31/07/2025

Apreensão de dinheiro na cueca de empresário levou PF a investigar presidente da CBF


A Polícia Federal começou a investigar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, após encontrar R$ 500 mil com o empresário Renildo Lima durante o período eleitoral de 2024. Parte do dinheiro estava na cueca do empresário. Lima é esposo da deputada federal Helena da Asatur (MDB). Todos foram alvos da operação Caixa Preta, deflagrada nessa quarta-feira (30).

A operação apura a compra de votos nas eleições municipais de 2024, em Roraima. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no estado e no Rio de Janeiro. A Polícia Federal não esclareceu qual a ligação entre Samir Xaud e demais alvos da operação desta quarta e o dinheiro apreendido com Renildo.

A CBF confirmou que “recebeu agentes da Polícia Federal em sua sede entre 6h24 e 6h52 num desdobramento de investigação determinada pela Justiça Eleitoral de Roraima”, mas ressaltou que “a operação não tem qualquer relação com a CBF ou futebol brasileiro” e que “o presidente da entidade, Samir Xaud, não é o centro das apurações”.

23/07/2025

Ex-presidente do STF diz que história julgará Moraes por seus abusos: “Eu não queria estar na pele dele’


 O ex-ministro Marco Aurélio Mello, que já presidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou duras críticas a Alexandre de Moraes, apontando que a Corte atravessa um período de excessos e decisões sem sentido.

Em sua avaliação, a atuação de Moraes extrapola os limites do Estado Democrático de Direito e será, inevitavelmente, alvo de questionamentos históricos.

“Eu não queria estar na pele do ministro Alexandre de Moraes. Ele não consegue sair, estar num lugar público, a não ser com contingente de seguranças. Quando isso se verifica, algo está errado. E cumpre àquele que é alvo da hostilização da sociedade observar os atos praticados se evoluir. E vou repetir: resulta no prejuízo da instituição e, mais à frente, a história cobrará esses atos praticados. Ele (Moraes) proibiu, por exemplo, diálogos. Mordaça, censura prévia, em pleno século que estamos vivendo. É incompreensível”, declarou Marco Aurélio.

Segundo o ex-decano, compreender a motivação por trás das decisões do ministro exigiria uma análise mais profunda, que beiraria o campo da psicanálise. Em tom irônico, ele afirmou que seria necessário colocá-lo “em um divã” para tentar entender os reais impulsos por trás de sua conduta, que classifica como autoritária e prejudicial à imagem do Supremo.

Marco Aurélio também criticou a forma como a investigação envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi conduzida desde o início. Na sua visão, o caso jamais deveria estar sob responsabilidade do STF. Ele lembrou que, à época em que Lula era ex-presidente, os processos correram na primeira instância.

“Estive 31 anos na bancada do Supremo e nunca julgamos em turma processo crime. Alguma coisa está errada”, disse ele em entrevista concedida ao jornal Estadão.

Para o ex-ministro, Bolsonaro tem sido alvo de tratamento vexatório, referindo-se ao uso de tornozeleira eletrônica como exemplo de humilhação incompatível com o princípio da dignidade humana. Ele argumenta que o ex-mandatário vem sendo tratado como se fosse um criminoso de alta periculosidade.

Fonte: Conexão Política

22/07/2025

Deputado Sóstenes Cavalcante diz que decisão de Hugo Motta que proibiu reunião de comissões é ilegal


 

Líder do PL argumentou que, pelo regimento interno da Casa, o presidente em exercício neste momento é Elmar Nascimento (União-BA)

O clima esquentou de vez na Câmara dos Deputados. É que o líder do PL na Câmara dos DeputadosSóstenes Cavalcante (RJ), fez duras críticas hoje, 22/07, ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB) que proibiu a realização de reuniões de comissões no período de 22 de julho a 1º de agosto. A medida impediu que os colegiados de Segurança Pública e Relações Exteriores votassem moções de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta terça.

Segundo Sóstenes, o ato de Motta é “ilegal” e “antirregimental”, porque ele encontra-se fora do país, assim como o primeiro vice-presidente da Casa, Altineu Côrtes (PL-RJ), e, pelo regimento interno da Câmara, o presidente em exercício desde a viagem dos dois é o segundo vice-presidente, Elmar Nascimento (União-BA).

19/07/2025

Caiado se posiciona para proteger empresas goianas da crise com os Estados Unidos


 

O governo goiano anunciou também que vai se posicionar politicamente sobre o que está acontecendo entre Brasil e Estados Unidos

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado se move para proteger empresas goianas da crise gerada entre o governo Lula e os Estados Unidos. Diante da escalada na crise diplomática e comercial entre Brasil e Estados Unidos, Caiado anunciou neste sábado, 12, uma série de medidas com o objetivo de proteger a economia estadual dos impactos das novas tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros. Em declaração publicada nas redes sociais, Caiado classificou a situação como grave e afirmou que não pode esperar por uma reação do governo federal, que, segundo ele, “não esboça nenhuma ação”.

“Os últimos acontecimentos envolvendo o Brasil e Estados Unidos mostram um sério agravamento na crise com reflexos na vida de trabalhadores e empresas. As soluções para os desafios do Brasil não virão de fora para dentro. Precisamos reagir com firmeza e responsabilidade”, disse Caiado em vídeo gravado durante missão oficial ao Japão.

Ronaldo Caiado determinou a abertura de uma linha de crédito com taxas inferiores às de mercado para empresas goianas que possam ser prejudicadas pelo chamado “tarifaço” norte-americano. A sobretaxa de 50% sobre diversos produtos brasileiros — como soja, carne e derivados do aço — deve entrar em vigor a partir de 1.º de agosto, e Goiás, grande exportador do setor agroindustrial, pode ser um dos estados mais afetados. Ronaldo Caiado anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho com representantes do governo estadual e da iniciativa privada. O objetivo, segundo ele, é avaliar medidas adicionais capazes de proteger a economia local, manter empregos e evitar o fechamento de empresas.

“O objetivo é não deixar desempregar nenhum trabalhador ou fechar qualquer empresa que possa ser penalizada com as medidas anunciadas pelos Estados Unidos”, afirmou.

Caiado também ressaltou que o momento exige foco nas consequências sociais da crise comercial.

“É hora de pensar nas pessoas, cuidar das famílias e preservar empregos”, declarou.

Caiado vai se posicionar politicamente

Embora não tenha feito críticas diretas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador indicou que tratará do aspecto político da crise ao retornar ao Brasil, reforçando que, por estar em viagem oficial ao exterior, prefere manter a reserva recomendada por figuras históricas da política brasileira.

“Sobre a crise política, sigo os ensinamentos de Carlos Lacerda de que não se comenta estando fora do país. Na terça-feira retorno do Japão, onde estou em missão oficial, e me posicionarei.”

18/07/2025

Alexandre de Moraes manda a PF colocar tornozeleira eletrônica em Jair Bolsonaro


 

Bolsonaro ainda está proibido de sair de casa à noite e não poderá usar redes sociais

O cerco ao ex-presidente Jair Bolsonaro está se fechando. A Polícia Federal cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira (18), em Brasília. Determinação do ministro Alexandre de Moraes impõe ainda que o ex-presidente siga medidas restritivas. Advogados de defesa do ex-presidente confirmaram a operação nesta manhã na casa do político em Brasília e também na sede do PL. Entre as restrições impostas pelo Supremo, Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e também não poderá acessar redes sociais.

Além disso, o ex-mandatário deve permanecer em casa entre 19h e 7 da manhã, e está proibido de manter contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros e demais investigados ou réus no Supremo, e também não poderá se aproximar de embaixadas.

A PF apontou que Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento do processo do golpe e disse que as ações poderiam caracterizar crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.

As medidas restritivas impostas a Jair Bolsonaro são:

– uso de tornozeleira eletrônica;
– recolhimento domiciliar entre 19h e 7h e finais de semana;
– proibição de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros;
– proibição de se comunicar com outros réus e investigados;
– proibição de acesso às redes sociais.

Segundo a Polícia Federal, as ações de Bolsonaro podem caracterizar crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional. Além das novas medidas restritivas, Bolsonaro segue com o passaporte retido. Desde fevereiro de 2024, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, Bolsonaro está sem o documento. O ex-presidente tentou recuperá-lo em quatro ocasiões, mas todos os pedidos formulados por sua defesa para a devolução do documento foram negados por Alexandre de Moraes.

Réu por suposta tentativa de golpe

O ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-comandantes das Forças Armadas respondem a processo no Supremo Tribunal Federal por envolvimento na suposta tentativa de golpe de Estado. Na segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a condenação de Bolsonaro e de membros do chamado “núcleo crucial” da articulação golpista. Segundo a PGR, o ex-mandatário é descrito como o “principal articulador, maior beneficiário e autor dos atos mais graves” na tentativa de subversão institucional

16/07/2025

Marx diria que o comunismo já está implantado no Brasil. Leia agora a opinião de Demóstenes Torres!


 

Os autores do Manifesto Comunista se orgulhariam de ver que as ideias propostas no livro foram ou estão sendo postas em prática

Demóstenes Torres

Um espectro assombra o Brasil e não se trata de um fantasminha camarada –pode até ser camarada como sinônimo do que no PT (Partido dos Trabalhadores) é companheiro, mas é real.

Dá até calafrios comparar o governo Lula 3 ao que determina o “Manifesto Comunista”, o livro que fundamentou 110 milhões de mortes da Revolução Russa de 1917 até a queda do Muro de Berlim, em 1989.

Aconteceu o que no Direito é chamado de subsunção.

Manifesto Comunista – “A sociedade divide-se em 2 vastos campos opostos, a burguesia e o proletariado”.

Lula 3 – Dividir o país é especialidade da esquerda. Estabeleceu o “nós contra eles” e, agora, insiste num “pobres X ricos” nos parâmetros petistas, em que os primeiros são “miseráveis” como os que roubaram R$ 6 bilhões dos segundos, os aposentados do INSS, que por essa visão seriam os “ricos”.

MC – “No lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal”.

L3 – No imenso conjunto de fake news que é o “Manifesto Comunista”, essa aí mistura fé a seu antípoda, o cinismo de atribuir aos outros o que está em si. A burguesia mandatária é essa que sequestrou as liberdades individuais e as enquadrou das instituições de ensino à bilionária propaganda oficial.

Exploração aberta, como a que faz com os vulneráveis financeiramente; cínica, como atribuir ao produtor as queimadas na Amazônia; direta, como os descontos no contracheque do funcionário que não tem empréstimo consignado; e brutal, como a que o gabinete do ódio vermelho faz ao interpretar os cenários de horror pós-captura das narrativas.

MC – “As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente”.L3 – Ainda bem que o setor produtivo não depende do governo, que só atrapalha. Deve-se ao petismo a carga tributária oligofrênica que tornou ultrapassadas algumas plantas industriais a ponto de umas irem à falência e outras, a se instalarem fora.

MC – “Para o proletariado, as leis, a moral e a religião são meros preconceitos burgueses”.L3 – Proletariado, no caso, são os que se filiam a siglas do governo, porque o trabalhador comum, seja ele patrão ou empregado, obedece às leis e tem moral, com 90% professando religião sem qualquer preconceito.

MC – “O objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os demais partidos proletários: constituição dos proletários em classe, derrubada da supremacia burguesa, conquista do poder político pelo proletariado”.

L3 – Karl Marx e Friedrich Engels publicaram isso em 1848 e, em quase 180 anos de lorota, o que houve foi supremacia das ditaduras comunistas, conquista do poder pelas armas e constituição dos proletários em miseráveis.

MC – “Na sociedade comunista, o trabalho acumulado é sempre um meio de ampliar, enriquecer e melhorar cada vez mais a existência dos trabalhadores”.L3 – Quem caiu nesse engodo, como Cuba e Venezuela, viu seu trabalho ampliar o despotismo dos dirigentes, enriquecer bandidos usurpadores de mandato e melhorar a existência dos figurões do partido.

MC – “Horrorizai-vos, porque queremos abolir a propriedade privada”.

L3 – O confisco está em curso, via impostos horrendos, taxas horríveis, supersalários horripilantes, juros horrorizantes…

MC – “Abolição da família! Até os mais radicais ficam indignados diante desse desígnio infame dos comunistas. Sobre que fundamento repousa a família atual, a família burguesa? No capital, no ganho individual. A família, na sua plenitude, só existe para a burguesia, mas encontra seu complemento na supressão forçada da família para o proletário e na prostituição pública”.L3 – Esse trecho não deixa dúvidas quanto à origem dos planos de governo da esquerda. Depois, ainda reclamam quando a população apoia as pautas da direita nos costumes, a defesa da família e o combate às drogas, por exemplo.

MC – “A família burguesa e seu complemento desaparecerão com o desaparecimento do capital”.

L3 – Os comunistas tentam, mas fracassam também nessa área. O capital só desaparece quando alguém do INSS autoriza o desconto na fonte. Quanto ao fim da família, vão sonhando, esquerdistas…

MC – “As declamações burguesas sobre a família e a educação, sobre os doces laços que unem a criança aos pais, tornam-se cada vez mais repugnantes à medida que a grande indústria destrói todos os laços familiares do proletário e transforma as crianças em simples objetos do comércio, em simples instrumentos de trabalho”.

L3 – São realmente doces as ligações da criança com seus pais. O que causa repugnância é a leniência do governo em patrocinar o esgarçamento dos laços familiares por meio do desrespeito da mídia e do incentivo à erotização do ensino, da publicidade e até de autoproclamados artistas bancados pela Lei Rouanet.Não se tem notícia de crianças transformadas “em simples objeto do comércio”, mas na estreia de Lula 3 foram fechadas 2.153.840 empresas, 25,7% a mais que em 2022, transformando as crianças em filhas de falidos. Ou seja, o objeto do comércio é sobreviver, caso mude a política econômica.

MC – “Nossos burgueses, não contentes em ter à sua disposição as mulheres e as filhas dos proletários, sem falar da prostituição oficial, têm singular prazer em cornearem-se uns aos outros”.L3 – O linguajar mostra o nível do documento inspirador das gestões de esquerda: machista, preconceituoso, elitista, segregador.

MC – “Os comunistas são acusados de querer abolir a pátria e a nacionalidade. Os operários não têm pátria. Não se lhes pode tirar aquilo que não têm”.L3 – Os operários são patriotas, sim. O que desaprovam é decisão nascida do “Manifesto Comunista”, como o PT não ter assinado a Constituição que tanto profana e vetar o Plano Real. Parte da esquerda brasileira comemorou a derrubada das Torres Gêmeas em Nova York e se solidariza com o terrorismo mundial.

MC – “O proletariado usará sua supremacia política para arrancar pouco a pouco todo capital à burguesia para centralizar todos os instrumentos de produção nas mãos do Estado”.L3 – Fruto desse pensamento enviesado é o prejuízo que as estatais dão ao Brasil: 23 delas tiveram rombo de R$ 5 bilhões e 348 milhões em 2023. O deficit não para de subir, a dívida pública explodiu e em 40 meses de Lula 3 quase alcançou R$ 10 trilhões, 76,1% do PIB (Produto Interno Bruto), em maio de 2025.

MC – Algumas das medidas a “serem postas em prática: expropriar a propriedade latifundiária e empregar a renda da terra em proveito do Estado; impostos fortemente progressivos; abolir o direito de herança; confiscar a propriedade de todos os emigrados e sediciosos; centralizar o crédito e todos os meios de transporte nas mãos do Estado; multiplicar as fábricas e os instrumentos de produção pertencentes ao Estado; trabalho obrigatório para todos e organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura”.

L3 – Se estivessem aqui, Engels e Marx se orgulhariam de seus sucessores. Até porque essas medidas propostas no “Manifesto Comunista” foram ou estão sendo postas em prática ou ficarão para o mandato L4, que não virá.

Demóstenes Torres, 64 anos, é ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, procurador de Justiça aposentado e advogado. Escreve para o Poder360 semanalmente às quartas-feiras.

15/07/2025

PF investiga rede que vendia brasileiras como escravas sexuais de luxo na Europa


 A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15/7), uma operação para apurar um esquema de tráfico internacional de mulheres para fins de exploração sexual na Europa. As investigações foram iniciadas em maio de 2024 e indicam que o grupo aliciava mulheres brasileiras, especialmente com perfil de modelos, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.

As vítimas eram atraídas com promessas de altos ganhos, passagens e hospedagem, mas, ao chegarem ao exterior, eram submetidas a condições degradantes, jornadas exaustivas, ameaças, retenção de documentos, exploração financeira e violência física e psicológica.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo (SP), além de um mandado de prisão preventiva, com o objetivo de coletar provas e aprofundar as investigações sobre a estrutura e o funcionamento do grupo responsável pelo aliciamento e envio das vítimas ao exterior.

14/07/2025

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados


 Ao menos 245 cavalos morreram após terem consumido rações equinas contaminadas da empresa Nutratta Nutrição Animal. Os casos foram registrados em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está sendo apurada falha no controle de matérias-primas utilizadas pela empresa.

“Em todas as propriedades investigadas os equinos que adoeceram ou vieram a óbito consumiram produtos da empresa. Já os animais que não ingeriram as rações permaneceram saudáveis, mesmo quando alojados nos mesmos ambientes”, informou o Mapa, referindo-se às amostras analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA).

As análises constataram presença de alcalóides pirrolizidínicos, substâncias tóxicas chamadas de monocrotalina que são, segundo o ministério, incompatíveis com a segurança alimentar animal. A geração da monocrotalina tem, segundo o Mapa, origem em resíduos de plantas do gênero crotalaria, encontrados no alimento destinado aos animais.

Problemas

Em nota, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, disse que, mesmo em doses muito pequenas, essa substância pode causar problemas neurológicos e hepáticos graves. Por isso, acrescenta, “a legislação é clara: ela [a substância encontrada] não pode estar presente em nenhuma hipótese” nas rações.

Diante da situação, foi instaurado pelo ministério processo administrativo fiscalizatório, lavrado um auto de infração e determinada a suspensão cautelar da fabricação e da comercialização de rações destinadas a equídeos da Nutratta Nutrição Animal.

Posteriormente, a medida foi estendida a rações voltadas a todas as espécies de animais.

“Mesmo com a interdição determinada pelo ministério, a empresa [Nutratta Nutrição Animal] obteve na Justiça autorização para retomar parte da produção não destinadas a equídeos. O Mapa já recorreu da decisão, apresentando novas evidências técnicas que reforçam o risco sanitário representado pelos produtos e a necessidade de manutenção das medidas preventivas adotadas”, esclarece o Mapa.

Ainda de acordo com o ministério, estão sendo feitos acompanhamentos de forma a garantir o recolhimento do lote contaminado.

Fonte: Agência Brasil

12/07/2025

Tarcísio de Freitas rebate a Fake News de que estaria tentando facilitar a fuga de Bolsonaro


 O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), negou ter procurado ministros do Supremo Tribunal Federal para solicitar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse autorizado a viajar aos Estados Unidos.

A declaração foi dada após publicação da Folha de S.Paulo afirmar que o governador teria feito um apelo “surpreendente” a ministros do Supremo, propondo que autorizassem Bolsonaro a viajar aos EUA. O objetivo seria convencer Donald Trump a recuar da taxação anunciada na quarta-feira, 9.

“Não houve isso”, afirmou o governador à CNN Brasil. Segundo Tarcísio, não houve qualquer contato com magistrados da Corte sobre o tema nem pedido relacionado à liberação do passaporte de Bolsonaro.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de inquérito para apurar a conduta de Tarcísio.

No documento, o parlamentar o acusa de tentar “facilitar a fuga” de Bolsonaro e aponta possíveis crimes de favorecimento pessoal, tráfico de influência, corrupção passiva e improbidade administrativa.

Na petição, Boulos chama Tarcísio de “office-boy do ex-presidente” pela alegada tentativa de favorecimento à fuga de Bolsonaro.

“É inacreditável a cara de pau do governador Tarcísio. Ele quer ajudar Bolsonaro a fugir e, para isso, se presta ao papel de office-boy do ex-presidente. Isso para não falar do absurdo que é tentar colocar Bolsonaro, o responsável pelo tarifaço que irá prejudicar milhões de brasileiros, como alguém capaz de impedir a medida; é o bandido se fazendo de mocinho”, diz trecho.

Tarcísio de Freitas, na verdade, se colocou como negociador no caso da taxação anunciada por Trump. O governador escreveu em suas redes sociais:

“Acabo de me reunir com Gabriel Escobar, Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, em Brasília. Conversamos sobre as consequências da tarifa para a indústria e agro brasileiro e também o reflexo disso para as empresas americanas. Vamos abrir diálogo com as empresas paulistas, lastreado em dados e argumentos consolidados, para buscar soluções efetivas. É preciso negociar. Narrativas não resolverão o problema. A responsabilidade é de quem governa.”

 

Com informações de O Antagonista

09/07/2025

Ronaldo Caiado faz as mais duras críticas que Lula já recebeu: “ele Lula, está chefiando um “narcoestado”.

 


Caiado ainda diz que Lula se ajoelhou para o crime organizado no Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), pré-candidato a presidência República, teceu as mais duras críticas contra o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Caiado, ao se referir a um encontro do presidente Lula com uma associação de moradores devidamente indentificada com a facção criminosa mais famosa do Brasil, o PCC, na Favela do Moinho em São Paulo, disse que Lula está chefiando um narcoestado.

As declarações de Ronaldo Caiado foram dadas à coluna de Adreza Matais no portal de notícias de Brasília, Metrópoles. Como foi amplamente divulgada pela mídia nacional, integrantes do governo federal negociaram uma agenda de Lula na Favela do Moinho, no fim de junho, com uma associação de moradores que tem laços com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

“Isso que vimos na imprensa hoje prova o que tenho dito há tempos: o Lula não é presidente dos brasileiros honrados e trabalhadores, e sim representante de um narcoestado implantado no Brasil, com a conivência do próprio Lula e do PT”, disse Caiado.
Ao longo dos últimos meses, integrantes do governo tiveram diversas reuniões com a Associação da Comunidade do Moinho. A entidade é presidida por Alessandra Moja Cunha, irmã do traficante Leonardo Monteiro Moja, o “Léo do Moinho”. Além disso, o endereço da associação já foi usado pelo PCC para guardar drogas.
“Com essa associação ao PCC, Lula se coloca como réu confesso — um presidente que se ajoelhou para o crime organizado. Não existe Estado Democrático de Direito onde o crime manda na vida das pessoas. Não existe paz nem desenvolvimento. A verdade é que o Lula é uma farsa. Nunca defendeu os pobres, os necessitados, os trabalhadores. Pelo contrário: assalta os aposentados e faz um governo vendido aos grandes lobbies e ao bem-estar dos narcotraficantes”, disse Caiado.

08/07/2025

PF investiga ação criminosa voltada ao contrabando de imigrantes


Uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã de hoje (8), na capital paulista, desarticulou uma organização criminosa especializada no contrabando de imigrantes. Chamada de VAR, a ação contou com o apoio da Coordenação-Geral de Imigração Laboral (CGIL), do Ministério da Justiça e de órgãos internacionais, por meio de cooperação com a Homeland Security Investigations (HSI).

Durante os trabalhos, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em São Paulo.

Segundo a Polícia Federal, as investigações identificaram que esse grupo criminoso promovia a entrada ilegal de estrangeiros no Brasil por meio de pedidos fraudulentos de residência. Esses pedidos eram baseados em contratos de trabalho falsos com instituições esportivas. Somente nos primeiros meses de 2024, a Polícia Federal identificou quase trezentas entradas irregulares de imigrantes, a maioria deles de origem camaronesa.

Fonte: Agência Brasil

06/07/2025

Presidente do PL afirma que, além de Bolsonaro, só Michele pode vencer Lula em 2026


 A direita no Brasil não tem outro caminho para chegar ao poder em 2026. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) é, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a única capaz de vencer o presidente Lula (PT) em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026.

A declaração foi feita durante um evento do PL Mulher, realizado em Guarulhos, na Grande São Paulo. Valdemar destacou o desempenho de Michelle nas pesquisas eleitorais, afirmando que “em todas as pesquisas que nós fizemos, todas, ela bate o Lula no segundo turno”. Apesar de Michelle ainda não ter confirmado candidatura, o líder do PL considera sua força eleitoral surpreendente e promissora dentro do partido.

Segundo levantamento recente do instituto Paraná Pesquisas, realizado em 26 estados e no Distrito Federal, Michelle, Jair Bolsonaro e Lula apresentam empate técnico em cenários de primeiro turno.

Mesmo elogiando Michelle, Valdemar não descartou a possibilidade de Jair Bolsonaro tentar retornar ao cargo, caso sua inelegibilidade seja revertida. Valdemar afirmou ainda que quem vai escolher o candidato para Presidência caso não seja revertido a inelegibilidade do político “não será o partido, mas sim, Bolsonaro.”

Atualmente, o ex-presidente está impedido de disputar eleições por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com informações do Diário do Poder

05/07/2025

Governo de Goiás lança pacote bilionário de obras de infraestrutura


 

Recursos do Fundeinfra vão bancar sete novas obras rodoviárias do estado

O governo de Goiás lançou um pacote de sete novas obras rodoviárias custeadas pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O total de investimentos soma mais de R$ 1,145 bilhão, com a contratação dos serviços por meio de parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O novo formato viabilizará mais de 330 quilômetros de rodovias, incluindo, além da pavimentação completa de rodovias estaduais, a construção de pontes e a duplicação de trechos estratégicos para o escoamento da produção agropecuária e a mobilidade regional. Os investimentos, previstos para cidades como Bela Vista, Silvânia, Caçu, Perolândia, Iporá e Itarumã, serão geridas pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), após assinatura de termo de colaboração com o Estado.

“Estamos mostrando que é possível fazer mais, com mais qualidade e em menos tempo. A população quer obra pronta, quer estrada boa, quer segurança para trafegar. Esse novo formato garante isso. É uma inovação administrativa prevista nas legislações federal e estadual. Ao romper com a burocracia ineficiente, Goiás será exemplo para o Brasil”, explica Pedro Sales, presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e  Transportes (Goinfra).

Mapa das obras: GO-460, GO-194 GO-221 (52,35 km), R$ 108.089.940,82; GO-147: Bela Vista-Silvânia (46,26 km):R$ 170.056.613,10; GO-178: dois lotes – entroncamento com a BR-364 e o com a GO-306 e entre entroncamento com a GO-306 e o município de Itarumã (Total de 85,4 km): R$ 314.820.727,24; GO-180: Entroncamento com a GO-467 e o com a GO-306 (32,88 km): R$ 138.570.338,86;  GO-206: Entroncamento com a GO-178 e o com a GO-184 (68,37 km):R$ 247.481.181,43; e GO-220: Entroncamento com a GO-341 e o município de Perolândia (45,2 km): R$ 166.578.626,92.

04/07/2025

Moraes suspende atos do governo e do Congresso sobre o IOF


 O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta sexta-feira (4), a suspensão dos atos do governo federal e do Congresso Nacional sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e convocou uma audiência de conciliação entre os Poderes para debater o tema.

A audiência de conciliação foi antecipada pela CNN. Pela decisão de Moraes, essa sessão foi marcada para 15 de julho.

“Verifica-se que tanto os decretos presidenciais, por séria e fundada dúvida sobre eventual, desvio de finalidade para sua edição, quanto o decreto legislativo, por incidir em decreto autônomo presidencial, aparentam distanciar-se dos pressupostos constitucionais exigidos para ambos os gêneros normativos”, escreveu o ministro.

Na decisão, Moraes deu um prazo de cinco dias para que o governo esclareça os motivos para ter decidido aumentar o IOF e as razões pelas quais o Congresso derrubou a elevação do tributo.

02/07/2025

Fecomércio-GO recebe Ministro do Trabalho nesta quinta-feira


 O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi Carneiro, receberá, nesta quinta-feira (3/7), às 12h, na sede da entidade, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Na ocasião, Baiocchi entregará ao ministro um documento que expressa a preocupação do setor produtivo com os impactos da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) e da Portaria nº 3.665/2023, que trata da obrigatoriedade de negociação coletiva para o trabalho aos domingos e feriados. Segundo a Fecomércio-GO, essas medidas impõem custos e exigências desproporcionais às micro e pequenas empresas, além de gerarem insegurança jurídica quanto ao funcionamento em domingos e feriados.

A entidade solicitará ao ministro a revisão das normas, buscando um equilíbrio entre a proteção ao trabalhador e a sustentabilidade das empresas do comércio e de serviços.

SERVIÇO:
Data: 03 de julho de 2025 (quinta-feira)
⏰ Horário: 12h
Local: Fecomércio-GO – Avenida 136, nº 1.084, Setor Marista, Goiânia
Informações para a imprensa: Fecomércio-GO / Assessoria de Comunicação – (62) 3227-2400

01/07/2025

“STF invade o espaço de outros poderes”, diz André Mendonça


 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça afirmou que a Corte tem, em algumas situações, invadido competências de outros Poderes, especialmente do Legislativo.

“Sou minoria no Supremo hoje e entendo que, realmente, em algumas situações o Supremo está invadindo o espaço de outros Poderes — principalmente o Poder Legislativo — também na definição de políticas públicas, com o âmbito de discricionariedade que deveria ser administrativa, adentrando-se na discricionariedade da esfera judicial”, afirmou o ministro em entrevista ao portal Migalhas.

A manifestação ocorreu após o ministro votar contra a responsabilização das big techs por conteúdos gerados por terceiros nas redes sociais, no julgamento em que o STF analisou a constitucionalidade de trechos do Marco Civil da Internet. O resultado do julgamento foi de 8 a 3 pela ampliação da responsabilização civil das plataformas.