09/02/2015

Egito suspende campeonato nacional após morte de 25 pessoas



egitoconfusaomortefutebolreutersalyoumalsaabi
EFE – A Federação Egípcia de Futebol decidiu adiar, de forma provisória, a realização do campeonato nacional após a morte de pelo menos 25 pessoas neste domingo, em episódio de violência ocorrido antes de uma partida da primeira divisão.
Um comunicado da federação divulgado no domingo à noite informou que a decisão foi tomada como ato de luto pelas vítimas.
A organização decidiu também voltar a proibir a presença do público nos jogos de futebol. Na noite de domingo, torcedores e as forças de segurança entraram em confronto antes da partida entre as equipes de Zamalek e ENPPI. ambas do Cairo.
O porta-voz do Ministério de Saúde, Hosam Abdelgafar, disse nesta segunda-feira que os distúrbios deixaram 19 mortos. Domingo, a promotoria egípcia, citada pela agência oficial de notícias Mena, informou que o número de vítimas fatais era de 22. Na manhã de hoje, porém, agências internacionais noticiam a morte de pelo menos 25 pessoas.
Segundo fontes médicas informaram, 30 pessoas também ficaram feridas por conta da confusão, que se desencadeou quando a polícia impediu o acesso de parte da torcida ao estádio, no leste da capital egípcia.
Ministério do Interior explicou em um comunicado que torcedores de ambas as equipes tentaram invadir o estádio supostamente sem ingresso. Foram disponibilizados apenas 10 mil lugares para o jogo.
O episódio de domingo é o mais violento desde os confrontos de 1º de fevereiro de 2012, quanto 74 pessoas morreram e 254 ficaram feridas no estádio Port Said, na cidade de mesmo nome, entre torcedores das equipes El Masry e El Ahly, o mais popular do país.
A violência envolvendo o futebol no Egito fez com que as autoridades proibissem a entrada dos torcedores nos estádios, embora a medida tenha sido suspensa em torneios internacionais.
Ministério do Interior e a Federação Egípcia de Futebol tinham chegado a um acordo para que a partir de janeiro o público voltasse aos estádios nos jogos do campeonato nacional. Mesmo após os confrontos, a partida entre o Zamalek e oENPPI continuou e terminou empatada em 1 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário