01/07/2024

Milei cancela ida à cúpula do Mercosul e deve encontrar Bolsonaro em Camboriú

 

Em meio à crescente tensão entre os presidentes da Argentina e do Brasil, o argentino Javier Milei decidiu não participar da próxima Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no dia 8 de julho, no Paraguai, mas confirmou sua presença na reunião da Conferência Política de Ação Conservadora (Cpac), que será realizada no próximo fim de semana no balneário de Camboriú — e na qual também estará presente o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A ausência de Milei na reunião de presidentes do Mercosul foi confirmada ao O Globo por fontes do governo brasileiro. Já a viagem do presidente argentino ao balneário de Santa Catarina foi noticiada pelo jornal La Nación e considerada “provável” pelo governo Milei. Ambas decisões causaram preocupação em fontes brasileiras, que temem um aprofundamento da crise bilateral.

A recente tensão entre Lula e Milei começou quando o presidente brasileiro exigiu um “pedido de desculpas” depois que o argentino o chamou de “corrupto”. Em 28 de junho, Milei voltou a dizer em entrevista à La Nación que o petista é “corrupto”. “As coisas que eu disse por cima são verdadeiras, qual o problema de chamá-lo de corrupto? Por acaso não foi preso por corrupção?”, disse quando perguntado pelo entrevistador se iria se desculpar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário