26/02/2015

Goiás vence por 1 a 0 e continua sem jamais ter perdido para o Santo André

alex-gol-4881

Permanece a hegemonia esmeraldina. Fora de casa, o Goiás venceu o Santo Andrépor 1 a 0, na noite desta quarta-feira, e continua sem jamais ter perdido do adversáriopaulista – cinco vitórias em cinco partidas na história do confronto. Além disso, oAlviverde largou na frente e deu importante passo para avançar à segunda fase daCopa do Brasil.
Para sair vitorioso do estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, o time comandado pelo técnico Wagner Lopes contou com dois protagonistas: o goleiroRenan, que defendeu pênalti de Müller Fernandes, e o zagueiro Alex Alves, autor do único gol da partida. O defensor sacramentou o triunfo com cabeceio certeiro aos 32 minutos do primeiro tempo.
O Santo André viaja até Goiânia para o embate da volta no dia 1 de abril. O Goiásterá a vantagem do empate. Vitória por 1 a 0 do Ramalhão leva à decisão por pênaltis.
O jogo
Logo aos cinco minutos de partida, Erik teve a chance de abrir o placar para o Goiás.Ele aproveitou um contra-ataque e ficou cara a cara com o goleiro Neto, que saiu da área e conseguiu levar a melhor sobre o atacante. Mesmo com essa chance criada, oGoiás estava sofrendo uma pequena pressão do Santo André, que tentava explorar a frágil marcação da defesa adversária.
Deste modo, aos 28 minutos, Ryan foi derrubado por Felipe dentro da área e o árbitro sinalizou a penalidade máxima. Na cobrança, Müller Fernandes tentou surpreender o goleiro Renan tomando pouca distância da bola antes do chute. Contudo, o atacante bateu rasteira e o arqueiro conseguiu fazer a defesa no canto, evitando o gol do adversário.
O castigo veio quatro minutos depois. Felipe Menezes jogou a bola na área e o zagueiro Alex Alves conseguiu cabecear para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Neto. A partir deste momento, os visitantes passaram a comandar as ações da partida e até conseguiram criar algumas chances de ampliar o marcador, mas terminaram a primeira etapa vencendo apenas por 1 a 0.
Logo após o intervalo, o time esmeraldino teve uma grande oportunidade de marcar o segundo gol da partida. O goleiro Neto acabou saindo errado em uma bola cruzada e a defesa do Ramalhão teve que afastar o perigo. Contudo, assim como no início da primeira etapa, o Santo André pressionou o adversário, mas não conseguiu finalizar bem suas jogadas.
Deste modo, o técnico dos anfitriões, Ivan Izzo, fez suas alterações, colocando, inclusive, o experiente atacante Rodriguinho, que foi destaque do time paulista na campanha do Campeonato Paulista de 2010. Contudo, as substituições não surtiram efeito, já que o Santo André apostou em jogadas aéreas, o que facilitava o trabalho da defesa do Goiás.
Somente nos minutos finais, após bela jogada de Müller Fernandes, que conseguiu finalizar forte de dentro da área, mas Renan agarrou com segurança e segurou o triunfo do Alviverde por 1 a 0 no confronto de ida da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
SANTO ANDRÉ 0X1 GOIÁS
Local: Estádio 1° de Maio, em São Bernardo (SP)
Data: 25/02
Horário: 19h30
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS)
Auxiliares: Adriano de Assis Miranda (SP) e Silvia Regina de Oliveira (SP)
Público: 716 pagantes
Renda: 7.500 reais
Gol: Alex Alves 32 ‘1°T (0-1)
Cartões Amarelos: Jonas; Ramalho (Santo André); Felipe Macedo, Danilo (Goiás)
SANTO ANDRÉ: Neto; Jean, Jonas, Rayan e Renato Peixe; Jackson, Ramalho, Helton Luiz, Guilherme Garré (Rodriguinho); Anderson Bartola (Cacá) e Müller Fernandes.
Técnico: Ivan Rizzo
GOIÁS: Renan; Everton, Felipe Macedo, Alex Alves e Felipe Saturnino; Ygor, David, Felipe Menezes (Rodrigo) e Murilo (Carlos Eduardo); Bruno Henrique (Danilo) e Érik.
Técnico: Wagner Lopes

Agetop desmente informação de que Autódromo de Goiânia passaria a se chamar Ary Valadão



Autódromo de Goiânia

O nome do Autódromo Internacional de Goiânia continuará como Ayrton Senna

Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) desmentiu, na tarde desta quarta-feira (25/2), boatos de que o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna teria seu nome alterado.
Foi divulgado em alguns veículos de comunicação de que, supostamente, oautódromo de Goiânia  se chamaria “Ary Valadão”, em homenagem ao ex-governador de Goiás.
No texto, a agência explica que que, de acordo com a Lei Nº 13.468, de 27/julho/1999, publicada no Diário Oficial de 5/8/1999, “não existe oficialmente a possibilidade de conceder, ao ex-governador Ary Valadão, o nome do Autódromo de Goiânia”.
“Conforme decretado, é proibido atribuir nome de pessoa viva, a prédios públicos da administração pública direta ou indireta. No caso de concessão da homenagem de que trata esta Lei, conforme Parágrafo único, é obrigatória a juntada de competente atestado de óbito”, finalizam.
Veja a nota na íntegra abaixo:
Comunicamos que, tendo em vista a Lei Nº 13.468, de 27/julho/1999, publicada no Diário Oficial de 05/08/199, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos, não existe oficialmente a possibilidade de conceder, ao ex-governador Ary Valadão, o nome do Autódromo de Goiânia. Conforme decretado, é proibido atribuir nome de pessoa viva, a prédios públicos da administração pública direta ou indireta. No caso de concessão da homenagem de que trata esta Lei, conforme Parágrafo único, é obrigatória a juntada de competente atestado de óbito.

24/02/2015

Marconi Perillo recebe hoje o prêmio de Político do Ano de 2014

marconi-perillo4-620x450

Marconi foi escolhido o político do ano de 2014 depois de conquistar seu quarto mandato como governador

Clube dos Repórteres Políticos de Goiás entrega hoje o prêmio de político do ano de 2014 ao governador Marconi Perillo. O evento será na sede da Asmego (Associação dos Magistrados do Estado de Goiás) às 20:00 horas em Goiânia. Depois de viver uma crise sem precedentes nos dois primeiros anos de seu terceiro mandato como governador, Marconi que foi vítima de perseguição implacável por parte do ex-presidente Lula e seus asseclas, praticamente ressurgiu das cinzas para emplacar nos dois últimos anos do mandato anterior um governo arrojado e capaz de demonstrar uma completa recuperação da malha viária e transformar o estado em um gigantesco canteiro de obras.
Marconi Perillo, que chegou a ser considerado politicamente morto no ano de 2012, demonstrou uma capacidade de trabalho e de recuperação política e eleitoral que impressionou meio mundo. O governador saiu do fundo do poço para conquistar uma estrondosa vitória contra o seu maior adversário político, Iris Rezende (PMDB). OClube dos Repórteres Políticos de Goiás é presidido pelo jornalista Divino Olávioque acredita no sucesso absoluto do evento desta noite que também premiará o congressista, deputado e vereador do ano de 2014 em Goiás.

Ronaldo Caiado é internado às pressas em Goiânia



Caiado
O senador Ronaldo Caiado (DEM) informou há pouco, no Twitter, que foi internado nohospital Anis Rassi, em Goiânia, com diagnóstico de cólica biliar. Ele deu entrada na unidade por volta das 23h30 de segunda-feira com fortes dores abdominais. Está sob os cuidados do médico Anis Rassi Júnior.
“Já estou bem, mas vou continuar internado para fazer novos exames. Infelizmente minha agenda fica suspensa por enquanto”, escreveu o senador.
A cólica decorre da formação de pequenos depósitos duros dentro da vesícula biliar. Estes depósitos costumam ser do tamanho de um grão de areia, mas podem atingir dimensões de uma bola de golfe.
A medicina ainda não chegou a uma conclusão sobre as razões levam à formação de cálculos biliares. Normalmente, a bile contém substâncias químicas suficiente para dissolver o colesterol excretado pelo fígado. Mas se o fígado excreta mais colesterol do que a bile pode dissolver, o excesso de colesterol pode se transformar em cristais e, eventualmente, em pedras.
Outra possível causa para o surgimento de cálculos biliares é a alta quantidade de bilirrubina na bile. A bilirrubina é uma substância química produzida no momento em que o corpo quebra as hemácias do sangue. Alguns problemas fazem com que o fígado produza quantidades acima do normal de bilirrubina, como cirrose hepática, infecções do trato biliar e algumas doenças do sangue.
Se a vesícula biliar não esvaziar corretamente ou com a frequência necessária, pode haver alta concentração da bile e, assim, a formação dos cálculos.
Fonte: Goiás24Horas

21/02/2015

Dois são presos em protesto contra alta na tarifa de ônibus em Goiânia



manifestacao
Dois homens foram presos durante o protesto contra o aumento da passagem de ônibus, realizado na tarde de sexta-feira (20), em Goiânia. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos foram flagrados durante atos de vandalismo e foram levados para o 1º Distrito Policial, onde foram autuados por dano qualificado. O delegado Ranor de Araújo estipulou uma fiança de R$ 3 mil para cada um e, em seguida, eles foram levados para a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde permanecem na manhã deste sábado (21).
A manifestação começou na Praça Universitária, por volta das 17h, passou em frente ao prédio da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), que fica na1ª Avenida, e seguiu pela Avenida Anhanguera até o terminal da Praça da Bíblia.Segundo a PM, cerca de 300 pessoas participaram do ato.
Para evitar atos de vandalismos e garantir a segurança dos usuários do transporte coletivo, o terminal foi fechado e os passageiros que estavam no local tiveram que descer dos ônibus e seguir a viagem a pé. Segundo a PM, alguns dos manifestantes atiraram pedras contra os agentes, que reagiram jogando bombas de gás lacrimogêneo no grupo.
Além disso, algumas pessoas quebraram placas de sinalização e radares eletrônicos ao longo da Avenida Universitária e também depredaram uma agência do Banco do Brasil, que fica na 5ª Avenida. Também foi registrado um ataque a um carro de uma emissora de TV, que foi tombado e teve os vidros quebrados.
Aumento
A passagem do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia passou de R$ 2,80 para R$ 3,30 na última segunda-feira (16). De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o reajuste de R$ 0,50 foi definido após um estudo tarifário, ratificado pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR).
De acordo com a CMTC, a medida foi necessária depois que o governo estadual não cumpriu um acordo, firmado em abril do ano passado, para arcar com metade dos custos das passagens gratuitas, que chegam a R$ 9 milhões mensais.
Além do governo, que arcaria com os custos de 50% das gratuidades, as prefeituras que compõem o sistema pagariam o restante. No entanto, as administrações alegam que não têm condições e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), diz que só pagará a parte que lhe cabe – R$ 4,5 milhões – se as prefeituras fizerem o mesmo.
O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) analisa o caso e informou que estuda requisitar o cancelamento das passagens gratuitas. A promotora de JustiçaLeila Maria de Oliveira afirma que ainda está tentando um acordo entre o governo doEstado e as prefeituras, mas que pode tomar a atitude caso a situação não se resolva.
Entretanto, a presidente da companhia, Patrícia Veras, afirmou que a tarifa ainda pode ser revisada. Segundo ela, para isso, é necessário que haja o custeio das passagens gratuitas. “Se tivermos esse aporte dos recursos, poderemos fazer essa revisão da tarifa para baixo”, disse.
Protestos
No ano passado, após o reajuste de R$ 0,10 na tarifa dos ônibus, uma série de protestos foram realizados em Goiânia. Em um deles, no dia 8 de maio, manifestantes reclamaram do aumento e das más condições do transporte. Revoltados, atearam fogo a um coletivo.
Na ocasião, um grupo de cerca de 30 pessoas, encapuzadas, abordaram o veículo, obrigaram o motorista e os passageiros a descerem, e incendiaram o ônibus. A Polícia Militar foi acionada e dispersou o grupo. Ninguém chegou a ser preso.
Fonte: G1 Goiás

20/02/2015

Reunião de Iris e Caiado sela aliança do PMDB e DEM para 2016. Júnior Friboi promete acabar com a festa


Iris e Caiado
Iris faz carinho em Caiado. Mas, Júnior Friboi quando tomar o PMDB quer por fim à festa

Júnior Friboi ameaça tomar o comando do PMDB de Goiás e rifar Ronaldo Caiado para 2016

Em reunião política na casa do ainda comandante maior do PMDB de Goiás, Iris Rezende, e que contou com as presenças do Senador Ronaldo Caiado (DEM), dos deputados estaduais Bruno Peixoto, Adib Elias, José Nelto e Ernesto Roller, do vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano e da ex-deputada federal, Iris Araújo, DEM e PMDB de Goiás deram um recado direto para o PT goiano: nas eleições de 2016 o partido dos trabalhadores é o patinho feio. Principalmente nas grandes cidades do estado, já que a presença do DEM em qualquer aliança obriga o PT e buscar outro caminho.
Ao acertar os ponteiros no sentido de aprofundar uma aliança com o DEM de Ronaldo Caiado para as eleições de 2016 em Goiânia, o PMDB de Iris praticamente descarta o PT de Paulo Garcia e companhia. Os desgastes de Paulo Garcia em função de uma administração considerada a pior da história de Goiânia, fizeram Iris Rezende e o seu partido dar as costas àqueles que já foram aliados de primeira hora. Todavia, o PMDB não falou uma palavra quanto aos cargos que tem na administração de Paulo Garcia na prefeitura de Goiânia. É como se o PMDB quisesse apenas o bônus e nada do ônus de estar ao lado da pífia administração petista em Goiânia, que na verdade também é peemedebista.
PMDB e DEM prometem seguir unidos até os confins da política goiana. Falam inclusive em uma agenda positiva e conjunta em várias municípios goianos com o fim de fortalecer essa união, mesmo sabendo que até hoje existem fortíssimas resistências a essa aproximação considerada uma aberração política por importantes lideranças dos dois partidos em boa parte do estado.
O que hoje parece ser um casamento consolidado, pode se tornar um pesadelo tanto para o DEM quanto para o PMDB goiano. É que Iris Rezende pode perder o comando do partido no segundo semestre de 2015, quando haverá eleição para a troca de presidência da sigla.

SAIBA MAIS: Bomba! Júnior Friboi decreta aposentadoria de Iris Rezende e descarta Ronaldo Caiado

mega empresário Júnior Friboi já adiantou que lutará para tomar o comando do PMDB e para aposentar de vez o cacique Iris Rezende. Friboi disse ainda que quando chegar ao comando do partido lutará para manter a aliança com o PT em Goiânia, e que não quer nada de aliança com Ronaldo Caiado. A casa modeba deve se transformar numa espécie de “samba do criolo doido”. Quem viver, verá!

Atlético-GO só empata com lanterninha Caldas Novas e situação segue complicada

foto_walter_peixoto_130_1

A noite do Atlético-GO não foi das mais fáceis no Serra Dourada. Precisando vencer para se recuperar no campeonato, o time encarou o Caldas Novas, que também está mal no Goianão e apenas empatou, por 1 a 1. Yago marcou para o rubro-negro e o curioso Jonathan Balotelli empatou para o Caldas Novas. O resultado foi muito ruim para ambos. O Atlético chegou ao quinto ponto em cinco rodadas e o Caldas somou o seu segundo ponto.
O próximo desafio atleticano ocorre na segunda-feira, às 20h30 (de Brasília), diante daAnapolina, no Serra Dourada. Já o Caldas Novas visita o CRAC, no domingo, às 16h, no estádio Genervino da Fonseca.
O Jogo
Jonathan Balotelli foi o nome do primeiro tempo. Bastante participativo, o atacante infernizou a zaga do Atlético-GO. Nas duas melhores chances, passou como quis pela defesa rubro-negra. Na primeira, aos 28 minutos, o jogador do Caldas Novas deixouMateus Alonso e Lino na saudade, ficou cara a cara com Márcio, mas chutou fraco. Na segunda, aos 30, driblou Marcus Winícius, mas parou novamente no goleiro doDragão.
Na segunda metade do confronto, o Atlético-GO apresentou melhora, contou com um belo chute de Yago, que ganhou passe de Rafinha na grande área, e abriu o placar. Contudo, Balotelli, que já não mostrava a mesma intensidade da etapa inicial, recebeu cruzamento na área e testou no contrapé de Márcio para empatar. O duelo ficou aberto, mas, mesmo com as equipes lançadas ao ataque, não houve mais gols e prevaleceu o empate por 1 a 1 no Serra.
FICHA TÉCNICAATLÉTICO-GO 1X1 CALDAS NOVAS
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 19/02/2015
Horário: 19h30
Árbitro: Eduardo Tomaz
Auxiliares: Leone Carvalho e Hugo Corrêa
Gol: Yago 23’ 2T (1-0); Jonathan Balotelli 31’ 2T (1-1)
Cartões Amarelos: Marcus Winícius (Atlético); Carlos Eduardo, André Astorga (Caldas)
ATLÉTICO-GO: Márcio; Murilo, Lino, Mateus Alonso e Elbis; Pedro Bambu, Marcus Winícius (Pedro Bambu) e Thiago Primão (Aírton); Luisinho (Felipe Ferreira), Rafinha e Yago.
Técnico: Marcelo Chamusca
CALDAS NOVAS: Luiz Fernando; Gabriel, André Astorga e Guilherme; Thiago Araújo, Wesley Viola (Fabrício), Adriel, Calculé e Carlos Eduardo (Anderson); Jonathan Balotelli e Leandrão (Carlos Henrique).
Técnico: Mauro Fernandes

19/02/2015

Transporte coletivo: Marconi enquadra prefeituras e mostra que o estado banca R$11,5 milhões por mês no sistema



Marconi falando

Marconi provou que o seu governo é o que mais beneficia o usuário do transporte coletivo na história de Goiás

O governador Marconi Perillo pôs fim à discussão sobre de quem é a culpa pelo aumento da passagem do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, bem como esclareceu de uma vez por todas qual o tamanho do esforço e da conta que o estado de Goiás paga para beneficiar a população que utiliza o transporte coletivo na Grande Goiânia. Em entrevistas a veículos de imprensa nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, o governador Marconi Perillo esclareceu o posicionamento do Estado a respeito do aumento da tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Marconi lembrou que a administração estadual subsidia o sistema com aporte mensal no sistema no valor total de R$ 11,5 milhões.
Marconi observou que, além do subsídio ao Eixo Anhanguera, que garante redução de 50% na tarifa, o Governo de Goiás instituiu o Passe Livre Estudantil, válido para os estudantes das redes pública e particular, garantiu a isonomia tarifária do sistema (valor único para os 18 municípios atendidos pela concessão) e desonerou em 100% o óleo diesel para os ônibus do transporte coletivo.
Confira o que Marconi Perillo disse em várias entrevistas sobre o assunto transporte coletivo!
Subsídios do Estado
Se a presidente da CMTC disse que o aumento da passagem é culpa do Estado, isso é uma irresponsabilidade, uma desonestidade muito grande. O governo do Estado, desde que eu assumi o governo de novo, em 2011, tem trabalhado para colaborar, tendo sensibilidade com o usuário do transporte, que é o povo pobre trabalhador, que paga uma tarifa alta e exige e tem o direito de exigir serviços melhores. De lá para cá, nós estamos assumindo uma responsabilidade mensal de R$ 11,5 milhões em subsídios para o transporte. Primeiro, desonerando metade da tarifa do Eixo Anhanguera. Hoje o usuário do Eixo Anhanguera só paga metade da tarifa, a outra metade quem paga é o governo estadual. O Passe Livre Estudantil, que é universal para toda a Região Metropolitana, é integralmente pago pelo governo estadual. Além disso, no ano passado, nós desoneramos em 100% o ICMS do diesel para favorecer o preço da tarifa. E, por último, nós equalizamos, já no meu primeiro governo, de todas as cidades da região metropolitana, para que os trabalhadores que vivem nas quase 20 cidades da Região Metropolitana possam pagar o mesmo preço da passagem de Goiânia. São R$ 11,5 milhões que o governo banca todos os meses.
Gratuidades
O governo do Estado já banca R$ 11,5 milhões em subsídios para a Região Metropolitana de Goiânia. As gratuidades representam R$ 9,5 milhões por mês. O governo do Estado já tem uma lei aprovada para dar mais essa contribuição. Falta as prefeituras da Região Metropolitana fazerem a sua parte. Não adianta só o governo do Estado entrar nessa questão da gratuidade, até porque toda a responsabilidade pelas licitações das linhas de ônibus é da Prefeitura de Goiânia. A fiscalização e outorga, toda a operação, toda a direção da CDTC fica a cargo das prefeituras, porque elas têm 9 dos 11 membros. O governo do Estado só tem dois membros. A CMTC, que é a responsável pela verificação das planilhas de custos das empresas, também é da Prefeitura de Goiânia. Então, esse assunto diz respeito integralmente às prefeituras do ponto de vista técnico, operacional, de fiscalização, de outorga e licitação. O governo do Estado apenas participa como coadjuvante e colabora.
Novas desonerações
Aliás, quem paga a fatura hoje de todas essas gratuidades, de todos esses benefícios é o governo do Estado. Imagine se nós não colocássemos R$ 11,5 milhões por mês? As empresas iam querer um valor muito maior tem termos de preço de tarifa. Nós estamos à disposição para discutir com quem quer que seja uma forma ajudar a desonerar o bolso do consumidor ou do usuário do transporte coletivo na Região Metropolitana. Mas o que o governo do Estado quer saber é o seguinte: ele faz a sua parte, as vão fazer a parte delas, elas têm condições financeiras para bancar isso? E se nós conseguirmos fazer, o que isso vai significar em termos de redução no preço da tarifa?
Atuação das prefeituras
O Estado já colabora com R$ 11,5 milhões todos os meses. Se nós colaborarmos com parte das gratuidades, nós vamos chegar a R$ 16 milhões em recursos colocados pelo Estado todos os meses. Agora, o importante é saber o seguinte: as prefeituras têm condições, elas vão fazer a parte delas? Porque tem que haver essa conjunção de esforços. Primeiro isso. Segundo: o que isso vai representar em termos de redução efetiva do preço da tarifa de ônibus? Isso quem tem que dizer é o Setransp e as empresas, porque o Estado, que já colabora, está disposto a ajudar mais ainda, mas é preciso saber o que é que as prefeituras podem fazer e o que é que isso vai significar em termos de desoneração da tarifa.
Planilhas de custos das empresas
Nós vamos continuar bancando R$ 11,5 milhões, estamos dispostos a bancar mais metade das gratuidades se as prefeituras fizerem a parte delas. E mais do que isso: depois de serem apresentadas as planilhas com os efetivos custos operacionais das empresas. Nós não sabemos quanto é que as empresas efetivamente gastam, o que elas precisam cobrar efetivamente em termos de tarifa. Isso cabe exclusivamente à CMTC e à CDTC. Eles precisam apresentar para a sociedade qual seria a tarifa ideal com base nos custos das empresas. Primeiro isso. Segundo, é preciso que as prefeituras digam se vão ou não entrar com a parte delas e, em terceiro, o que essas gratuidades representariam termos reais na diminuição do preço da tarifa?
Situação financeira das empresas
Muitos fatores contribuíram (para a crise financeira do sistema). Primeiro, por conta dos movimentos (manifestações de junho de 2013), tarifas que deveriam ter sido reajustas em 2013, 2012, não foram reajustadas, as empresas alegam suas dificuldades operacionais, que são muito grandes, e eu reconheço isso. Agora, é preciso que a gente saiba exatamente também o que as empresas vão fazer em termos de melhorias operacionais no sistema por conta desses subsídios que já são pagos, por conta dos subsídios que são considerados por conta das gratuidades, enfim, é preciso saber o que vai melhorar para o cidadão usuário do transporte e o que é que realmente custa esse serviço do transporte. Eu não tenho condições de apurar isso. Se fosse um órgão do governo estadual, com certeza eu já teria mostrado à população, ‘as planilhas operacionais são essas, os custos operacionais das empresas são esses, as empresas podem e têm o direito de cobrar isto’, para que a gente possa discutir o resto: o que em termos de subsídio o governo pode fazer, ou as prefeituras, para que as tarifas sejam diminuídas ou tenham efetivamente o preço justo.
Peso do diesel no custo operacional
O componente que mais pesa no custo operacional (das empresas) não é o diesel. Isso foi a forma que o Estado encontrou para que a tarifa custasse menos no ano passado. Repito: A CMTC e a CDTC precisam colocar para a imprensa, para a sociedade qual é o custo da passagem. Isso não pode ser uma coisa aleatória, precisa ser uma coisa técnica. Analisando as planilhas de custos das empresas chega-se a um preço “x” da passagem. Isso precisa ser colocado claramente. Com a palavra, quem deve falar sobre isso, que são os órgãos responsáveis. Segundo, o que representaria, para o custo da passagem, se o Estado e as prefeituras colaborassem com as gratuidades. Isso precisa ser colocado claramente. Tomada essa decisão, o governo do Estado está pronto para fazer a sua parte.
Responsabilidade do Estado
O governo do Estado tem alguma responsabilidade porque tem dois membros na Câmara e a Câmara aprovou por unanimidade esse aumento por conta das alegações e dos custos que foram apresentados pelas empresas. Repito: nós temos dois dos 11 membros da Câmara. O que precisa ser feito agora, com toda transparência possível, é que a sociedade, conheça, através da imprensa, e de todos os meios de comunicação, quais são os custos reais em função das planilhas, que são técnicas, e o que é possível fazer para reduzir esse impacto no bolso do trabalhador.
Revisão da decisão de elevar a tarifa
O governo do Estado já banca R$ 11,5 milhões todos os meses. Imagine se o governo do Estado não fizesse a parte dele. O preço da tarifa no Eixo Anhanguera seria R$ 3,30 e não a metade. O preço da tarifa que eles iriam cobrar certamente seria outro. Nós já temos uma contribuição muito grande, já estamos oferecendo uma contribuição muito grande e o que eu posso adiantar é que, da parte nossa, em que pese todas as restrições financeiras e orçamentárias, considerando o bolso do usuário do transporte, nós estamos mais uma vez dispostos a sentar à mesa e discutir para ver o que o governo do Estado pode fazer, apesar de não ser sua responsabilidade, em termos de melhorias para as pessoas trabalhadoras. Se as planilhas concluírem que o valor deva ser menor e se chegar-se a uma conclusão de que com algum subsídio a mais é possível reduzir o preço da tarifa, eu acho que é possível reverter sim. Agora, isso vai depender da apresentação das planilhas e vai depender de uma nova reunião convocada pela CDTC. Eu não sou o autor da convocação, o governo do Estado não preside a Câmara, o governo do Estado tem a minoria na câmara, mas eu já que a responsabilidade é de todos os que aprovaram e nós também.