O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás afastou 16 servidores turistas. O serviço de inteligência da autarquia detectou que eles estavam registrando o ponto sem trabalhar ou batendo ponto para outras pessoas. Entre eles, um efetivo e o restante comissionados e temporários. Além do processo administrativo, que deve resultar em exoneração, os servidores poderão ficar impossibilitados de exercer função pública por oito anos, e ainda responder criminalmente por formação de quadrilha e falsidade ideológica.
A denúncia foi feita pelo presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 5. As apurações do Serviço de Inteligência do órgão detectaram que servidores estariam batendo ponto para colegas que não estavam trabalhando efetivamente. Os servidores foram afastados e foram abertos processos administrativos na Corregedoria Setorial da autarquia. Os casos também serão encaminhados à Polícia Civil.
Delegado Waldir destacou que a intenção é fazer com que os servidores devolvam os salários recebidos indevidamente, visto que não estavam trabalhando. Entre os investigados o menor salário era de R$ 3.360 e o maior R$ 4.705. “A maioria dos servidores trabalha corretamente. Não vamos deixar que essa minoria suje a imagem do órgão”, enfatiza o presidente.
“Temos trabalhado incansavelmente no combate à corrupção. Os servidores que trabalham corretamente podem contar conosco, as portas estão sempre abertas. Porém não daremos descanso para malandro”, explica Delegado Waldir. Desde o ano passado, cerca de 100 servidores foram afastados dos cargos por suspeita de corrupção.
Dos casos apresentados hoje (5), sete foram registrados em 2023 envolvendo a Diretoria de Atendimento, a Gerência de Habilitação e Ciretrans. Neste ano, nove novos casos foram registrados. Entre os crimes praticados por estes funcionários estão falsidade ideológica e formação de quadrilha.
“Isso demonstra que somos totalmente intolerantes a servidores que não trabalham e querem receber. O Detran-GO pediu à Secretaria de Administração e ao serviço de Tecnologia de Informação do órgão para que o sistema de ponto fosse reformulado, incluindo os registros digital e facial e a suspensão do ponto pela web”, explica Delegado Waldir.