31/05/2024

PF prende dois acusados de ameaçar familiares de Alexandre de Moraes


 A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (31), duas pessoas acusadas de ameaçar familiares do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. As prisões ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cinco mandatos de busca e apreensão também foram cumpridos. As prisões de hoje foram realizadas em uma nova investigação envolvendo ameaças contra o ministro e seus familiares. 

Além das prisões preventivas, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas mesmas cidades. A PF informou em nota que a operação visa “complementar as evidências relacionadas às violentas ameaças sofridas pelos familiares” do ministro Alexandre de Moraes.

Um dos alvos da operação é um fuzileiro naval. De acordo com as investigações, os dois irmãos enviaram e-mails ameaçadores detalhando a rotina da família do ministro. Dado o longo período de envio desses e-mails, um dos crimes em apuração é o stalking.

Em 2023, Moraes e seu filho foram alvo de hostilidades no Aeroporto de Roma, na Itália. Na época, o grupo teria chamado o ministro de “bandido e comunista”. Ao questionar os insultos, o filho do ministro foi agredido por um dos acusados.

29/05/2024

Ricardo Nunes cresce e lidera intenção de votos em São Paulo


 

Em um provável segundo turno contra Guilherme Boulos, o prefeito Ricardo Nunes venceria por 48,1% a 35,9%, aponta Paraná Pesquisas

O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), está à frente dos demais pré-candidatos ao Executivo municipal, de acordo com um levantamento do Paraná Pesquisas. Nos três cenários para o primeiro turno, Nunes surge na primeira colocação. Os dados foram divulgados no início da madrugada desta quarta-feira, 29.

No cenário 1, com 11 pré-candidatos presentes na lista apresentada pelo instituto aos entrevistados, o emedebista tem 28,1% das intenções de voto. Nessa configuração, Nunes é seguido pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol), com 24,2% — uma situação de empate técnico, considerando que a margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda no cenário 1, o apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena, recém-filiado ao PSDB, tem 12,1%. A deputada federal Tabata Amaral (PSB), o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB), o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) e a economista Marina Helena (Novo) são os demais pré-candidatos que ultrapassam a barreira de um ponto percentual. Eles têm 9,1%, 5,1%, 3,4% e 3,2%, respectivamente.

Altino Prazeres (PSTU), Fernando Fantauzzi (Democracia Cristã), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) são os outros pré-candidatos presentes no cenário 1 do Paraná Pesquisas. Juntos, eles somam 0,8% da intenção de voto. Os votos nulos, brancos ou em nenhum candidato totalizam 7,8%, enquanto 6,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

No cenário 2 do levantamento desta semana do Paraná Pesquisas para a Prefeitura de São Paulo, os primeiros colocados registram números similares à possibilidade 1. Numericamente, Ricardo Nunes segue na primeira colocação.

Enquanto o emedebista aparece com 28,2%, Boulos tem 24,2% — ou seja, novamente uma condição de empate técnico. Datena mantém os mesmos 12,1%. Tabata (9,3%), Marçal (5,1%), Kataguiri (3,4%), Marina Helena (3,2%) e Altino (0,5%) completam a lista. Assim como na possibilidade anterior, os votos nulos, brancos ou em nenhum candidato somam 7,8%. Por fim, 6,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

O atual prefeito da capital paulista também aparece na frente em possibilidades de segundo turno. Em um eventual embate contra Tabata Amaral, Ricardo Nunes venceria por 49,5% a 30%, conforme o Paraná Pesquisas. Do total de entrevistados, 12,4% disseram que não votariam em nenhum dos dois, optando por votar em branco ou anular. Além disso, 8,1% não souberam ou não responderam.

No confronto contra o psolista, Nunes venceria por 48,1% a 35,9% — com os votos nulos, brancos ou em nenhum candidato somando 9,3%, e 6,7% dos entrevistados sem resposta. Por fim, em um eventual segundo turno apenas com representantes da esquerda, Boulos teria 41,7% contra 32,2% de Tabata — 18,2% aparecem como votos nulos, brancos ou em nenhum candidato, e 7,9% não souberam ou não responderam.

O Paraná Pesquisas registrou o levantamento de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo no Tribunal Superior Eleitoral, com o número SP-05645/2024. Com a já mencionada margem de erro de 2,6 pontos percentuais, a pesquisa apresenta nível de confiança de 95%. Foram entrevistados 1.500 eleitores e o trabalho de campo ocorreu de 24 a 28 de maio.

28/05/2024

Morre o pai do ministro Alexandre de Moraes


 Hoje, terça-feira, dia 28 de maio, o pai do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Léon Lima de Moraes, veio a falecer. A causa da morte não foi divulgada. A informação foi confirmada pelo portal Metrópoles.

Segundo o portal, o velório ocorrerá em São Paulo, também nesta terça-feira, com uma cerimônia restrita aos familiares, conforme anunciado pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

Durante uma sessão extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barroso comunicou o falecimento do pai de Moraes e expressou sua solidariedade ao ministro.

“Aos familiares em nome do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] eu mando um abraço carinhoso para o Alexandre de Moraes, após um momento de luto e tristeza”, declarou o presidente do STF.

“Eu registro com grande pesar a notícia do falecimento do pai do meu querido amigo Alexandre de Moraes, cuja informação recebi agora pela manhã. Senhor Léon Lima de Moraes, o velório acontecerá em São Paulo, em cerimônia restrita”, informou.

27/05/2024

Enem 2024: governo oferece auxílio a estudantes para inscrição


 Começa nesta segunda-feira (27/05) o prazo para se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024. As inscrições são feitas exclusivamente on-line, no site enem.inep.gov.br/participante, até o dia 7 de junho.

Para estimular a participação dos alunos da rede estadual, as escolas disponibilizam computadores e orientações aos interessados.

Por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Governo de Goiás também prepara um “Dia D” de inscrições, que ocorrerá no próximo dia 4 de junho. Ainda, estão sendo realizadas maratonas de Redação e de revisão das demais áreas do conhecimento. As aulas estão incluídas no horário regular de estudos, seguindo cronograma estabelecido para todo o ano.

ENEM 2024 – INSCRIÇÃO

No ato da inscrição, o estudante deve:

  • informar o número de CPF
  • a data de nascimento,
  • bem como indicar a unidade da federação
  • e o munícipio em que deseja realizar o exame.
  • Também é preciso escolher o idioma (Inglês ou Espanhol) em que realizará a prova de Língua Estrangeira
  • e se informar se necessitará de atendimento especializado.

Após o preenchimento do formulário, é gerada uma guia de recolhimento no valor de R$ 85,00 referente à taxa de inscrição. O pagamento deve ser feito pelos participantes que não solicitaram ou não obtiveram a isenção da taxa. O prazo para efetuar o pagamento termina no dia 12 de junho. Já as provas estão previstas para os dias 03 e 10 de novembro.

26/05/2024

Eleições 2026: Bolsonaro lidera com 38,8% contra 36% de Lula, mostra pesquisa


 Notícia ruim para a esquerda brasileira. Em cenário eleitoral, Bolsonaro teria 38,8% das intenções de voto contra 36% de Lula, caso o ex-presidente estivesse elegível. Foi o que apontou levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (24/5). Lula venceria Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e ficaria três pontos percentuais à frente da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher e apontada como possível opção do partido desde que a inelegibilidade do ex-presidente foi decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado contra Michelle, o presidente também teria 36% dos votos, e a ex-primeira-dama, 33%. Contudo, tanto contra Bolsonaro quanto contra Michelle, o resultado pode ser considerado um empate técnico, uma vez que a diferença entre os candidatos fica dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário em que Lula enfrentaria Tarcísio de Freitas, o presidente apareceu com 36,9% das intenções de voto, contra 25,6% para o governador de São Paulo.

O levantamento apontou que Lula também seria vencedor se os adversários fossem os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Paraná, Ratinho Júnior; e de Goiás, Ronaldo Caiado. Ciro Gomes, que disputou as eleições de 2022, também seria derrotado pelo presidente.

Com relação à rejeição, Bolsonaro apareceu com o maior número de eleitores que “não votaria de jeito nenhum” no ex-presidente, com 48,4%. Lula apareceu com 47,4%, seguido por Michelle, com 45,8%. Tarcísio apareceu em quarto lugar, com 34,8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024. Foram entrevistadas 2.020 pessoas com 16 anos ou mais, em 26 estados e no Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%.

Créditos. O Metrópole

25/05/2024

Goiás realiza lançamento da Campanha de Vacinação contra a pólio


 A Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta segunda-feira, (27/05), o lançamento da “Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite 2024” na Escola Infantil São José, em Goiânia.

O evento começa às 9 horas e terá a presença do ilustre personagem Zé Gotinha. O personagem conclama toda a população e instituições de ensino públicas e privadas para incentivarem a vacinação.

A campanha, que segue até o dia 14 de junho, será realizada em todo o país, com dia “D” marcado para 8 de maio. A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças de 1 a 5 anos de idade contra a poliomielite. Isso equivale a 426.917crianças (Total de crianças no estado: 474.353).

Em todos os municípios vão ser instalados cerca de 900 postos para receber esse público. No dia “D”,  as unidades estarão abertas das 8  às 17 horas.

RISCO

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.

No entanto, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e grave. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3. Em geral ele acomete os membros inferiores, de forma irreversível e pode levar a morte.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO

As campanhas de vacinação contra poliomielite fazem parte das estratégias para reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil. A doença encontra-se erradicada no país desde 1994.

Desse modo, esforços devem ser empreendidos para manter a erradicação da poliomielite. Assim, a campanha tem a meta de reduzir bolsões de não vacinados, aumentar as coberturas vacinais e a homogeneidade.

A realização da campanha neste momento é importante, pois o Brasil está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.

ESTRATÉGIA

As crianças menores de 12 meses serão vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário com a vacina VIP. Para as crianças de um a quatro anos de idade, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP, desde que já tenham recebido as três doses da vacina VIP. Em Goiás foram distribuídas 360 mil doses de vacina VOP.

Embora a cobertura vacinal da poliomielite ainda não tenha alcançado a meta preconizada em todo o País (95%), o Programa Nacional de Imunizações está trabalhando para melhorar os indicadores.

24/05/2024

RS: Casos de leptospirose explodem e aumentam em 65,5% nas últimas 24h


 A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou 19 novos casos de leptospirose no estado ontem (23). Com isso, o número de casos aumentou em 65,5% nas últimas 24 horas. 

Já foram registrados 48 casos de infecção de leptospirose após o início das chuvas no estado. Foram registradas 545 suspeitas e duas mortes pela infecção no estado desde o início da calamidade pública. O estado começou a ser atingido pelas enchentes no dia 29 de abril.

23/05/2024

Veja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Goiânia


 Na sexta-feira (24/05), haverá alterações no funcionamento das repartições públicas do estado em virtude do feriado da padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora.

As mudanças não impactam os órgãos que desenvolvam atividades consideradas essenciais, a exemplo das unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, de arrecadação e de fiscalização.

Confira como ficam os atendimentos:

VAPT VUPT

Nesta sexta-feira, as unidades Vapt Vupt instaladas em Goiânia terão o horário de funcionamento alterado. As agências funcionarão em regime de meio expediente, das 08 às 13 horas. No sábado (25/05) as unidades da cidade (exceto Bougainville) funcionarão em seu horário habitual, das 08 às 13 horas. As demais agências do estado terão expediente normal.

CEASA

As Centrais de Abastecimento de Goiás funcionarão normalmente, sendo que o mercado (Galpões e Mercado do Produtor) segue o horário habitual, das 3 da manhã às 14 horas, incluindo o sábado. Já as áreas administrativas não funcionam nesta sexta-feira, retornando às atividades na segunda-feira (27/05).

AGR

Agência Goiana de Regulação (AGR) manterá o atendimento aos usuários dos serviços de saneamento básico, energia elétrica, transporte intermunicipal de passageiros, terminais rodoviários e outros bens desestatizados pelos seus canais eletrônicos (e-mail: ouvidoria@agr.go.gov.br e site: www.agr.go.gov.br/ouvidoria) durante o feriado.

O atendimento será pleno a partir de 8 horas de segunda-feira, de forma presencial e pelos canais de WhatsApp 62 98480 7353 ou pela central 0800 704 3200 (saneamento e transporte) e 0800 727 0167 (energia).

Veja o que abre e fecha no feriado da padroeira de Goiânia
No Detran-GO apenas o Vapt Vupt Padrão funcionará das 08 às 13 horas, nesta próxima sexta-feira (24/05). Demais setores da sede estarão fechados (Fotos: Detran)

DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás informa que o Vapt Vupt Padrão funcionará das 08 às 13 horas, na próxima sexta-feira. Os demais setores da sede do Detran-GO estarão fechados. As atividades serão retomadas normalmente na próxima segunda-feira.

O Vapt Vupt Padrão do Detran-GO atende somente serviços da autarquia de segunda a sexta-feira, das 08  às 17 horas. Os agendamentos podem ser feitos pelo site do Detran ou aplicativo Detran GO ON. Também são realizados atendimentos por encaixe.

PROCON

Não haverá expediente na sede do Procon Goiás na sexta-feira. Os atendimentos presencial e do Disque-Denúncia, feito pelo número 151, retornam na segunda-feira. Durante o feriado, os consumidores poderão registrar suas reclamações pela internet, por meio da plataforma Procon Web.

SANEAGO

Mesmo durante o feriado, as equipes da Companhia Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) vão manter os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto.

O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido, com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.

22/05/2024

Sérgio Moro é inocentado pelo TSE por unanimidade e continua como senador


 

O senador era acusado de abuso de poder econômico pelo PT e pelo PL; relator defendeu a necessidade de parâmetros mais claros sobre os gastos de pré-campanha pela legislação eleitoral

Acabou o tormento do homem mais forte da Operação Lavajato. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) da acusação de abuso de poder econômico durante a pré-campanha nas eleições de 2022. A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator da ação, Floriano de Azevedo Marques. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná também rejeitou a cassação do mandato do senador.

O relator apontou brechas na Lei Eleitoral e na jurisprudência do TSE sobre a pré-campanha eleitoral e os gastos nessa fase. Moro foi considerado “vacilante” em sua candidatura e alguns de seus gastos foram classificados como “censuráveis”. No entanto, não foi observada conduta passível de cassação.

Durante a pré-campanha, Moro gastou 17,47% do teto da campanha, o que equivale a R$ 777 mil. O relator defendeu a necessidade de parâmetros mais claros sobre os gastos de pré-campanha pela legislação eleitoral. Ele também destacou que candidatos que precisam de segurança e carros blindados não têm vantagem, mas sim necessidade devido a ameaças recebidas.

O senador era acusado de abuso de poder econômico pelo PT e pelo PL. As alegações eram de que Moro se declarou pré-candidato à Presidência antes da campanha oficial, teve gastos acima do permitido para disputar uma vaga ao Senado e levou vantagens sobre seus concorrentes.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu a absolvição do ex-juiz antes do julgamento. O Ministério Público Eleitoral também defendeu a absolvição de Moro, afirmando que não houve desvio de recursos, omissão ou simulação de candidatura. O julgamento teve início menos de três semanas antes da saída do ministro Alexandre de Moraes da corte, e a decisão do TSE representa um desfecho importante para o caso.

Com a rejeição dos recursos, o senador Sergio Moro segue no cargo, mas a polêmica em torno de sua conduta durante as eleições de 2022 continua a gerar debates e discussões no cenário político nacional.

Fonte: JovemPanNews

20/05/2024

Quem é o presidente interino do Irã, Mohammad Mokhber?


 Depois da confirmação da notícia sobre a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero e aceitação do aiatolá Khamenei, Mohammad Mokhber, o primeiro-vice-presidente do Irã, assumirá a presidência até as eleições.

🔸 Mohammad Mokhber nasceu em 1966 na cidade de Dezful;

🔸 Possui doutorado em gestão e planejamento do desenvolvimento econômico, doutorado em direito internacional;

🔸 Serviu como oficial na Equipe Médica do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica durante a Guerra Irã-Iraque (1980-1988);

🔸Na década de 1990, ele se tornou o diretor da empresa Dezful Communications e mais tarde foi nomeado vice-governador da província do Cuzistão;

🔸 Depois tornou-se vice-presidente de assuntos comerciais da Setad, que é uma enorme organização associada ao líder supremo do Irã;

🔸 Mais tarde atuou como presidente do Conselho de Administração do Sina Bank por cerca de dez anos;

🔸 Em 2010, a UE impôs sanções a Mokhber e sete outros cidadãos iranianos por associação com o programa de mísseis balísticos do Irã, mas dois anos depois a UE removeu Mokhber da lista de sanções. Em 2021, o Departamento do Tesouro dos EUA também o sancionou por seu papel no sistema financeiro do Irã;

🔸 Em 2021 Mohammad Mokhber tornou-se o primeiro-vice-presidente.

19/05/2024

Governo de São Paulo confirma que PCC tem mais de 1000 postos de gasolina no estado


 Na 17ª Itaú BBA Latam CEO Conference em Nova York, Tarcísio Gomes de Freitas, governador de São Paulo (SP), declarou que o Primeiro Comando da Capital (PCC) domina mais de mil postos de gasolina e começou a adquirir usinas de etanol.

“O PCC não vai pagar o preço justo pela cana-de-açúcar”, proferiu Freitas, na quinta-feira 16. “A facção vai chantagear o produtor para pagar um preço menor, ele vai usar a força para isso.”

Freitas também destacou que a destruição de biomas é causada por organizações criminosas. “Quando se fala em desmatamento da Amazônia, e, às vezes, se quer atribuir a responsabilidade ao agronegócio, se esquece que boa parte do desmatamento ocorre pelas mãos do crime organizado, que detém o comando da maioria absoluta dos garimpos na região Norte”, afirmou o governador de São Paulo, ao citar que a mineração ilegal também está sob controle do Comando Vermelho.

Segundo o governador, existem ainda dois desafios a serem superados em relação às facções: a lavagem de dinheiro, que acontece através da infiltração do crime em negócios legítimos, e o controle territorial.

“O que aconteceu na Baixada Santista foram confrontos em função de uma reconquista do território”, observou Freitas. “Isso é fundamental.”

Tarcísio de Freitas e Zema Junto com Freitas, o governador de Minas Gerais (MG), Romeu Zema, também participou do evento do Itaú. Na ocasião, ambos apresentaram aos mais de 500 investidores globais, as oportunidades de investimentos em SP e MG.

 

Fonte: Terra Brasil Notícias

18/05/2024

Ronaldo Caiado conclama população a se vacinar


 O governador Ronaldo Caiado conclamou a população goiana a se vacinar, diante do aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias, que tem pressionado as unidades de saúde de Goiás. O pedido foi feito durante coletiva de imprensa que marcou a abertura da 77ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, na manhã desta sexta-feira (17/05), em Goiânia.

“Nós estamos hoje com uma dificuldade em termos o número de crianças e às vezes adultos com estado gripal e que precisam ser internadas. No entanto, o que nós precisamos é dizer às pessoas que, por favor, tomem a vacina”, destacou.

DENGUE E INFLUENZA – PRINCIPAIS MOTIVOS DE INTERNAÇÕES

Atualmente, os principais responsáveis pelo aumento de diagnósticos e internações em Goiás são doenças como dengue e influenza. Desde o início do ano já foram registrados 185 óbitos por dengue, 163.532 casos confirmados e 3.360 internações pela doença nos hospitais da rede da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO).

Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) resultou em 236 óbitos este ano, principalmente entre crianças menores de 2 anos (25 mortes) e idosos com mais de 60 anos (128 mortes). Dentro dos óbitos por Srag, a maioria registrada em 2024 é por Covid-19 (98) e Influenza (24), ambos com vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

BAIXOS ÍNDICES VACINAÇÃO

A Campanha de Vacinação contra a gripe, por exemplo, começou em Goiás no dia 22 de março, inicialmente para grupos prioritários. Desde o dia 2 de maio a imunização contra Influenza está disponível para toda a população acima de seis meses de idade. Mesmo assim, o índice de vacinação ainda é considerado baixo, com apenas 27,49% de cobertura vacinal para o imunizante.

O preconizado pelo Ministério da Saúde é cobertura acima de 90%.

“Não existe condição de você ter leito hospitalar para atender 7 milhões de goianos que realmente não tomam a vacina […] Em vez de focar no leito, vamos focar na campanha da vacinação, porque se nós não tivermos uma vacinação, podemos transformar todas as residências de Goiás em enfermaria”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.

OUTROS IMUNIZANTES

Além da influenza, o estado tem em andamento a Campanha de Vacinação contra a Dengue, que começou em fevereiro. De um total de 220.345 doses da vacina recebidas, apenas 65% foram utilizadas até o momento. Outro imunizante disponível e que tem baixa procura é contra a Covid-19. A cobertura vacinal para a bivalente hoje é de apenas 15,63%.

A vacina para a Covid-19 atualmente está incluída no Calendário Nacional de Vacinação (para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias) e é também indicada para grupos prioritários e pessoas que não tomaram nenhuma dose ou não completaram o esquema vacinal.

Caiado conclama população a se vacinar
Principal recomendação do Governo de Goiás é que população procure as mais de 900 salas de vacinação em todo estado para diminuir possibilidades de agravamento, internação e óbitos (Foto: SES)

A principal recomendação é que a população procure as mais de 900 salas de vacina em todo estado para diminuir a possibilidade de agravamento, internação e óbitos, principalmente durante o período do outono e inverno, quando doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados.

“Quando a população vacina, mesmo que a pessoa tenha a doença, ela tem menos gravidade e se interna menos, então é possível proteger os hospitais para atender os casos mais graves e evitar que essa sazonalidade interfira tão significativamente nos atendimentos do sistema de saúde”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.


17/05/2024

Governo de Goiás leva serviços para a 77ª Exposição Agropecuária


 O Governo de Goiás leva uma série de serviços e orientações aos participantes da 77ª Exposição Agropecuária do Estado. Evento começa nesta quinta-feira (16/05) e segue até 26 de maio, no Parque Agropecuário de Goiânia.

A gestão estadual oferece atendimento diário, das 8h às 20h, no estande montado entre os pavilhões 9 e 10. Além de feira de produtos artesanais certificados e exposição sobre as Cavalhadas, há divulgação de informações sobre linhas de crédito, sanidade animal e vegetal, empreendedorismo e capacitação.

O estande do governo estadual reúne ações e projetos de dez órgãos estaduais:

  • Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa),
  • Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater),
  • Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa),
  • Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO),
  • Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego),
  • Goiás Fomento,
  • Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds),
  • Secretaria da Retomada,
  • Secretaria da Cultura (Secult) e
  • Secretaria de Segurança Pública.

Exposição Agropecuária

No espaço é possível ter acesso a informações sobre o Programa Estadual de Bioinsumos, Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e outras iniciativas.

Além disso, o visitante pode tirar dúvidas sobre regularização fundiária, crédito rural, sanidade animal e vegetal, declaração de rebanho, comércio ilegal de mudas, cuidados para evitar introdução de pragas e doenças, bem como sobre os selos de inspeção municipal (SIM) e estadual (SIE).

Social

Para os interessados em empreender ou que buscam uma vaga no mercado de trabalho, o Goiás Social faz o encaminhamento para vagas de emprego (são 4 mil abertas em todo o estado, sendo 2.300 em Goiânia e região metropolitana), inscrições em cursos profissionalizantes gratuitos e oferece uma série de informações sobre o recém-lançado programa Impulso GO Pequenas Empresas, que concentra mais de R$ 1,3 bilhão de investimentos.

A oferta de minicursos de culinária goiana (chica doida, frango caipira, arroz carreteiro, tutu goiano, pamonhada de panela e galinhada com pequi) e atividades gamificadas no espaço do Goiás Social complementa a experiência, oferecendo oportunidades de aprendizado e entretenimento para quem passa pela Pecuária de Goiânia.

Durante todo o período da Pecuária, o Governo de Goiás também está divulgando o “Protocolo Todos Por Elas – Não é Não”. A ação busca difundir informações sobre a violência contra mulheres e meninas, sobretudo quanto à proteção, suporte e meios de denúncia. Equipes distribuem panfletos informativos ao público, além de realizar a colagem de adesivos nos banheiros dos estabelecimentos comerciais.

Operação Pecuária

Na área de segurança pública também existe um esforço concentrado para garantir tranquilidade ao público da feira. A Secretaria de Segurança Pública está coordenando a Operação Pecuária 2024, iniciativa que integra as polícias Civil, Militar e Científica, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos da área.

O planejamento da Operação Pecuária 2024 prevê atividades de inteligência, patrulhamento ostensivo, abordagens, inspeções, resgates e outras ações dentro e fora do Parque Agropecuário.



16/05/2024

Revitalização da GO-108 chega a 77% de execução


 

Iniciativa da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) as obras de melhoria funcional da GO-108, entre Posse e Guarani de Goiás, atingiram o quadro de 77% de execução. O serviço compreende a recuperação de pontos críticos com reciclagem de base e aplicação de Tratamento Superficial Duplo (TSD).

O trecho em intervenção tem 30 quilômetros de extensão e segue do limite do perímetro urbano de Posse ao entroncamento com a GO-413, em Guarani de Goiás. Atualmente, técnicos realizam os serviços de reciclagem necessários e fazem a aplicação de TSD. O investimento é de R$ 2,4 milhões.

Revitalização da GO-108 chega a 77% de execução
GO-108 conecta municípios da região Norte de Goiás, próximos à divisa com a Bahia (Fotos: Goinfra)

GO-108

A via conecta municípios da região Norte de Goiás, próximos à divisa com a Bahia. A intervenção, de acordo com o presidente da Goinfra, Santos Filho, facilita e impulsiona o turismo, bem como o escoamento de produções agroindustriais.

“A ação representa aprimoramento nas condições de trafegabilidade da via, de modo a beneficiar o escoamento de produções e o acesso a regiões turísticas. Usuários poderão trafegar com mais segurança e conforto”, ressalta Santos Filho.

15/05/2024

Exportações goianas atingem alta de R$ 1,3 bilhão em abril


 Goiás apresentou alta nas exportações goianas em abril, com US$ 1,315 bilhão em produtos comercializados para o exterior. Os dados da balança comercial são da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e foram divulgados, nesta terça-feira (14/05), pela Superintendência de Comércio Exterior e Atração de Investimentos Internacionais, com base nas estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Os municípios de Rio Verde, Jataí, Pires do Rio, Mozarlândia e Alto Horizonte são os principais exportadores e juntos somam aproximadamente US$ 776 milhões em vendas. A soja e seus derivados, carnes, algodão e minério de cobre são as principais mercadorias exportadas por essas cinco cidades.

Para o governador Ronaldo Caiado, os dados demonstram que Goiás tem uma agricultura de precisão, com capacidade exponencial de produtividade. “Somos referência no mundo em tecnologia e em respeito ao meio ambiente na agropecuária, com grande potencial e investimento em inovação e pesquisa”, afirma.

Exportações goianas atingem alta de R$ 1,3 bilhão em abril
“Somos referência no mundo em tecnologia e em respeito ao meio ambiente na agropecuária, com grande potencial e investimento em inovação e pesquisa”, afirma governador Ronaldo Caiado sobre a agricultura goiana (Foto: Secom-GO)

EXPORTAÇÕES

Os resultados colocam Goiás na 8ª posição no ranking dos estados brasileiros que mais venderam em abril, mesma colocação no acumulado de janeiro a abril de 2024.

“Os dados históricos que Goiás têm alcançado nos últimos tempos mostram a força da economia goiana e a qualidade dos nossos produtos, além de todo o trabalho que o governador Ronaldo Caiado faz à frente do estado”, destaca o titular da SIC, Joel Sant’Anna.

Ainda de acordo com os números da balança comercial, os dez principais países que mais compraram produtos goianos em abril foram: China, Espanha, Indonésia, Países Baixos (Holanda), Vietnã, Finlândia, Tailândia, Itália, Estados Unidos e Emirados Árabes.

SALDO POSITIVO

No mês de abril, o superávit de Goiás foi positivo e teve saldo de US$ 855 milhões, US$ 317 milhões a mais do que foi registrado em março. Já no acumulado de janeiro a abril, o saldo é de US$ 2 bilhões. As importações apresentaram o valor de US$ 459 milhões no mês passado e, no acumulado de janeiro a abril de 2024, elas somam US$ 1,828 bilhão.

A balança comercial brasileira também fechou abril com saldo positivo: foram US$ 9 bilhões, com valores de exportação de US$ 30,9 bilhões e de importação de US$ 21,8 bilhões.

14/05/2024

Segunda etapa do Impulso GO é lançada com foco nas pequenas e médias empresas


 A segunda etapa do programa Impulso GO, lançada nesta segunda-feira (13/05) pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, tem o objetivo de fortalecer as pequenas e médias empresas.

Principais geradoras de emprego e riqueza em território goiano, elas representam 90% de todos os negócios formais existentes, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado participou do evento, ao lado de secretários estaduais, representantes de entidades do setor produtivo e empreendedores. Gracinha destacou o papel do governo de “criar oportunidades” e de “conectar oportunidades com as pessoas que mais precisam”.

Para ela, não há como olhar para o social sem apoiar os pequenos e médios empreendedores.

“Não adianta dizer que o Estado vai bem, se as pessoas não estão bem. Nosso trabalho é fazer com que todo o crescimento econômico, toda a riqueza gerada, se traduza em qualidade de vida para as pessoas”, pontuou. “Como o governador Ronaldo Caiado gosta de dizer e não me canso de repetir, o melhor programa social é o emprego.”

IMPULSO GO

O Impulso GO Pequenas Empresas oferece mais de R$ 1,3 bilhão para financiamentos, além de garantia a crédito, capacitação e outras oportunidades. A estrutura montada no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, segue aberta para atender micro, pequenos e médios empreendedores até terça-feira (14/05). O horário de funcionamento é das 9 às 16 horas.

O secretário da Retomada, César Moura, reforçou que a atenção às pequenas e médias empresas é considerada pauta importante pelo Governo de Goiás. A intenção do Impulso GO nesta etapa, de acordo com ele, é mostrar todas as ações estaduais voltadas a estes segmentos de negócios e a razão pela qual o apoio é necessário.

“São eles que fortalecem nossa economia local e respondem por mais de 90% da mão de obra do país. Se Goiás apresenta números favoráveis na economia hoje, é porque lá atrás, em 2020, o primeiro ato da nossa pasta foi salvar esses empreendimentos com renegociação de débitos, com juro zero, e outras ações”, relembrou.

O presidente da Agência de Fomento de Goiás S.A (GoiásFomento), Eurípedes José do Carmo, citou que, apenas em 2024, já foram emprestados recursos para mais de 400 pequenas empresas goianas.

“Elas têm nos procurado, e buscamos facilitar a vida delas para que peguem os recursos, invistam e gerem emprego e riqueza. Esse governo é vitorioso porque tem projetos maravilhosos como esse”, afirmou ele.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) anunciou a destinação de uma área no Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), em Aparecida de Goiânia, para o estabelecimento de empresas a serem elegidas por meio de processo seletivo.

“O nome Impulso é muito adequado, porque esse é o recado que queremos dar: de que Goiás é uma terra de oportunidades para todos, para a grande empresa que quer ficar maior e para os pequenos, médios e microempresários que querem crescer”, frisou o presidente da autarquia, Francisco Júnior.

ATENDIMENTOS

O Impulso GO Pequenas Empresas está disponível para interessados em abrir uma empresa até empreendedores que querem investir na ampliação e fortalecimento dos seus negócios, que estejam no parâmetro de pequeno porte: faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões e de 10 a 49 colaboradores.

Entre as ações previstas estão: apoio a feiras locais, capacitação; formação em comércio exterior; crédito social; participação em eventos locais; garantia a crédito; consultoria para acesso a crédito; transformação digital; espaço em distrito industrial; divulgação e networking interestadual; e quitação de dívidas.

13/05/2024

55% dos brasileiros dizem que Lula não merece outra chance de governar o Brasil, aponta Genial/Quaest


 A pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13), revelou que mais da metade dos eleitores brasileiros não apoiam uma nova candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições de 2026. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados acreditam que Lula não merece mais uma chance de governar o país.

A pesquisa, que ouviu 2045 pessoas com 16 anos ou mais de idade de forma presencial, ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio. Com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o estudo possui um nível de confiabilidade de 95%.

Quando questionados se Lula merece mais uma chance como presidente em 2026, os resultados foram os seguintes:

  • Não merece: 55%
  • Merece: 42%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Os dados regionais mostram uma divisão significativa:

  • Nordeste: A maioria acredita que Lula merece outra chance, com 60% a favor e 38% contra.
  • Sudeste: A região apresentou a maior oposição, com 63% contra e apenas 33% a favor.
  • Sul59% contra e 39% a favor.
  • Centro-Oeste/Norte58% contra e 37% a favor.

Além disso, tanto homens quanto mulheres mostraram-se majoritariamente contra uma nova chance para Lula. Os resultados refletem um cenário político dividido e sugerem um desafio significativo para o ex-presidente caso decida concorrer nas próximas eleições.

12/05/2024

Autoridades lamentam o falecimento da deputada Amália Barros aos 39 anos de idade


 Após o comunicado confirmando a morte da deputada federal Amália Barros, várias autoridades expressaram pesar e homenagearam sua memória nas redes sociais. Amália, que tinha apenas 39 anos, era vice-presidente do PL Mulher e deputada federal por Mato Grosso desde 2022.

Paulista de Mogi Mirim e formada em Jornalismo, Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular em 2016. Barros estava internada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde 1º de maio de 2024 para a retirada de um nódulo no pâncreas. No sábado (11.mai), sua equipe disse em suas redes sociais da congressista que ela passaria por uma nova cirurgia para tratar de “complicações no fígado” e que ela continuava em estado grave.

Companheiras de Partido e Amigos Prestam Tributo:

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, amiga pessoal de Amália, compartilhou nos stories do Instagram: “Vou te amar para sempre, minha amiga. Você está nos braços do nosso Pai.”

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) manifestou tristeza e profundo pesar no X (antigo Twitter): “Vá em paz, querida amiga. Você deixa um exemplo de luta e superação, e sua ausência será profundamente sentida. Deus abençoe amigos e familiares. A família PL está de luto.”

O Partido Liberal também emitiu um comunicado: “Sua garra incansável e sua dedicação por melhorar a vida dos cidadãos serão para sempre lembradas. Que sua memória inspire todos nós a continuar seu legado de compromisso e compaixão”.

Valdemar Costa Neto, presidente do partido, expressou seus sentimentos pelo falecimento da deputada: “Amália foi uma defensora incansável da acessibilidade e dedicou sua vida a garantir que todos, independente de suas capacidades físicas, pudessem ter igualdade em participação na sociedade”, disse ele no X.

O ex-presidente Jair Bolsonaro também se pronunciou: “Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos.”

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol lamentou a morte da parlamentar, destacando seu trabalho em prol das pessoas com deficiência: “Não tenho palavras pra me expressar diante dessa notícia. Amália era uma guerreira, com uma história de vida linda e inspiradora. Tive a honra de presenciar o trabalho dela em prol das pessoas com deficiência”, escreveu.

A senadora Leila Barros (PDT-DF) solidarizou-se com a família de Amália: “Me solidarizo com a dor de familiares e amigos da Deputada Amália Barros, que nos deixou nesta noite. Meus mais sinceros sentimentos. Que ela encontre o descanso e a paz”, disse.

A deputada Tereza Cristina (PP-MS) também prestou condolências: “Minhas condolências aos familiares, amigos, colegas do PL e à bancada feminina pela perda da jovem deputada federal Amália Barros, do Mato Grosso. Ela partiu cedo, mas será lembrada pela sua defesa dos direitos das pessoas com deficiência, das mulheres e da saúde em primeiro lugar”.