Lula perdeu 5 pontos percentuais do dia 12 até o dia 26 de outubro. Bolsonaro cresceu 2 pontos.
Jair Bolsonaro (PL) ultrapassou Lula(PT) na corrida ao segundo turno, de acordo com a segunda pesquisa eleitoral para presidente feita pelo instituto Gerp na reta final das eleições.
Segundo o levantamento divulgado nesta quinta, Bolsonaro tem 47% das intenções de voto, contra 43%de Lula. O presidente aparece com quatro pontos a frente do seu rival, mas os dois empatam no limite da margem de erro, que é de 2,18 pontos percentuais para mais ou menos.
Esta é a segunda pesquisa eleitoral do Gerp no segundo turno. No último dia 12, Lula tinha 48% das intenções, contra 46% de Bolsonaro. No intervalo entre os dois levantamentos, o presidente avançou dois pontos percentuais enquanto o petista perdeu cinco.
No início do mês, a vantagem de Lula era de dois pontos. A pesquisa desta quinta ouviu 2.095 eleitores entre 21 e 26 deste mês e foi registrada no TSE sob o protocolo BR-05418/2022.
Um infográfico publicado pelo jornal O Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT), eleito no segundo turno com 51,2% dos votos (68.485.047 votos). Já o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar com 48,8% (65.283.134 votos). Na imagem, aparece “100% das urnas apuradas.
Em todo o Brasil, as seções eleitorais abrem às 8h e fecham às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno das eleições presidenciais acontece no domingo.
Internautas logo postaram nas redes sociais o fato no mínimo estranho:
Elon Musk anunciou nesta quinta-feira (27) que comprou o Twitter, em uma publicação na própria rede social. O bilionário discorreu sobre o que o motivou a comprar a plataforma, em um recado sinalizado aos investidores.
“Eu queria entrar em contato pessoalmente para compartilhar minha motivação em adquirir o Twitter. Tem havido muita especulação sobre por que eu comprei o twitter e o que eu penso sobre publicidade. A maioria errada”, afirmou o bilionário.
“A razão pela qual eu adquiri o Twitter é porque eu acho ser importante para o futuro da civilização ter uma praça digital comum, onde uma ampla gama de crenças pode ser debatida de forma saudável, sem recorrer à violência”, acrescentou.
Regina Duarte fez uma postagem em seu Instagram, ontem (25), com críticas pesadas a Caetano Veloso. A atriz, que é uma forte apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL), compartilhou um vídeo em que o cantor revela que votará no ex-presidente Lula (PT) e explica os seus motivos. Na gravação, que foi cortada por bolsonaristas, o artista apareceu dizendo que “os bilhões da Petrobras são nada”. Apenas isso foi destacado pelos apoiadores de Bolsonaro, incluindo Regina, que desceu a lenha no famoso.
Na verdade, em vídeo, Caetano disparou: “Os bilhões da Petrobras são nada comparado com esse projeto do orçamento secreto e com esse presidente [Bolsonaro] que nós temos agora, cujo o nome a gente nem gosta de repetir mais”. Veloso também chegou a dizer que o atual presidente “representa algo que é horrendo na alma brasileira”.
Em legenda de vídeo, Regina Duarte disparou que os supostos bilhões surrupiados dos brasileiros seriam considerados por ele como “nada”. “A que cartilha equivocada de valores o teu sucesso de cantor e compositor te levaram?”, questionou a veterana.
Com a alteração de prazo, candidatos podem se inscrever até o dia 07 de novembro.
Certame oferta mais de 800 vagas para os cargos de Agente de Polícia de 3º Classe, Escrivão de Polícia de 3º Classe, Papiloscopista Policial de 3ª Classe. Remuneração inicial para os cargos é de R$ 6.353,13
O Governo de Goiás prorrogou para até 7 de novembro as inscrições do concurso da Polícia Civil do Estado para os cargos de Agente de Polícia de 3º Classe, Escrivão de Polícia de 3º Classe, Papiloscopista Policial de 3ª Classe. O prazo terminaria na última terça-feira (25/10). A remuneração inicial para os cargos é de R$ 6.353,13.
Os interessados devem se inscrever no site do Instituto AOCP – banca organizadora do certame, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 110.
O edital 006/2022 oferta 800 vagas, sendo: 310 oportunidades para Agente de Polícia de 3º Classe, 310 vagas para Escrivão de Polícia de 3º Classe e 60 cargos de Papiloscopista Policial da 3ª Classe. A prova para o cargo de agente será no dia 11 de dezembro deste ano; para escrivão, no dia 8 de janeiro de 2023; e para papiloscopista, em 15 de janeiro de 2023.
O certame será dividido em seis etapas, sendo provas objetiva e discursiva; teste de aptidão física; avaliações psicológica e de vida pregressa; e curso de formação.
Pesquisa Brasmarket mostra que Bolsonaro cresceu o,3% dentro da margem de erro
A tendência de crescimento do candidato Jair Bolsonaro é uma realidade. A tendência de quedo de Lula é fato também. Em nova pesquisa de intenção de voto, divulgada nesta quarta-feira (26/10), o Instituto Brasmarket aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, lidera a disputa pelo Palácio do Planalto neste segundo turno.
Nos votos válidos, métrica utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgação dos resultados, Bolsonaro tem 53,6% contra 46,4% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na pesquisa anterior, divulgada na segunda-feira (24/10), Bolsonaro tinha 53,3% dos votos válidos contra 46,7%. Ou seja, a variação de cada candidato foi de 0,3 ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa.
Na pesquisa modalidade estimulada, Bolsonaro tem 48%. E Lula, 41,5%. Brancos e nulos somam 4,6%. Os indecisos representam 2,8%, e 3% dizem que não vão votar.
METODOLOGIA
O levantamento foi realizado entre 21 e 25 de outubro, com 2.400 entrevistas em 529 cidades das cinco regiões do país. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08584/2022. Foi autofinanciada pela Brasmarket Análise e Investigação de Mercado, ao custo de R$ 32 mil.
Das 2,4 mil entrevistas realizadas, 53,1% são mulheres e 46,9%, homens. A distribuição por faixa etária está distribuída assim: de 16 a 24 anos (14%); de 25 a 44 anos (20,2%); de 35 a 44 anos (20,9%); de 45 a 49 anos (24%); de 60 ou mais anos (20,9%).
Já em relação ao grau de instrução, 11,3% dos entrevistados são analfabetos, 30% têm o ensino fundamental completo, 42,8% completaram o ensino médio e 16% têm o ensino superior (completo/incompleto). Por renda familiar, a distribuição ocorreu da seguinte forma: 60,3% ganham até um salário mínimo; 20,4% de um a dois mínimos; 12,7% de dois a cinco mínimos; mais de cinco mínimos representam 6,6%.
A eleição do ex-ministro da Infra-Estrutura, do Governo de Jair Bolsonaro, parece mesmo estar consoldiada. O RealTime Big Data divulgou nesta quarta-feira (26) sua terceira pesquisa sobre o segundo turno da disputa ao governo de São Paulo, marcado para o dia 30.
A sondagem mostra Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente com 56% dos votos válidos, contra 44% de Fernando Haddad (PT).
Em votos totais, Tarcísio aparece com 50% das intenções de voto e Haddad, 39%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos, 6%. A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 24 e 25 de outubro e foi registrada no TSE com o número SP–06563/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Campanha de Jair Bolsonaro teve mais de 154 mil inserções roubadas só neste segundo turno
A campanha de Jair Bolsonaro protocolou há pouco no Supremo petição em que detalha as provas usadas para sustentar a denúncia de que rádios, especialmente no Nordeste, deixaram de veicular mais de 150 mil inserções de propaganda eleitoral do presidente.
Os advogados anexaram o relatório (com login e senha de acesso) de auditoria de mídia realizada pela empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda. Também fizeram um recorte amostral de oito rádios de municípios da Bahia e de Pernambuco, que deixaram de veicular 730 inserções da campanha de Bolsonaro — beneficiando indiretamente Lula (Veja tabela abaixo).
“Para que se aquilate a gravidade da irregularidade noticiada, a título exemplificativo, pôde-se comprovar, em pequena amostragem de oito rádios (nominalmente referidas), em apenas uma semana, significativa discrepância de 730 inserções, em desfavor da campanha do candidato peticionário”, informa a petição.
Nesta amostragem, a campanha também se deparou com outro problema: excesso de inserções a favor do petista.
“Na mesma operação, pôde-se verificar a existência de uma situação ainda mais inquietante, que não se resume simplesmente a diferença entre quantidade de inserções, mas sim de um excesso de veiculação em favor da Coligação adversária, que diversas vezes extrapolou o limite de 25 inserções diárias.”
“A absoluta veracidade do que aqui exposto pode ser atestada, a título de amostragem, pela verificação da programação integral de um dia inteiro de cada uma das emissoras mencionadas na tabela acima. A mera verificação da programação normal das emissoras permitirá, a qualquer cidadão, identificar a aludida discrepância na veiculação das inserções”, diz a campanha.
Diante da acusação de Alexandre de Moraes de que a denúncia poderia ser enquadrada como tentativa de tumultuar o processo eleitoral, os advogados alegam que, antes de apresentarem a petição inicial, “os dados mencionados foram checados sucessivas vezes”.
Além disso, a campanha vai contratar uma terceira auditoria para proceder a checagem do trabalho já realizado. “Não bastasse, por extremo apego à fidedignidade das informações preliminares submetidas ao elevado crivo da Presidência, no momento do peticionamento administrativo, informa-se que estão em andamento tratativas negociais concernentes à contratação de uma terceira auditoria.”
Algoritmo compara áudio em tempo real com spots veiculados, diz auditoria
A auditoria anexada ao pedido de processo administrativo da coordenação da campanha de Jair Bolsonaro, para apurar as 154 mil inserções de rádio a menos que a do ex-presidente Lula, detalha a metodologia utilizada pela empresa Audiency. O documento foi entregue em menos de 24 horas, prazo estipulado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.
O documento assinado por Anacleto Angelo Ortigara, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, afirma que “que há fidedignidade dos dados citados, bem como que, todas as formas de operações da empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda, podem ser demonstradas a qualquer tempo às autoridades competentes.”
De acordo com a descrição da metodologia, a Audiency cria um algoritmo/código que captura o áudio emitido em tempo real pelo streaming público das emissoras, transformando-o em dados binários. Esses arquivos binários são processados e comparados com áudios cadastrados no banco de dados da plataforma por espelhamento. A armazenagem em banco de dados, com guarda dos dados pós-processados possibilitam, inclusive, buscas retroativas.
“A esse processo de acompanhamento chamamos de checking de mídia ou auditagem de campanha e é ele que nos assegura o controle das veiculações da campanha, verificando o número de publicações ocorridas“, explica Anacleto em documento anexado à petição inicial. “Para que se realize esse acompanhamento, é fundamental termos dados que balizem as análises, e esses dados, quando devidamente tratados, abastecem um completo banco de dados com informações estratégicas importantíssimas, que permitem ao anunciante e sua agência avaliar a qualidade e eficácia de sua campanha publicitária, e o retorno do investimento realizado.”
A Audiency se colocou à disposição para fazer uma demonstração do sistema – em tempo real e off line- , submetendo-se a responder todas as questões de natureza técnica ao TSE tendo disponibilizado, inclusive, o acesso com login e senha a técnicos e/ou profissionais designados pela corte eleitoral, para a efetivação de testes.
A defesa da campanha de Jair Bolsonaro apresentou, ainda, dez pastas de arquivos de mídia disponibilizadas num drive com gravações da programação das rádios Extremo Sul, Povo, Clube, Viva Voz, 89 FM, Bispa FM, Hits FM e Integração comprovando a não veiculação do número correto de inserções da campanha do atual presidente.
“Seguelinkde acesso público da plataforma google drive, por meio do qual o digno Relator, sua assessoria ou o corpo técnico do Tribunal, poderão ter amplo e irrestrito acesso a todos os dados referentes à veiculação de inserções de rádio, que balizaram o estudo técnico apresentado, incluídos aqueles expressamente referidos na decisão ora em exame“, diz trecho da petição referindo-se às mídias.