Com a alteração de prazo, candidatos podem se inscrever até o dia 07 de novembro.
Certame oferta mais de 800 vagas para os cargos de Agente de Polícia de 3º Classe, Escrivão de Polícia de 3º Classe, Papiloscopista Policial de 3ª Classe. Remuneração inicial para os cargos é de R$ 6.353,13
O Governo de Goiás prorrogou para até 7 de novembro as inscrições do concurso da Polícia Civil do Estado para os cargos de Agente de Polícia de 3º Classe, Escrivão de Polícia de 3º Classe, Papiloscopista Policial de 3ª Classe. O prazo terminaria na última terça-feira (25/10). A remuneração inicial para os cargos é de R$ 6.353,13.
Os interessados devem se inscrever no site do Instituto AOCP – banca organizadora do certame, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 110.
O edital 006/2022 oferta 800 vagas, sendo: 310 oportunidades para Agente de Polícia de 3º Classe, 310 vagas para Escrivão de Polícia de 3º Classe e 60 cargos de Papiloscopista Policial da 3ª Classe. A prova para o cargo de agente será no dia 11 de dezembro deste ano; para escrivão, no dia 8 de janeiro de 2023; e para papiloscopista, em 15 de janeiro de 2023.
O certame será dividido em seis etapas, sendo provas objetiva e discursiva; teste de aptidão física; avaliações psicológica e de vida pregressa; e curso de formação.
Pesquisa Brasmarket mostra que Bolsonaro cresceu o,3% dentro da margem de erro
A tendência de crescimento do candidato Jair Bolsonaro é uma realidade. A tendência de quedo de Lula é fato também. Em nova pesquisa de intenção de voto, divulgada nesta quarta-feira (26/10), o Instituto Brasmarket aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, lidera a disputa pelo Palácio do Planalto neste segundo turno.
Nos votos válidos, métrica utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgação dos resultados, Bolsonaro tem 53,6% contra 46,4% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na pesquisa anterior, divulgada na segunda-feira (24/10), Bolsonaro tinha 53,3% dos votos válidos contra 46,7%. Ou seja, a variação de cada candidato foi de 0,3 ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa.
Na pesquisa modalidade estimulada, Bolsonaro tem 48%. E Lula, 41,5%. Brancos e nulos somam 4,6%. Os indecisos representam 2,8%, e 3% dizem que não vão votar.
METODOLOGIA
O levantamento foi realizado entre 21 e 25 de outubro, com 2.400 entrevistas em 529 cidades das cinco regiões do país. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08584/2022. Foi autofinanciada pela Brasmarket Análise e Investigação de Mercado, ao custo de R$ 32 mil.
Das 2,4 mil entrevistas realizadas, 53,1% são mulheres e 46,9%, homens. A distribuição por faixa etária está distribuída assim: de 16 a 24 anos (14%); de 25 a 44 anos (20,2%); de 35 a 44 anos (20,9%); de 45 a 49 anos (24%); de 60 ou mais anos (20,9%).
Já em relação ao grau de instrução, 11,3% dos entrevistados são analfabetos, 30% têm o ensino fundamental completo, 42,8% completaram o ensino médio e 16% têm o ensino superior (completo/incompleto). Por renda familiar, a distribuição ocorreu da seguinte forma: 60,3% ganham até um salário mínimo; 20,4% de um a dois mínimos; 12,7% de dois a cinco mínimos; mais de cinco mínimos representam 6,6%.
A eleição do ex-ministro da Infra-Estrutura, do Governo de Jair Bolsonaro, parece mesmo estar consoldiada. O RealTime Big Data divulgou nesta quarta-feira (26) sua terceira pesquisa sobre o segundo turno da disputa ao governo de São Paulo, marcado para o dia 30.
A sondagem mostra Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente com 56% dos votos válidos, contra 44% de Fernando Haddad (PT).
Em votos totais, Tarcísio aparece com 50% das intenções de voto e Haddad, 39%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos, 6%. A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 24 e 25 de outubro e foi registrada no TSE com o número SP–06563/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Campanha de Jair Bolsonaro teve mais de 154 mil inserções roubadas só neste segundo turno
A campanha de Jair Bolsonaro protocolou há pouco no Supremo petição em que detalha as provas usadas para sustentar a denúncia de que rádios, especialmente no Nordeste, deixaram de veicular mais de 150 mil inserções de propaganda eleitoral do presidente.
Os advogados anexaram o relatório (com login e senha de acesso) de auditoria de mídia realizada pela empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda. Também fizeram um recorte amostral de oito rádios de municípios da Bahia e de Pernambuco, que deixaram de veicular 730 inserções da campanha de Bolsonaro — beneficiando indiretamente Lula (Veja tabela abaixo).
“Para que se aquilate a gravidade da irregularidade noticiada, a título exemplificativo, pôde-se comprovar, em pequena amostragem de oito rádios (nominalmente referidas), em apenas uma semana, significativa discrepância de 730 inserções, em desfavor da campanha do candidato peticionário”, informa a petição.
Nesta amostragem, a campanha também se deparou com outro problema: excesso de inserções a favor do petista.
“Na mesma operação, pôde-se verificar a existência de uma situação ainda mais inquietante, que não se resume simplesmente a diferença entre quantidade de inserções, mas sim de um excesso de veiculação em favor da Coligação adversária, que diversas vezes extrapolou o limite de 25 inserções diárias.”
“A absoluta veracidade do que aqui exposto pode ser atestada, a título de amostragem, pela verificação da programação integral de um dia inteiro de cada uma das emissoras mencionadas na tabela acima. A mera verificação da programação normal das emissoras permitirá, a qualquer cidadão, identificar a aludida discrepância na veiculação das inserções”, diz a campanha.
Diante da acusação de Alexandre de Moraes de que a denúncia poderia ser enquadrada como tentativa de tumultuar o processo eleitoral, os advogados alegam que, antes de apresentarem a petição inicial, “os dados mencionados foram checados sucessivas vezes”.
Além disso, a campanha vai contratar uma terceira auditoria para proceder a checagem do trabalho já realizado. “Não bastasse, por extremo apego à fidedignidade das informações preliminares submetidas ao elevado crivo da Presidência, no momento do peticionamento administrativo, informa-se que estão em andamento tratativas negociais concernentes à contratação de uma terceira auditoria.”
Algoritmo compara áudio em tempo real com spots veiculados, diz auditoria
A auditoria anexada ao pedido de processo administrativo da coordenação da campanha de Jair Bolsonaro, para apurar as 154 mil inserções de rádio a menos que a do ex-presidente Lula, detalha a metodologia utilizada pela empresa Audiency. O documento foi entregue em menos de 24 horas, prazo estipulado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.
O documento assinado por Anacleto Angelo Ortigara, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, afirma que “que há fidedignidade dos dados citados, bem como que, todas as formas de operações da empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda, podem ser demonstradas a qualquer tempo às autoridades competentes.”
De acordo com a descrição da metodologia, a Audiency cria um algoritmo/código que captura o áudio emitido em tempo real pelo streaming público das emissoras, transformando-o em dados binários. Esses arquivos binários são processados e comparados com áudios cadastrados no banco de dados da plataforma por espelhamento. A armazenagem em banco de dados, com guarda dos dados pós-processados possibilitam, inclusive, buscas retroativas.
“A esse processo de acompanhamento chamamos de checking de mídia ou auditagem de campanha e é ele que nos assegura o controle das veiculações da campanha, verificando o número de publicações ocorridas“, explica Anacleto em documento anexado à petição inicial. “Para que se realize esse acompanhamento, é fundamental termos dados que balizem as análises, e esses dados, quando devidamente tratados, abastecem um completo banco de dados com informações estratégicas importantíssimas, que permitem ao anunciante e sua agência avaliar a qualidade e eficácia de sua campanha publicitária, e o retorno do investimento realizado.”
A Audiency se colocou à disposição para fazer uma demonstração do sistema – em tempo real e off line- , submetendo-se a responder todas as questões de natureza técnica ao TSE tendo disponibilizado, inclusive, o acesso com login e senha a técnicos e/ou profissionais designados pela corte eleitoral, para a efetivação de testes.
A defesa da campanha de Jair Bolsonaro apresentou, ainda, dez pastas de arquivos de mídia disponibilizadas num drive com gravações da programação das rádios Extremo Sul, Povo, Clube, Viva Voz, 89 FM, Bispa FM, Hits FM e Integração comprovando a não veiculação do número correto de inserções da campanha do atual presidente.
“Seguelinkde acesso público da plataforma google drive, por meio do qual o digno Relator, sua assessoria ou o corpo técnico do Tribunal, poderão ter amplo e irrestrito acesso a todos os dados referentes à veiculação de inserções de rádio, que balizaram o estudo técnico apresentado, incluídos aqueles expressamente referidos na decisão ora em exame“, diz trecho da petição referindo-se às mídias.
Em votos válidos a diferença entre os dois candidatos é de apenas 0,4 pontos percentuais
Levantamento da empresa Paraná Pesquisas, o instituto que mais se aproximou dos números oficiais no primeiro turno, divulgado nesta terça-feira (25) mostra empate técnico na disputa pela presidência da República. Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50,2% das intenções de votos válidos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 49,8%. O cenário é algo jamais registrado em uma disputa presidencial. É literalmente um voto a voto.
É a menor diferença entre os 2 registradas pela Paraná Pesquisas: 0,4 p.p., quando se considera os votos válidos.
O resultado em votos válidos inclui só as intenções atribuídas a um candidato, excluindo-se os votos brancos e nulos. É assim que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará os resultados em 30 de outubro.
O levantamento ouviu 2.020 eleitores de 20 a 24 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%. Custou R$ 50.000, pagos com recursos próprios do Paraná Pesquisas. Está registrado no TSE sob o número BR-00525/2022.
Na pesquisa anterior, realizada de 15 a 19 de outubro, Lula e Bolsonaro também estavam tecnicamente empatados. O petista tinha 51,3% dos votos válidos e o chefe do Executivo, 48,7%.
O site O Antagonista publicou matéria mostrando que um estudo do cientista político Leonardo Barreto atesta que Jair Bolsonaro, do PL, pode sim já ter virado a eleição neste segundo turno, de acordo com várias pesquisas publicadas nos estados da federação.
Confira a matéria!
Em artigo exclusivo para O Antagonista, o cientista político Leonardo Barreto, diretor da Vector Research, defende o uso dos recortes estaduais das pesquisas presidenciais para se aproximar da real intenção de voto do eleitor. Ao calcular a média ponderada desses índices no segundo turno, Barreto diz que Lula e Jair Bolsonaro “estão mais próximos do que o registrado nas pesquisas nacionais, com possibilidade de o atual presidente já estar na frente”.
Segundo ele, o diagnóstico sugere que a abstenção terá papel fundamental no resultado do dia 30.
Leia a íntegra:
“As empresas nacionais de pesquisa convergiram recentemente para um cenário de empate técnico com uma ligeira vantagem de Lula sobre Jair Bolsonaro (52 x 48). É sabido, no entanto, que houve muita dificuldade de captar o voto bolsonarista no primeiro turno e o mesmo fenômeno pode se repetir no próximo domingo.
Levantamento feito pela Vector Research, empresa de risco político localizada em Brasília, listou as últimas pesquisas estaduais com perguntas para presidente em 15 estados (ver tabela).
Os dados sugerem que Lula e Bolsonaro estão mais próximos do que o registrado nas pesquisas nacionais, com possibilidade de o atual presidente já estar na frente. Na média ponderada, considerando o peso de cada estado sobre o total de votos, Bolsonaro cresceu dez vezes mais do que Lula (7,81 x 0,78), dando força à hipótese de que o estoque de votos petistas chegou perto o limite no primeiro turno. O critério para a escolha do estudo é sempre o último relatório divulgado, sem discriminação de autor.
A questão, no entanto, é: o crescimento é o suficiente para uma virada? Os resultados dos estados com pesquisa disponível foram agregados aos dos estados sem pesquisa. Nesse caso, repetimos a votação do primeiro turno na simulação. O placar passou a ser de 49,05 x 49,00. Empate absoluto.
Lembrando que, nos 12 estados restantes onde não há pesquisa disponível, Bolsonaro e Lula venceram em 6 cada um.
O modelo acima tem limites óbvios. Mas não é de todo inútil, pois indica uma valência muito positiva para Bolsonaro no quesito de transferência de votos.
Essa situação reforça o diagnóstico de que a abstenção terá um papel central no resultado, algo que nunca foi considerado como variável importante em todas as eleições anteriores realizadas desde 1989. Ou seja, o eleitorado que quiser mais, o mais mobilizado, com maior comparecimento, é o que deve ganhar a eleição.”
*Leonardo Barreto é doutor em Ciência Política (UnB) e diretor da Vector Research
A vantagem de Bolsonaro para Lula chega a quase 7 pontos percentuais.
A última semana da campanha de 2022 começa com a divulgação de uma pesquisa que é um banho de água de fria na campanha petista. A virada está consolidada. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), é o favorito para vencer as eleições deste ano, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasmarket divulgada nesta segunda-feira (24).
Segundo o cenário geral do levantamento, Bolsonaro tem 47,7% das intenções de voto, contra 41,8% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nulos e brancos representam 5,2%, indecisos, 2,9%, e 2,5% afirmaram que não irão votar.
Levando em consideração apenas os votos válidos (quando brancos, nulos e indecisos são excluídos da contagem), o atual presidente tem 53,3% e o petista, 46,7%, o que lhe dá uma vantagem de quase 7 pontos percentuais.
O Instituto Brasmarket informou que ouviu 2.400 pessoas de 529 cidades, por telefone, entre os dias 19 e 23 de outubro de 2022. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08487/2022.
No primeiro turno, Lula terminou com 48,43% dos votos válidos; Bolsonaro teve 43,20%. O segundo turno do pleito será no dia 30 de outubro.
A filha de Roberto Jefferson publicou no Twitter que Alexandre Moraes, do TSE, mandou prender seu pai, que estaria resistindo e trocando tiros com a polícia enviada efetuar a prisão.