28/02/2024

Churchill, o caráter forjado na derrota. Leia agora o artigo de Demóstenes Torres!


 

Ex-premiê e escritor britânico foi escudo de algo intocável, os valores construídos ao longo das gerações.

Gerações são uma forma de contar as épocas. O mais corriqueiro é que tenham 25 anos cada. O britânico Winston Churchill precisou de apenas uma para ir de fracassado a farol do mundo livre.

Em 1915, foi derrotado por Kemal Atatürk na península de Galípoli, durante a luta pelo domínio do estreito de Dardanelos, essencial na conquista de Istambul. As tropas formadas por ingleses, neozelandeses, australianos e franceses, comandadas por Churchill, foram dizimadas. Animado com a vitória sobre os 4 países, Atatürk fundaria a Turquia 8 anos depois, em 1923. Desanimado, Churchill foi demitido por incompetência e até hoje, todos os anos, Nova Zelândia e Austrália choram o 25 de Abril em que seus antepassados tombaram.

Em 1940, a Inglaterra escolheu, dentre os diversos lembrados para o posto, Winston Churchill para primeiro-ministro, depois de passar a década em baixa total.

Empregam-se enorme esforço intelectual, enciclopédias e capacidade de armazenamento em computador tentando entender esse fenômeno. Fracassado, azarado, teimoso, rabugento, intratável e beberrão. E chegou ao topo. Seu diferencial sempre foi a obstinada defesa dos valores ocidentais. As liberdades econômica, religiosa e de expressão. As artes, a cultura, o pensamento, a divergência. O modo de vida e a vida ao modo que se escolher.

John Lukacs e Robert Rhodes James concordam: “A carreira de Churchill foi marcada por muitos fracassos –até setembro de 1939 e de muitas maneiras mesmo depois disso”. Neles, foi forjada sua têmpera. A sucessão de erros que provocavam as tragédias servia de aula para Churchill. Retroceder jamais? Às vezes, é necessário.

“Para a história, basta”, diria num dos livros que lhe deram o Prêmio Nobel de Literatura de 1953 –mereceu o da Paz–, charuto na boca (teria fumado 190 mil, segundo seu biógrafo Andrews Robert) e copo cheio à mão (“incalculáveis garrafas de bom champanhe e excelentes conhaque e uísque”, contabiliza John Lukacs). O que o equipara a alguns colegas de Nobel é a qualidade dos discursos.

Ao ser nomeado primeiro-ministro com Hitler nos calcanhares dos ingleses, Churchill teve medo e chorou. Chorou nos dias seguintes. Na estreia do cargo na Câmara dos Comuns, disse que não havia nada a oferecer “senão sangue, trabalho, lágrimas e suor”. Líquidos derramados a inundar os campos da Europa. Cioso de direitos autorais, pôs aspas na frase por lembrar uma de Giuseppe Garibaldi, que lutou no Brasil e se casou com a catarinense Anita: “Não ofereço nem paga, nem alojamento, nem provisões. Ofereço fome, sede, marchas forçadas, batalhas e morte”.

Errou avaliações, como a de que a França, fruto de sua adoração, resistiria a Hitler. Capitulou rapidinho. Porém, quanto a ele, acertou todas. Gastou os anos 1930 igual a disco furado, repetindo que a Alemanha era ameaça à Terra. Repercussão zero na Europa de moucos. Seu prestígio foi à lona na proporção inversa à que crescia o poder do Führer. Quando suas previsões se confirmaram e assumiu o governo, em vez de pisar nos adversários, chamou todos para a administração.

Churchill relevou, por exemplo, o que seu antecessor Neville Chamberlain aprontou “para frustrar e reduzir” sua carreira, “inclusive, às vezes, mandando grampear seu telefone particular”. A roda do destino girou, o humilhado ficou por cima e seu 1º gesto foi deixá-lo morando no famoso nº 10 da avenida Downing, o endereço reservado ao primeiro-ministro do Reino Unido. A gentileza com a família Chamberlain foi tamanha que Neville passou a apoiá-lo internamente no partido e no Parlamento.

Lukacs narra a reunião do gabinete de guerra para discutir como salvar as tropas sitiadas por Hitler em Dunkirk, na França. A estratégia de Churchill, contar com o auxílio da população, estava sendo bombardeada pelos componentes do grupo e foram ouvir Chamberlain. Grato pela generosidade do sucessor, Neville o apoiou. Essa atitude salvou 300 mil aliados na mais bem-sucedida retirada de que se tem notícia.

Adolf Hitler e Churchill nunca se encontraram. Tinham em comum o gosto por pintar, nada mais. Mas o austríaco revelava melhor desempenho em público, apesar de usarem vocabulário idêntico. Oratória, a arte de falar bem cumulada com efeito cênico, era o território de Hitler ao mobilizar multidões. Retórica, a eloquência com conteúdo, o terreno de Churchill, que encontrava dificuldade em plateias. Seus aliados, incluindo colegas de partido, achavam que estivesse bêbado em pronunciamentos atualmente ouvidos como impecáveis.

Churchill nasceu há exatamente 150 anos. Nesse século e meio, o mundo testemunhou raros líderes de seu nível. Declara, em sua biografia, quanto amava a mãe, Jennie, bela e bilionária nova-iorquina do Bronx. O pai, Randolph, foi político, todavia o filho se agigantou em relação a sua figura. O menino Winston, pouquíssimo afagado pelo casal, seguiu sem traumas. É, portanto, um modelo.

Perdeu sem se render, ganhou sem pisotear os vencidos. Seus discursos mais famosos, principalmente os de 1940, são até hoje citados e recitados em dezenas de idiomas. Com sua generosidade, mesmo envolta pela carranca, ajudou o planeta a se livrar do maior monstro que a humanidade já criou e cujo alcance de crueldade foi dos poucos a antever. Está na Bíblia, em Mateus, que o mal é o que sai da boca do homem e o contamina. Com Churchill ocorreu o contrário, o bem estava em suas palavras, contaminou os combatentes e, ainda agora, o restante do planeta.

O que dizia formava consciência. A civilização lastimava o retrocesso dos mecanismos de negociação. Ao final, houve o triunfo das armas norte-americanas e do contingente soviético, por isso Joseph Stalin e Harry Truman, substituto do então recém-falecido Franklin Delano Roosevelt, dividiram a Europa e ficaram com a oriental e a ocidental, respectivamente. No entanto, para toda a humanidade, o grande vencedor foi Churchill, por ser o escudo de algo intocável, os valores construídos ao longo das gerações, principalmente para proteger as próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário