mais precoce e a evolução costuma ser mais longa que a média para a DCJ; tanto a demência, quanto as mioclonias são menos pronunciadas e alterações ao EEG, geralmente inespecíficas; traços característicos de acordo com a mutação do PRNP despontam no quadro, tais como disautonomias na IFF, síndrome espino-cerebelar
na GSS, embora seja constatado amplo espectro de variabilidade.

Complicações

Doença que evolui para óbito

Diagnóstico

A identificação de proteína 14,3,3 tem sido utilizada para diagnóstico de DCJ, embora falsos positivos tenham sido descritos, a especidade ainda é alta. Quando negativa e dados clínicos sugerem, podemos utilizar uma combinacao de dados clínicos e de EEG.


Tratamento

Não há.

BIbliografia

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Encefalopatia espongiforme transmissível : caderno técnico. -1a.  ed.- Brasília : 2004

Exemplo para o Brasil: MP italiano pede a falência do Parma por calote fiscal e a jogadores



Parma

O MP brasileiro bem que poderia seguir o exemplo italiano e moralizar o futebol no país

A procuradoria do Ministério Público italiano acaba de pedir falência do Parma, tradicional equipe italiana, por dívidas fiscais diversas, além do não pagamento dos salários de jogadores e funcionários. O clube perderá ainda, de imediato, três pontos na Série a, que somados aos outros dois retirados no início da temporada – também por calote em atletas – colocará em risco, também esportivamente, o futuro da equipe. A dívida total do Parma atinge 200 milhões de Euros.
Enquanto isso, no Brasil, em vez de punidos, os clubes, quando não comprometem o patrimônio ainda mais tomando emprestado dinheiro para não ter dirigentes condenados, obtém refinanciamento do próprio credor (o Governo), não pagam, e ainda acumulam novas dívidas, num circulo vicioso que somente terá fim quando medidas rígidas, como as tomadas agora pelo MP Italiano, forem implementadas por aqui.
Fonte: Blog do Paulinho

17/02/2015

Bebezinha nasce “grávida” e passa por cirurgia para retirada de gêmeos



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Eis uma história extraordinária que não ouvimos todos os dias: uma bebezinha de apenas três semanas teve que passar por uma cirurgia para remover dois pequenos fetos que se encontravam em seu ventre. Isso mesmo, caro leitor, de acordo com Amy Graff, do portal SFGate, uma bebê nasceu “grávida” de gêmeos em um hospital deHong Kong, e o caso surpreendeu médicos de todo o mundo.
Segundo Amy, a menina nasceu com uma condição extremamente rara conhecida como fetus in fetu que ocorre em 1 a cada 500 mil nascimentos — e dos quais existem apenas 200 casos registrados na literatura médica. No caso desta bebezinha, os médicos acreditavam que ela havia nascido com tumores, mas, durante os exames, descobriram que se tratava de dois fetos alojados em seu abdome.
Gêmeos
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Os “gêmeos” contavam com períodos gestacionais entre 8 e 10 semanas, mediam 35 e 37 milímetros e pesavam 14,2 gramas e 9,3 gramas cada um. Além disso, os dois tinham cordões umbilicais, perninhas, braços, costelas, espinha e intestinos. Conforme explicaram os médicos que atenderam a garotinha, é praticamente impossível detectar essa condição durante o pré-natal, e quase sempre o problema só é identificado logo após a criança vir ao mundo.
Em 2006, por exemplo, ocorreu um caso semelhante no Paquistão, no qual uma equipe de cirurgiões removeu gêmeos do abdome de uma menina de 2 meses. Algum tempo depois, em 2009, uma garotinha chinesa de um ano idade também passou por uma cirurgia — que neste caso durou 10 horas — para a retirada de um feto.
Contudo, também pode acontecer de a condição ser descoberta muito tempo depois, como foi o caso de um paciente egípcio que, aos 18 anos de idade, teve um feto removido de seu abdome ou, ainda, o de outro na Indonésia que aos 41 anos descobriu que havia nascido com a condição.
Bebês “grávidos”
Embora quem nasça com essa condição apresente fetos alojados no abdome, essas pessoas evidentemente não “engravidaram” enquanto estavam no ventre de suas mães. Na verdade, se trata de um caso de gêmeos parasitas, ou seja, de fetos inviáveis que são absorvidos pelo corpo do bebê cujo desenvolvimento prosseguiu normalmente durante a gestação.
Portanto, basicamente, o que provavelmente aconteceu é que a mãe da garotinha chinesa estava grávida de trigêmeos, mas dois dos fetos não evoluíram e acabaram sendo englobados pelo corpo da bebezinha.
Fonte: Megacurioso

16/02/2015

CENAS FORTÍSSIMAS! VEJA O VÍDEO ONDE 21 CRISTÃOS SÃO DECAPITADOS NO EGITO



Uma das maiores barbaridades que o mundo moderno já viu foi divulgada neste domingo, 15/02/2015. Cristão sendo decapitados no Egito pela maior ameaça terrorista dos dias atuais, o EI. O Estado Islâmico divulgou um vídeo neste domingo (15) mostrando que o grupo militante decapitou 21 egípcios cristãos sequestrados na Líbia.

No vídeo, militantes em preto apareciam com os prisioneiros, vestidos com macacões laranja, em uma praia. Forçados a se ajoelharem, depois foram decapitados. O vídeo foi divulgado na conta do Twitter de um site que apoia o Estado Islâmico.

Em uma legenda no vídeo, de 5 minutos, pode-se ler: "O povo da cruz, os seguidores da igreja egípcia hostil." Segundo o jornal The Telegraph, os 21 homens, todos trabalhadores migrantes vindos de áreas pobres do centro de Egito, foram sequestrados entre o final de dezembro e início de janeiro. Sendo que 14 deles vieram da aldeia Al-Noisso.

Milhares de egípcios têm viajado à vizinha Líbia em busca de empregos, apesar dos alertas do governo para que não se desloquem a um dos países mais perigosos da região.

Cuidado! Cenas fortíssimas! Veja o vídeo onde 21 cristãos são decapitados no Egito!

Está provado: Governo Marconi é o grande herói do povo no Transporte Coletivo.


Marconi e prefeitos
Governo Marconi Perillo é o que mais beneficia o povo no sistema do Transporte Coletivo da Grande Goiânia

Governo Marconi é o campeão em beneficiar o povo no transporte coletivo da Grande Goiânia

Muito ao contrário do que tenta vender algumas das 18 prefeituras da Região Metropolitana de Goiânia, principalmente a Prefeitura de Goiânia, o Governo Marconi Perillo não tem nada a ver com o aumento do preço da passagem notransporte coletivo da região. Em primeiro lugar, é o Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, quem detém o maior número de assentos na CDTC, e por conseguinte o verdadeiro poder para autorizar o aumento do preço da passagem.
E para fechar a questão é bom olhar os investimentos do estado no sistema, para verificar que em se tratando de transporte coletivo, o Governo Marconi é o grande herói. Os “bandidos” são outros.
Confira os benefícios do Governo de Goiás na área do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia e veja como o governador Marconi Perillo trata o trabalhador que precisa utilizar o ônibus!
Desde o mês de agosto de 2013 o Governo de Goiás universalizou o benefício da isenção para estudantes do pagamento da tarifa do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, além de reduzir a zero a alíquota do ICMS dos ônibus do transporte coletivo. São 18 cidades ao todo que contam com o Passe Livre Estudantil: Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade.
O programa Passe Livre Estudantil assegura ao estudante duas viagens gratuitas via transporte coletivo por dia, para ir e voltar da instituição de ensino. O estudante pode ser contemplado com até 48 viagens mensais, fornecidas de acordo com os dias letivos de cada instituição de ensino. No passado, o PLE beneficiava 15 mil estudantes. Atualmente o programa beneficia um total de 65.530 alunos na Região Metropolitana da capital.
Outro projeto do Governo Marconi Perillo beneficiando o sistema e já em vigor é o que alterou a Lei nº 13.453/99 visando conceder isenção de ICMS incidente no óleo diesel utilizado na prestação de serviços de transporte coletivo. As empresas contempladas são aquelas detentoras de contrato de concessão, celebrado juntamente com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O objetivo é atenuar a perda de receitas das empresas diante da não implementação do aumento no preço das passagens em 2013.
O maior benefício que o Governo Marconi concede aos usuários do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia é o subsídio de 50% do preço da passagem no Eixo-Anhanguera, a principal linha do sistema que foi estendida de Goianira até Senador Canedo-Trindade, que é operada pela estatal Metrobus. Só nesta linha o Governo Marconi beneficia diariamente cerca de 312 mil passageiros que pagam apenas a metade do valor da passagem.
Enquanto o Governo de Goiás investe alto para beneficiar o povo no sistema do transporte coletivo, as prefeituras não cumprem um milímetro do Pacto Pelo Transporte Coletivo, as empresas não cumprem o que está no contrato de concessão, como por exemplo a melhoria nos abrigos nos pontos de ônibus, a compra de novos ônibus para o sistema e a inclusão de novas viagens para desafogar as principais linhas. Essa é a realidade do transporte coletivo na Grande Goiânia. O Governo Marconi é mesmo o grande herói do povo quando o assunto é transporte coletivo. Os aproveitadores são outros!

Mais uma: Rolls-Royce pagou propina durante os governos Lula e Dilma



Rolls Royce

Pelo menos por dez anos a gigante britânica pagou propina para ter contratos com os governos Lula e Dilma

Os governos do PT não param de ser acusados de corrupção. Aliás, o mar de lama petista aumenta a cada dia. A gigante britânica Rolls-Royce, que fabrica turbinas usadas nas plataformas, pagou propina nos últimos dez anos ao esquema de corrupção da Petrobras durante os governos Lula e Dilma, para conseguir contratos no valor de US$ 100 milhões (cerca de R$ 282 milhões).
A revelação foi do ex-gerente milionário da Petroibras Pedro Barusco, que era subornado de Renato Duque, ex-diretor de Serviços ligado à cúpula do governo Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT). Barusco é aquele que prometeu devolver US$ 100 milhões roubados da Petrobras.
A informação foi publicada na edição desta segunda-feira (16) do jornal britânicoFinancial Times, o mais importante do segmento em toda Europa. Barusco disse à polícia que, só ele, recebeu da Rolls-Royce US$ 200 mil, e que isso era só uma pequena parte do acerto da propina.
A informação, segundo o jornal, consta nas mais de 600 páginas que registram os depoimentos prestados por ele como parte de sua delação premiada. Em nota, a Rolls-Royce disse que “queria deixar claro que não tolera condutas impróprias de nenhum tipo e que tomará todas as medidas necessárias para garantir isso.” A empresa já é investigada no Reino Unido por ter pago propina na China e na Indonésia.
Fonte: Diário do Poder

Mulher é morta a tiros na área da casa em que morava, em Goiânia

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Uma mulher de 25 anos foi morta a tiros, na manhã deste domingo (15), na área da casa em que morava, no Setor Jardim Novo Mundo, em Goiânia. De acordo com aPolícia Militar, a vítima foi atingida por sete disparos.
Testemunhas relataram aos policiais que um homem parou o carro em que estava em frente à residência e atirou. Em seguida, ele fugiu. O suspeito não foi identificado até a publicação desta reportagem.
A vítima não tinha antecedentes criminais. Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime.
Outras ocorrências
Duas pessoas foram assassinadas na noite de sábado (14), em Goiânia. De acordo com a Polícia Militar (PM)Leandro Dias Rosa, de 39 anos, morreu com uma facada no tórax, na Avenida Nova York, no Jardim Novo Mundo. Não há informações do autor e da motivação do crime.
O outro homicídio foi o de Maria Luiza Ferreira da Silva, de 22 anos. Ela foi morta com um tiro nas costas, na Avenida Marechal Rondon, no Setor Centro Oeste. Segundo a PM, um homem passou em um carro, efetuou o disparo e fugiu.

14/02/2015

Transporte Coletivo: Marconi Perillo desafia o prefeito de Goiânia



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Governo de Goiás continua beneficiando mais de 310 mil usuários por dia no Eixo-Anhanguera com 50% da passagem

O Governador de Goiás, Marconi Perillo, mesmo estando ainda na Europa onde fechou nesta sexta-feira,13/02, uma missão oficial, falou neste sábado, 14/02, aoCanal Gama sobre o reajuste no preço da passagem do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia para R$ 3,30 à partir de segunda-feira, 16/12, conforme decidiu a CDTC onde a Prefeitura de Goiânia tem maioria de assentos e 100% de poder de decisão. Marconi rechaçou qualquer tentativa de quem quer que seja de fugir das responsabilidades do problema, ou mesmo de tirar proveito político de uma situação extremamente complexa.
O governador reforça a informação de que o problema do aumento do preço da passagem de ônibus coletivo na Região Metropolitana de Goiânia é de responsabilidade dos prefeitos da região que não deram conta de pagar a parte deles no Pacto Pelo Transporte Coletivo, que visa cobrir o custo das empresas com as gratuidades. Pelo pactuado, as 18 prefeituras da Grande Goiânia se responsabilizaram pelo pagamento de 50% das gratuidades, cabendo ao estado de Goiás o pagamento dos outros 50%. Todavia, as prefeituras nunca fizeram a sua parte.
Marconi Perillo disse ao Canal Gama que a parte do governo com as empresas está 100% resolvida. Ele afirmou que o governo de Goiás tem uma relação muito sadia com todas as empresas do sistema e que o estado sempre esteve pronto para cumprir a sua parte no Pacto Pelo Transporte Coletivo. Marconi lembrou que o cerne do problema está na falta de confiança das empresas nas prefeituras da Região Metropolitana de Goiânia.
O governador lançou um desafio definitivo para solucionar de vez o problema das gratuidades e do custo da passagem do transporte coletivo na Grande Goiânia: “nessa questão a nossa parte com as empresas do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia está resolvida. Agora, se o prefeito de Goiânia pagar a parte dele conforme o acordado, o problema todo estará resolvido”, arrematou.
Marconi disse ainda que está absolutamente tranquilo neste assunto, uma vez que fez e continua fazendo todos os esforços para beneficiar a população com um transporte digno por um preço cada vez mais justo. O governador lembrou ainda do benefício que o governo dá aos mais de 310 mil usuários diários da Metrobus na maior linha do sistema que é Eixo-Anhanguera, onde o preço da passagem é de apenas 50% do valor cobrado nas demais linhas. Com a palavra a Prefeitura de Goiânia!