11/06/2024

Polícia Civil de Goiás prende três por uso de IA para invadir contas bancárias


 Três mandados de prisão e três de busca e apreensão foi deflagrada nesta manhã terça-feira, dia 11. Os investigados são suspeitos de tentarem acessar, de forma fraudulenta, 259 contas bancárias de um banco digital em cerca de 700 tentativas. Caso tivessem obtido sucesso, o prejuízo estimado seria de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Os mandados estão sendo executados em Goiânia e São Paulo. As investigações indicam um esquema sofisticado de fraude bancária, onde os suspeitos utilizaram tecnologias avançadas com o uso de imagens falsas criadas através da Inteligência Artificial, conhecida como Deep Fake, mesmo nome da operação em andamento, para tentar burlar os sistemas de segurança do banco digital, visando desviar grandes quantias de dinheiro.

A ação foi realizada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC), que trabalha para identificar e prender os responsáveis pelo esquema fraudulento. A operação visa interromper as atividades ilícitas e evitar novos prejuízos ao sistema bancário.

Fonte: Diário da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário