Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, foi encontrado vivo na manhã desta segunda-feira no Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
Por meio das redes sociais, a família de Roberto Farias Thomaz publicou uma imagem do jovem em que diz: “Encontramos o Roberto. Ele está vivo, está bem e já estamos o encaminhando para o hospital!”, diz um trecho da publicação.
Eles também agradeceram a todos os “anjos que vieram aqui nos ajudar. Obrigado pelas orações!”, finaliza a mensagem.
O jovem estava desaparecido desde a madrugada de quinta-feira, após se separar do grupo durante a descida da montanha. As buscas entraram no quinto dia e mobilizaram equipes especializadas. Militares do Corpo de Bombeiros atuaram com apoio de montanhistas voluntários em trilhas, áreas de mata fechada, fendas e pontos de difícil acesso da região.
Homem passou mal durante a subida, segundo Corpo de Bombeiros. Roberto começou a trilha com uma amiga por volta das 13h do dia 31 e passou mal algumas vezes durante o trajeto. A dupla chegou ao cume por volta de 4h do dia 1º de janeiro. O Pico Paraná tem 1.877 m de altitude e é considerado o ponto mais alto da região Sul.
Dupla encontrou outros grupos, mas o rapaz ficou para trás. No cume, Roberto e a amiga encontraram outros grupos e iniciaram a descida com um deles por volta das 6h30. Eles permaneceram juntos até um ponto antes de um acampamento, onde a amiga encontrou outros montanhistas e seguiu no ritmo deles, deixando o jovem para trás.
O Pico Paraná tem 1.877 metros de altitude e é considerado uma trilha de alto grau de dificuldade, mesmo para pessoas experientes. Segundo montanhistas, o percurso envolve:
- Penhascos e paredões
- Uso de cordas e grampos cravados em rochas
- Mudanças rápidas de clima
- Neblina intensa
- Falta de sinal de celular
Nenhum comentário:
Postar um comentário