05/04/2025

Caiado se apresenta ao Brasil para 2026: “bandido vai ser na cadeia ou fora do Brasil”.


 

Ronaldo Caiado levou mais de 7 mil pessoas em evento na Bahia quando foi lançado pré-candidato a presidente do Brasil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), apresentou-se ao Brasil nesta sexta, 04/04, no lançamento de sua candidatura a presidente da República, durante evento em Salvador, empunhando a bandeira do combate ao crime que avança impune e imparável. Agora o Brasil já conhece o lema que Caiado implantou em Goiás e transformou o estado no mais seguro do país.

“Bandido vai ser na cadeia ou fora do Brasil”, prometeu, repetindo o mote do seu governo quando pregou aviso aos criminosos: “ou o bandiudo muda de profissão ou muda de Estado”. Goiás hoje desfruta de sensação de segurança incomum em território nacional.

A atitude de Caiado coincide com pesquisas nacionais, como a Quaest de quarta (4), indicando que violência é a maior preocupação no País. A força da bandeira contra o crime poderá alavancar a candidatura de Caiado que se apresenta como uma opção forte da direita raiz e moderada. O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, apoia Caiado fortemente, mas o União expôs sua divisão coma a ausência do seu presidente, Antonio Rueda.

03/04/2025

STF decide pelo fim da revista íntima vexatória em presídios




O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou por fim a revista íntima vexatória em presídios. Na sessão desta quarta-feira (2/4), a Corte retomou a análise da nova proposta de tese apresentada pelo ministro Edson Fachin.

Os ministros construíram uma tese em consenso que definiu como “inadmissível” a revista íntima vexatória com o desnudamento de visitantes ou exames invasivos com finalidade de causar humilhação. A decisão também traz que provas obtidas a partir da revista íntima vexatória são ilícitas, salvo decisões judiciais contrárias em cada caso concreto.

A tese traz que a autoridade administrativa de forma fundamentada e por escrito, tem o poder de não permitir a visita diante da presença de indícios robustos do visitante estar em posse de qualquer item corporal oculto ou sonegado, especialmente proibido, como produtos ilegais, drogas ou objetos perigosos.

A partir desta quarta-feira (2/4), todos os estabelecimentos penais têm 24 meses para a aquisição e instalação de equipamentos como scanners corporais, esteiras de raio-x e portais detectores de metais.

No caso da impossibilidade ou inefetividade da utilização do scanner corporal, esteira de raio-x e portais detectores de metais, a revista íntima para ingresso em estabelecimentos prisionais dependerá da permissão do visitante, “vedada em qualquer circunstância a execução como forma de humilhação e exposição vexatória”.

“Deve ser realizado em lugar adequado, exclusivo para tal verificação e apenas em pessoas maiores que possam emitir consentimento válido por si ou por meio do seu representante legal, de acordo com protocolos gerais e nacionais preestabelecidos e por pessoas do mesmo gênero do visitante, preferencialmente por profissionais da saúde nas hipóteses de desnudamento e exames invasivos”.

O STF elenca que o excesso ou abuso da realização da revista íntima acarretará em responsabilidade do agente público ou do agente de saúde habilitado e ilicitude de eventual prova obtida. Em casos que o visitante não concorde com a revista íntima, a autoridade administrativa poderá de forma fundamentada e por escrito impedir a realização da visita.

No caso de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, que não possa emitir consentimento válido será substituído pela revista invertida, direcionada a pessoa a ser visitada.

Fonte: Metrópoles

02/04/2025

Reprovação ao governo Lula sobe 7 pontos e chega a 56%, segundo pesquisa Quaest


 O inferno político do presidente Lula e de seu governo permanece em alta. A reprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu 7 pontos percentuqais e chegou a 56%, segundo pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira (2).

Apenas 41% dos entrevistados afirmaram ter uma imagem positiva do governo, o que representa uma queda de seis pontos, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa também apontou um desgaste da imagem do governo no Nordeste, tradicional reduto eleitoral de Lula e decisivo para sua vitória nas eleições de 2022.

Esta é a primeira vez desde o início do mandato, que os índices de aprovação (52%) e reprovação (46%) estão tecnicamente empatados na região, dada a margem de erro de quatro pontos nesse quesito.

No Sudeste, região com maior peso eleitoral, a avaliação negativa atingiu 60%, com aumento de sete pontos percentuais, e a imagem positiva caiu para 37%, com uma redução de cinco pontos.

O instituto Quaest fez 2.004 entrevistas presenciais entre 27 e 31 de março, com uma margem de erros de dois pontos percentuais para o resultado geral e de quatro pontos para os quesitos por região e renda.

28/03/2025

Daniel Alves tem sentença anulada na Espanha e é absolvido da acusação de estupro


 

Justiça da Espanha entendeu que Daniel Alves não é culpado de estupro e anula a sentença de 4 anos e meio de prisão

Acabou o tormento na vida de um dos atletas de futebol mais vencedores da história. A Justiça da Espanha decidiu nesta sexta-feira, 28/03/2025, absolver o ex-lateral da seleção brasileira Daniel Alves do caso de estupro pelo qual ele havia sido condenado, no ano passado, a 4 anos e meio de prisão.

Daniel Alves foi acusado de estuprar uma jovem no banheiro de uma boate de Barcelona, em dezembro de 2022. O Tribunal Superior da Catalunha deliberou, por unanimidade, que a sentença condenatória deveria ser anulada porque o depoimento da vítima era prova insuficiente para sustentar a condenação.

O atleta cumpriu 14 meses em prisão preventiva e foi condenado em fevereiro do ano passado a 4 anos e meio de prisão, por agressão sexual. Foi autorizado a aguardar em liberdade a análise dos recursos contra a condenação e deixou o Centro Penitenciário Brians 2 em 25 de março de 2024, mediante o pagamento de fiança de 1 milhão de euros (o equivalente, na cotação atual, a R$ 6,6 milhões)..

A defesa de Daniel Alves e o Ministério Público entraram com recursos após a condenação de fevereiro de 2024. A acusação pedia o aumento da pena de Daniel Alves, que solicitava a absolvição.

“O Tribunal rejeita os recursos da Procuradoria – que solicitava a nulidade parcial da sentença e, subsidiariamente, a elevação da pena para 9 anos – e da acusação particular – que pedia a elevação da pena para 12 anos – e absolve o acusado, deixando sem efeito as medidas cautelares impostas e declarando, de ofício, as custas processuais”, afirmou a Justiça espanhola, em comunicado.

O Tribunal aponta ainda que, na decisão recorrida, já havia menção à “falta de confiabilidade do testemunho da denunciante”, especificamente sobre fatos registrados em vídeo naquela noite. Essa parte do depoimento da jovem, considerada “objetivamente verificável”, indicaria “de forma explícita que o que relata não corresponde à realidade”.

26/03/2025

Daniel Vilela lidera para o governo de Goiás com 30,4% na capital


 

Adriana Accorsi e Marconi Perillo são os mais rejeitados em Goiânia.

Mais um instituto de pesquisas mostra que o vice-governador, Daneil Vilela (MDB) é o preferido dos goianos para vencer a eleição para governador em 2026. Agora o levantamento realizado pelo Instituto Gazeta de Pesquisas (IGAPE) na cidade de Goiânia e divulgado nesta segunda-feira (24/3) pela Tv Atual Record News, aponta que Daniel Vilela lidera a corrida eleitoral de 2026 na disputa para o Governo de Goiás.

Conforme a pesquisa, Daniel lidera com 30,4% das intenções de voto no cenário estimulado, seguido pela deputada federal Adriana Accorsi (PT), que aparece com 15,3%. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece, com 13,3%, seguido pelos senadores Vanderlan Cardoso (PSD), com 10,1% e Wilder Morais (PL), com 6,0%. Não souberam ou não opinaram somam 24,9%.

Rejeição

No cenário de rejeição, Adriana Accorsi lidera com 25,1%, seguida por Marconi Perillo, com 22,9%, Vanderlan Cardoso, com 6,3%, Wilder Morais, com 4,8% e Daniel Vilela, com 2,8%. Outros 38,1% não souberam ou preferiram não opinar.

METODOLOGIA

Os dados foram coletados em Goiânia no período de 15 a 16 de março de 2025, abrangendo entrevistas com moradores de 16 anos de idade ou mais. A seleção das pessoas entrevistadas seguiu quotas proporcionais às variáveis de sexo, faixas etárias, escolaridade e faixas de renda.

No total, foram realizadas 800 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa.

Quanto ao intervalo de confiança, com um grau de confiabilidade de aproximadamente 95%, a margem de erro estimada para a amostra total é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, não sendo aplicável a cruzamentos ou filtragens de dados.

23/03/2025

Papa Francisco aparece em público pela primeira vez desde a internação. Veja o vídeo!


 Os católicos de todo o mundo estão comemorando a recuperação do seu líder maior. É que o papa Francisco fez a primeira aparição pública neste domingo, 23, após 37 dias de internação para tratar de problemas respiratórios. O religioso acenou aos fiéis da sacada do quarto no hospital. Em seguida, o pontífice recebeu alta. Em casa, ele deve manter os cuidados e permanecer em repouso por dois meses.

 

O para Francisco, que está com 88 anos, estava internado no Hospital Gemelli, localizado em Roma, na Itália, desde o dia 14 de fevereiro deste ano. Na sua residência, o papa terá de fazer tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala, pois, segundo os médicos, ele está com a voz afetada devido ao longo período em que recebeu auxílio de oxigênio de alto fluxo por meio de equipamentos não invasivos.

O pontífice poderá retornar às suas atividades de maneira gradual, mas com “um estilo de vida mais calmo”, afirmou o chefe da equipe médica do religioso e diretor do Hospital Gemelli, Sergio Alfieri.

“A boa notícia que o mundo está esperando é que, amanhã, o Santo Padre será liberado”, afirmou. “Ele está melhorando, portando esperamos que muito em breve ele possa retornar às atividades normais”, completou.

Os médicos do papa desaconselham encontros frequentes com pessoas, para evitar contato com novos vírus. Ainda segundo a equipe médica, Francisco está completamente curado da pneumonia dupla, porém, alguns vírus permanecem no pulmão dele.

20/03/2025

Escravos sexuais: novo vídeo mostra jovem torturado por pai de santo


 A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) segue com as investigações sobre abusos e violência que ocorreram dentro de um terreiro na capital federal. Desta vez, envolvendo Alex Silva (à direita), pai de santo e auxiliar de Hayra Vitória Pereira Nunes (à esquerda), conhecida como Mãe Hayra. Conforme a coluna revelou, Hayra foi presa acusada de exploração, agressões e tortura contra jovens vulneráveis que frequentavam sua casa espiritual.

Agora, um novo vídeo coloca Alex Silva sob suspeita, mostrando um jovem sendo brutalmente agredido a pauladas dentro de um terreiro gerenciado pelos investigados.

O registro foi enviado à reportagem e à polícia logo após a repercussão da prisão de Mãe Hayra e contradiz o depoimento de Alex, que havia afirmado não compactuar com os crimes da líder espiritual.

19/03/2025

HDT promove ações educativas contra a tuberculose em escolas próximas à unidade

Cerca de 200 estudantes da rede estadual de ensino serão impactados

Nos dias 20 e 21 de março, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizará ações educativas em escolas próximas à unidade como parte do Dia de Combate à Tuberculose. A iniciativa faz parte do projeto HDT nas Escolas e chega à sua segunda edição.

A primeira atividade ocorre no dia 20 de março, às 10 horas, na Escola Estadual da Polícia Militar Major Oscar Alvelos. Uma equipe multidisciplinar do hospital estará no local para orientar os alunos sobre os sintomas da tuberculose, a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de adesão ao tratamento. No dia 21 de março, às 8 horas, será a vez da Escola Santa Luzia receber a ação, ampliando o alcance da campanha e reforçando a conscientização de forma inclusiva e educativa. No total, cerca de 200 estudantes devem ser impactados pela iniciativa.

Levar esse tema aos jovens do Ensino Médio é fundamental para ampliar a conscientização e reduzir o estigma da doença. Ao entenderem os sintomas e a importância do diagnóstico precoce, os estudantes se tornam agentes de informação em suas comunidades, ajudando a disseminar conhecimento e incentivar a busca por tratamento.

Dados do HDT indicam que, em 2024, foram registrados 588 casos de tuberculose na unidade. Entre janeiro e 12 de março de 2024, o hospital contabilizou 123 casos, enquanto, no mesmo período de 2025, esse número caiu para 88 — uma redução de 28,46% no total de atendimentos.

Os principais sintomas da tuberculose incluem tosse persistente por mais de três semanas (seca ou produtiva), perda de peso não intencional, febre recorrente — especialmente no fim da tarde —, calafrios e suores noturnos intensos. O tratamento, que tem duração de seis meses, é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o Instituto Sócrates Guanaes

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 24 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.

Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br

 

17/03/2025

Bolsonaro reúne mais de 400 mil pessoas em ato no RJ, diz PM


 O ex-presidente Jair Bolsonaro liderou uma manifestação hoje (16) na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, pedindo anistia para os presos pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. Segundo o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o ato reuniu cerca de 18,3 mil pessoas. 

Já a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) divulgou um número muito maior, estimando a presença de mais de 400 mil manifestantes.

15/03/2025

40 Anos de Redemocratização do Brasil e o Legado de José Sarney


 O Brasil celebra, em 2025, quatro décadas de sua redemocratização, um marco fundamental em nossa história. Esse período simboliza a consolidação das liberdades democráticas e a construção de um país baseado no respeito às instituições e aos direitos fundamentais. Dentre os grandes nomes que contribuíram para essa transição histórica, destaca-se o Presidente José Sarney, figura essencial nesse processo.

Em 15 de março de 1985, José Sarney assumiu a Presidência da República, tornando-se o primeiro presidente civil após mais de 20 anos de regime militar. Sua ascensão ao cargo foi inesperada, em razão do falecimento de Tancredo Neves, mas sua liderança foi essencial para garantir a estabilidade do país em um momento de grandes mudanças.

Durante seu governo, Sarney desempenhou um papel central na convocação da Assembleia Nacional Constituinte, que resultou na promulgação da Constituição de 1988. A nova Carta Magna estabeleceu direitos fundamentais e instituiu bases democráticas que garantem, até hoje, a participação cidadã na escolha de seus representantes e na defesa das liberdades individuais.

Além do fortalecimento das instituições democráticas, seu governo também enfrentou desafios econômicos complexos, como a hiperinflação, e adotou medidas fundamentais para estabilizar a economia. Mais do que isso, Sarney iniciou uma série de programas sociais voltados para a valorização das classes menos favorecidas, avançando em políticas de inclusão e desenvolvimento social.

A contribuição de José Sarney para o Brasil é inegável, mas seu legado se reflete também de maneira direta, para nós amapaenses. Até 1988, o Amapá era um território federal, com autonomia administrativa limitada. Foi graças à sua visão e compromisso com o desenvolvimento regional que o estado foi elevado à sua atual condição, por meio da Constituição de 1988.

Essa transformação não foi apenas simbólica. Tornou-se um passo essencial para que a população amapaense pudesse escolher seus próprios representantes, ter acesso a mais investimentos e ampliar as oportunidades de crescimento. Com essa mudança, o estado passou a contar com políticas de infraestrutura, incentivo à industrialização e melhoria nas condições de vida da população.

Outro grande feito de Sarney foi seu apoio à criação da Zona de Livre Comércio, que impulsionou investimentos e fomentou o desenvolvimento econômico no estado, gerando empregos e oportunidades para milhares de amapaenses. Além disso, sua atuação foi fundamental na preservação da Floresta Amazônica, garantindo que o crescimento econômico do Amapá ocorresse de maneira sustentável.

A gratidão do povo amapaense por José Sarney se consolidou ao longo dos anos, e ele teve a honra de representar o estado no Senado Federal por mais de duas décadas. Sua atuação sempre esteve pautada na defesa dos interesses do Amapá, garantindo recursos, projetos estruturantes e avanços que mudaram a realidade do nosso estado.

A história do Brasil e do Amapá não pode ser contada sem reconhecer a importância de José Sarney. Sua luta pela democracia e pelo desenvolvimento nacional deixou um legado inquestionável, que permanece vivo nas instituições democráticas e no avanço de regiões antes marginalizadas. A ele, nosso reconhecimento e eterna gratidão.

Muito obrigado, Presidente Sarney, por sua luta incansável em defesa da democracia e do Amapá e do povo brasileiro.

Deputado Federal
ACÁCIO FAVACHO

MDB-AP

14/03/2025

Zanim marca julgamento de denúncia contra Bolsonaro para 25 de março

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, marcou para o dia 25 de março o julgamento de denúncia contra o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). 

Entre os crimes imputados ao ex-presidente e aos outros denunciados, estão liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
 

10/03/2025

Goiás Social Mulher oferta serviços e 10 mil empregos


 A Praça Cívica, em Goiânia, sedia pelo segundo ano consecutivo o Goiás Social Mulher. Com a oferta de 10 mil vagas de emprego e uma série de serviços gratuitos, a iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (10/3) pelo governador Ronaldo Caiado. O Goiás Social Mulher vai até sexta-feira (14), das 8h às 17h.

“É uma ação de total dedicação à emancipação social feminina, à qualidade de vida, profissionalização e segurança. Tudo que oferta a ela dignidade e cidadania, tem aqui”, descreveu o governador. “A cada ano que passa, esse evento toma uma proporção maior. Em 2024 nós atendemos 160 mil mulheres. Este ano, imagino que vamos superar os números e chegar a 250 mil”, projetou Caiado.

A ação é realizada pelo Governo de Goiás, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado (8). O evento integra o rol de ações do Goiás Social, política de combate à pobreza coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado.

Goiás Social Mulher

Ao longo da semana, quem comparecer à estrutura montada na Praça Cívica terá acesso ao atendimento de 18 órgãos e unidades do Governo de Goiás, além de parceiros. O Estado vai entregar mais de 8,3 mil benefícios e 599 escrituras de imóveis.

“As mulheres são prioridade desde o primeiro dia de governo. Muitos programas e ações foram ampliadas nos últimos anos para protegê-las e também para oferecer oportunidades”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.

Estrutura montada na Praça Cívica, em Goiânia, realiza atendimentos das 8h às 17h

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) fará a entrega de mais de 4,3 mil benefícios durante o evento. “São cadeiras de rodas, fraldas descartáveis, berços infantis, kits de enxoval e tantos outros”, exemplificou a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado. Já o vice-governador Daniel Vilela destacou a qualidade do evento. “Uma estrutura fantástica que reúne todos os serviços de Estado para atender as necessidades das mulheres”, disse.

A dona de casa Tainara Torres dos Santos, de 24 anos, foi uma das 6.607 contempladas com o Mães de Goiás durante o evento. “É um dinheiro que ajuda muito. Às vezes, falta algum alimento e o benefício garante a compra”, comentou a jovem, que é mãe solo de um bebê.

O programa transfere R$ 300 mensais a quem se enquadra nos critérios e esteja em situação de vulnerabilidade. O Mães de Goiás já beneficiou 24.948 mulheres de Goiânia, e 185.743 em todo o Estado.

Entre os serviços estaduais ofertados no evento estão emissão de carteira de identidade, inscrições para cursos profissionalizantes, atendimentos do Vapt Vupt, matrículas na rede estadual de ensino, exames na área da saúde, vacinação, testes para infecções sexualmente transmissíveis (IST), aferição de pressão e glicose e serviços de salão de beleza.

A Prefeitura de Goiânia também participa com oferta de atendimentos municipais. Já o Hospital de Olhos da Universidade Federal de Goiás (Cerof-GO) realiza exames oftalmológicos.

Edição em Aparecida

Na próxima semana, o Goiás Social Mulher também realiza uma edição em Aparecida de Goiânia. O evento será de 20 a 22 de março, em parceria com a prefeitura. A estrutura será montada na Avenida Bougainville, Quadra 21, Lote 10, no Residencial Caraíbas.

08/03/2025

Lula é pego em Fake News dizendo que enfrentou inflação de 80% nos anos 60 e 70.


 O presidente Lula foi pega em mais uma das suas muitas mentiras. Lula, até já se confessou como um grande contador de mentiras ao dizer que já rodou o mundo inventando números a cerca de empregos, fome e economia brasileira. 

Durante um evento em Minas Gerais nesta sexta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mentiu mais uma vez ao afirmar que enfrentou uma inflação de 80% ao mês enquanto trabalhava como metalúrgico na empresa Villares, nos anos 1960 e 1970.

“Eu quero que vocês saibam que eu já fui, quando eu trabalhava na Villares, eu cheguei a pegar inflação de 80% ao mês. Não era 7% ou 5% ao ano. Era 80% ao mês.”, disse o presidente.

Na verdade, os índices de inflação durante o período em que Lula era operário eram muito mais baixos. Lula ainda relatou que, na época, recebia seu pagamento e corria para o supermercado, comprando produtos não perecíveis, pois o dinheiro se desvalorizava rapidamente.

“Eu recebia meu pagamento e tinha que correr no supermercado e comprava tudo que não era perecível, porque meu dinheiro ia se desvalorizar. Nós, hoje, temos a inflação controlada.”, completou.

A inflação mensal de 80% só ocorreu uma vez na história, em março de 1990, quando Lula já era político, após perder a eleição presidencial de 1989 para Fernando Collor.

07/03/2025

Desaprovação de Lula acelera e vai a 53%


A popularidade de Lula (PT) segue caindo, indica pesquisa AtlasIntel divulgada hoje (7). A pesquisa Latam Pulse Brasil, feita em parceria com a Bloomberg, mostra um salto de quatro pontos percentuais na avaliação de “ruim/péssimo” do governo do petista desde janeiro. 

O índice de “ruim/péssimo” chegou a 50,8%, o pior de todo o governo. A proporção de eleitores que avaliam a gestão como irregular caiu de 15,6% para 11,3%. 

No caso da avaliação pessoal de Lula, a desaprovação subiu de 51,4% para 53%, fora da margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos. É também o pior índice desde o início do governo.

04/03/2025

Zelensky lamenta bate-boca na Casa Branca e se diz pronto para trabalhar com Trump


 Após um bate-boca na Casa Branca e de os Estados Unidos suspenderem a ajuda militar à Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky afirmou, hoje (4), estar pronto para trabalhar sob a liderança de Donald Trump para buscar a paz. “Estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Trump para obter uma paz duradoura”, afirmou o ucraniano em uma postagem na rede social X. 

“Nenhum de nós quer uma guerra sem fim. A Ucrânia está pronta para sentar à mesa de negociações o mais rápido possível e trazer uma paz duradoura. Ninguém deseja a paz mais do que os ucranianos.” Zelensky classificou o bate-boca, ocorrido na sexta-feira (28) durante uma visita do ucraniano a Washington, como um episódio lamentável. 

“Nossa reunião em Washington, na Casa Branca, na sexta-feira, não foi como deveria ter sido. É lamentável que tenha acontecido dessa forma. É hora de consertar as coisas. Gostaríamos que a cooperação e a comunicação futuras fossem construtivas”, postou o presidente ucraniano.

03/03/2025

Europa decide aumentar investimento em armas e dar suporte à Ucrânia


 Lideres europeus falaram hoje (2) na necessidade de rearmar “urgentemente” os países do continente —e alinharam um discurso de estabelecer a paz por meio da força, com ajuda financeira e militar à Ucrânia, para proteger o país contra a Rússia.

A medida se dá em meio à ameaça dos Estados Unidos de deixar de apoiar a Ucrânia na guerra contra a Rússia, iniciada em 2022, depois de o governo de Vladimir Putin invadir o território ucraniano. O presidente Donald Trump pressiona por um acordo de paz com a Rússia, sob a desconfiança ucraniana e da Europa de que Putin pode voltar a atacar mesmo após um cessar-fogo.

Também ocorre depois de Trump ter exigido que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar por 32 países, aumentassem os gastos em defesa. O presidente americano abriu a possibilidade de os EUA não serem mais o principal agente de garantia da segurança da Europa, o que ameaça um pacto vigente desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

01/03/2025

Brasil cai seis posições no ranking global da democracia.


 

Decisões do STF ajudaram a rebaixar o Brasil ainda mais para uma “democracia falha”

A situação política do Brasil não vai nada bem. O Brasil acaba de perder seis posições no Índice de Democracia 2024, que é elaborado pela revista britânica The Economist, uma das mais famosas e respeitadas do mundo. O Brasil caiu do 51º para o 57º lugar entre 167 países avaliados. O Brasil infelizmente segue classificado como uma “democracia falha”, ficando atrás de nações como Argentina e Hungria.

De acordo com o relatório que foi divulgado, algumas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) influenciaram negativamente a avaliação brasileira. Entre os fatores mencionados estão a suspensão temporária da rede social X durante o período eleitoral de 2024 e a imposição de multas para usuários que utilizassem VPNs. O estudo ressalta que uma medida como essa, que restringe o acesso a uma grande plataforma digital por semanas, é algo sem precedentes em países democráticos.

O documento também aponta que a democracia global atingiu seu pior nível desde 2006, ano em que o índice foi criado. No topo do ranking, a Noruega continua sendo considerada a democracia mais consolidada do mundo, enquanto o Afeganistão ocupa a última posição. Além disso, o levantamento indica que apenas 45% da população mundial vive sob alguma forma de democracia, enquanto cerca de 39% está sujeita a regimes autoritários.

28/02/2025

Com Vilela prefeito, Prefeitura de Aparecida volta a pagar salário dentro do mês trabalhado


 Sob a liderança do prefeito Leandro Vilela, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia voltou a pagar o salário dentro do mês trabalhado, como ocorreu durante os mandatos dos ex-prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha.

O salário de fevereiro foi creditado na conta dos servidores municipais nesta quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28. A folha de janeiro também foi paga em dia.

“Nós estamos passando aqui para informar a todos os servidores da Prefeitura de Aparecida que, conforme compromisso feito, neste mês de fevereiro estamos efetuando o pagamento dentro do mês trabalhado. A partir de hoje, dia 28, os salários serão creditados conforme o combinado. É assim, com seriedade, transparência e austeridade, que valorizamos os recursos públicos e honramos nossos servidores”, afirmou o gestor.

Além do pagamento dentro do mês, a atual gestão está quitando o salário de dezembro deixado em atraso pela administração anterior, com duas parcelas já pagas em janeiro e fevereiro. A terceira está programada para o dia 21 de março.

De acordo com o Estatuto dos Servidores Municipais, a Prefeitura de Aparecida tem até o quinto dia útil para quitar a folha salarial do mês trabalhado. Mas desde Maguito Vilela, virou tradição antecipar e pagar a folha dentro do mês trabalhado.

Porém, em dezembro de 2024, o ex-prefeito Vilmarzinho não pagou o salário de dezembro e deixou a bomba no colo de Vilela. Além do salário em atraso, Vilmarzinho deixou R$ 500 milhões em dívidas e apenas R$ 9 milhões em caixa.

27/02/2025

Prefeito Leandro Vilela assina contrato de PPP para trocar toda a iluminação de Aparecida de Goiânia


 

Aparecida de Goiânia terá iluminação pública modernizada com LED. Serão trocadas 60 mil lâmpadas

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), assinou nesta quinta-feira (27) o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para modernizar o parque de iluminação pública do município. A cerimônia ocorreu às 9h30, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela. O projeto prevê a substituição gradual das lâmpadas convencionais por luminárias de LED, visando maior eficiência energética, redução de custos e reforço na segurança pública.

Na comparação com lâmpadas fluorescentes e incandescentes, as luminárias de LED consomem até 75% menos energia, proporcionando economia superior a 60% nos gastos com eletricidade. A empresa contratada deverá trocar nos próximos 8 meses, até o Natal, 60 mil pontos de iluminação na rede pública de Aparecida, podendo chegar a 73 mil pontos, sem acréscimo, até o final da concessão, que é de 24 anos. O investimento nessa modernização é de R$ 581 milhões.

A PPP também prevê a instalação de uma iluminação especial nos monumentos históricos de Aparecida, valorizando a contemplação noturna desses patrimônios do município. Além disso, fica garantida a montagem, nos finais de ano, de iluminação temática de Natal.

“Vamos colocar Iluminação de Led em toda cidade de Aparecida proporcionado mais qualidade de vida e segurança pública para todos os 600 mil habitantes”, assegura Vilela.

Ainda de acordo com o contrato, o serviço deve ser feito com equipamentos de qualidade e resistência comprovados. Entre os recursos das luminárias de LED, além de um maior fluxo luminoso e de uma reprodução mais fiel das cores (aumentando o conforto visual), está a possibilidade de aumentar ou diminuir a intensidade da iluminação, conforme a necessidade, além de ter a capacidade de no futuro, aumentar a transmissão de dados e imagens (Wi-fi).

Esse controle será feito através de um software que vai monitorar em tempo real a situação da iluminação pública em Aparecida, apontando, se houver, possíveis falhas nas luminárias, para que o problema seja corrigido rapidamente.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, ressalta os benefícios dessa Parceria Público-Privada.

“Além da cidade ficar com um aspecto visual noturno muito mais agradável, essa nova iluminação pública promoverá, além da segurança, mais economia para os cofres do município, que poderá otimizar esses recursos e investir em outras melhorias para a população”, conclui o gestor.

“A iluminação será muito melhor, mais eficiente e econômica, gerando mais segurança e qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito Leandro Vilela.

Iluminação especial e modernização dos monumentos

Além da troca das luminárias, a PPP prevê a instalação de iluminação especial em monumentos históricos de Aparecida de Goiânia, valorizando o patrimônio cultural do município. Também está garantida a iluminação temática de Natal, reforçando a ambientação da cidade nos períodos festivos.

O contrato exige que a execução do serviço utilize equipamentos de qualidade e durabilidade comprovadas. As novas luminárias de LED terão maior fluxo luminoso, reprodução fiel das cores e ajuste da intensidade conforme a necessidade, garantindo melhor visibilidade e eficiência energética para os moradores.

25/02/2025

Senador Canedo sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana nesta quarta. Confira a programação!


 

Prefeitos, gestores e servidores de mais de 30 municípios estão inscritos para o encontro que acontece no Paço Municipal. Rede Cidade Digital também reconhece Prefeituras inovadoras da região

Senador Canedo sedia nesta quarta-feira (26), o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Goiânia, encontro reunirá no Paço Municipal, prefeitos , gestores, servidores, vereadores e especialistas para tratar sobre o uso de tecnologia e transformação digital dos serviços públicos. O evento é uma realização da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Senador Canedo. A abertura está marcada para as 9h.

Representantes de mais de 30 Prefeituras estão inscritos para o Fórum que visa promover a troca de experiências entre os gestores municipais e facilitar o acesso a soluções inovadoras. O prefeito Fernando Pellozo abre o ciclo de palestras falando sobre as inovações da cidade com a implantação do Canedo Digital.

As prefeitas de Cristianópolis, Juliana Costa, e de Mossâmedes, Marta Caetano, e os prefeitos de Cachoeira Dourada, Rodrigo Rodrigues, e de Itumbiara, Dione Araújo, também mostram como as cidades investem em tecnologia na modernização da máquina pública. O Secretário Municipal de Inovação e Transformação Digital de Goiânia, Fábio Christino, destaca as ações para transformar a capital do Estado referência nacional em inovação e gestão eficiente. Outra convidada confirmada é a Superintendente de Transformação Digital da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, Vânia de Carvalho Marçal Bareicha, que apresenta as estratégias de transformação digital do Estado para os municípios goianos.

Além de modelos nos municípios, o público do evento ainda terá acesso a soluções tecnológicas apresentadas pelas empresas CIS Tecnologia, Bio World, Tentech, OmniCentral, Portal de Compras Públicas, Megasoft, Fiorilli, 1Doc, G.i – Geotecnologia Inteligente e Algar Telecom.

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Goiânia são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também reconhece os Prefeitos Inovadores da região. Para a seleção, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

O Prefeito Fernando Pellozo receberá o prêmio de Prefeito Inovador pela implantação do Sistema de Registro de Frequência Digital, um instrumento tecnológico, inovador e eficaz para o registro de ponto dos servidores lotados na Prefeitura de Senador Canedo e nas Autarquias. A partir de sua implantação, o processo de gestão das frequências foi otimizado, reduzindo a incidência de erros, fraudes ou inconsistências manuais, garantindo maior transparência e eficácia.

22/02/2025

Madrastra é presa por leiloar virgindade de duas enteadas


 

Garotas de 14 e 16 anos engravidaram após cinco anos de abusos e violência

No último dia 20, um caso chocante de exploração sexual de menores veio à tona em Manaus, Amazonas. Uma mulher de 40 anos foi presa sob a acusação de prostituir suas duas enteadas, de 14 e 16 anos, e leiloar a virgindade delas. A situação foi descoberta após uma das vítimas denunciar o ocorrido à Polícia Civil do Amazonas.

A jovem de 16 anos acabou de dar à luz, a adolescente de 14 anos está no terceiro mês de gestação. Segundo a delegada Juliana Tuma, elas mantinham relações com tantos homens, que não sabem quem são os pais dos bebês.

Segundo a delegada Juliana, as meninas foram criadas pela mulher e o pai em Borba desde que a mãe faleceu, há pouco mais de 13 anos. Após algum tempo, eles se mudaram para Manaus e a mulher começou a vende-las quando elas ainda tinham entre 10 e 11 anos.

A prisão da madrasta ocorreu após investigações conduzidas pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). A denúncia revelou que a exploração sexual das adolescentes já ocorria há cerca de cinco anos, quando ainda residiam com a madrasta e o pai no município de Borba, interior do estado.

O caso foi desvendado quando uma das adolescentes teve coragem de denunciar a situação à polícia. Durante as investigações, a Depca descobriu que a outra irmã também era forçada a se prostituir. A adolescente de 16 anos, além de tudo, está grávida, o que torna a situação ainda mais delicada e preocupante.

As vítimas relataram que os encontros ocorriam na área portuária da Panair, no centro de Manaus. Inicialmente, a madrasta cobrava R$ 50 pelos programas, mas o valor foi reduzido para R$ 30 com o passar do tempo. O pai das meninas, em depoimento, negou qualquer envolvimento nos crimes.

21/02/2025

Alexandre de Moraes manda suspender Rumble no Brasil


 O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (21) a suspensão da rede social Rumble no Brasil.

A decisão foi tomada após o ministro constatar que a empresa está sem representante no país. Conforme documentos que constam nos autos, os advogados da empresa renunciaram ao mandato e novos representantes não foram indicados.

A suspensão ocorreu após fim do prazo de 48 horas dado pelo ministro para o Rumble indicar um representante legal.

Liberdade de expressão

Na decisão, Moraes citou que o CEO do Rumble, Chris Pavlovski, publicou na rede social X que não vai cumprir as determinações legais do STF.

“Chris Pavlovski confunde liberdade de expressão com uma inexistente liberdade de agressão, confunde deliberadamente censura com proibição constitucional ao discurso de ódio e de incitação a atos antidemocráticos, ignorando os ensinamentos de uma dos maiores liberais em defesa da liberdade de expressão da história, John Stuart Mill”, disse Moraes.

Processo

A suspensão foi feita no processo no qual foi determinada a prisão e a extradição do blogueiro Allan dos Santos, acusado de disseminar ataques aos ministros da Corte. Atualmente, ele mora nos Estados Unidos.

Segundo Moraes, apesar da determinação da suspensão dos perfis nas redes sociais, Allan continua criando novas páginas para continuar o “cometimento de crimes”.

O ministro também acrescentou que o Rumble tem sido utilizado para “divulgação de diversos discursos de ódio, atentados à democracia e incitação ao desrespeito ao Poder Judiciário nacional”.

“O ápice dessa instrumentalização contribuiu para a tentativa de golpe de Estado e atentado contra as Instituições democráticas ocorrido em 8/1/2023 – Festa da Selma – , como se vê no trechos destacados constantes em votos por mim proferidos nas mais de 237 condenações em ações penais já julgadas pelo plenário”, completou.

A decisão de Moraes ocorre no momento em que o grupo de mídia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Rumble recorreram à Justiça norte-americana para acusar o ministro de  “censurar” as plataformas e suspender contas de usuários.

Efetivação

Para efetivar a decisão, Moraes determinou a intimação do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, para adoção das medidas necessárias no prazo de 24 horas.

A suspensão terá validade até que todas as ordens anteriores de suspensão de perfis sejam cumpridas, as multas já aplicadas sejam pagas e o representante legal no Brasil seja constituído, conforme determina a legislação.

Fonte: Agência Brasil

19/02/2025

40 milhões desistem de Lula; impeachment pode se iniciar? Leia agora o artigo de Demóstenes Torres!


 

Performance política do presidente decepciona aliados; pesquisas indicam que o governo perde apoios em série

A torcida tradicional é para que o empossado administre bem, pois de seu talento depende o país-continente. E se todo mundo merece uma 2ª chance, Lula teve a maior oportunidade de sua vida ao sair da cadeia para a Presidência da República. Mas tem sido uma decepção, inclusive para seus aliados.

Gilberto Kassab, dirigente do maior partido com ministros, o PSD, que acaba de golear o PT –885 a 252 prefeitos–, prepara o desembarque. E um advogado amigo do presidente, Kakay, resumiu seu 3º mandato com a precisão de um ourives: “É outro Lula que está governando”.

Pior ainda, Kakay: é outra Dilma Rousseff. O Brasil vivencia os 2 anos e pouco que lhe restariam se ela não tivesse sido tirada do palácio. As semelhanças não param por aí. No fevereiro de 10 anos atrás, Dilma caía novamente nas pesquisas de popularidade. No Datafolha de 9 de fevereiro de 2015, sua aprovação despencara para 23% e a reprovação empinava de foguete para 44%. O mesmo instituto, do mesmo jornal, em 14 de fevereiro de 2025, divulgou que Lula tem 24% de aprovação e 41% de rejeição. No ano seguinte, ela sofreu o impeachment.

Eis a palavra que a oposição evita. O Poder360 noticia que os temas nos eventos de protestos marcados para 16 de março serão “Anistia, jᔓFora, Lula 2026” e “Liberdade de expressão, segurança, custo de vida”. A programação oficial impichou o impeachment, que salta fora de pauta.

Estive no Senado durante o período em que se apurou o escândalo do Mensalão, que completa 20 anos. A decisão, mais errada que resolver ir para a Lua a pé, foi esperar que Lula sangrasse até as eleições do ano seguinte. Em outubro de 2005, ele arriou para algo perto do que padece agora, 28% de aprovação; em outubro de 2006, obteve 60,83% nas urnas. Deixou o Lula pegar ar? Seus pulmões viram balões intercontinentais.

Quando o sujeito está em baixa, e o presidente se arrasta como um jacaré com medo de onça, surgem miríades de palpites para o fiasco. O próprio achou que “o” problema residia na comunicação e nomeou uma raposa para cuidar do galinheiro.

Há quem analise que seu estorvo é a primeira-dama, Janja. Uns falam de sua alegria (bobagem), outros de sua vigilância (real), alguns do deslumbramento (e quem com ascensão tão vertiginosa escaparia disso?). Supõe-se que milite na equipe, ou no tamanho dela, o empecilho para boa gestão –tolice também. O obstáculo é ele, o desempenho administrativo e político, conforme notou Kakay.

O velho Lula que parou de abraçar congressistas e quer abraçar galáxia é o de sempre. Falhou ao se articular na guerra da Ucrânia. Falhou ao apoiar Kamala Harris contra Trump nos Estados Unidos e Massa contra Milei na Argentina. Falhou ao incentivar as viagens de Janja, deixando o Torto e o Alvorada livres para receber congressistas. Falhou ao fingir que ralhava com o podre Maduro na fraude eleitoral da Venezuela. Falha ao preferir a Europa carcomida a industrializar o Brasil. Nem se Sidônio Palmeira fosse a reencarnação de Goebbels (quem já o viu de perto supõe que não seja) ergueria o status de tão formidável conjunto de equívocos.

Sem o Mensalão do 1º mandato nem as verbas do Petrolão do 2º, sobraram as redes sociais para o 3º. Aí, é que a porca torce para o Palmeiras e derruba o corintiano Lula: seus adversários demonstram muito mais proximidade com a tecnologia.

Sidônio tentou transformar o cliente num tiktoker da 4ª idade. Os vídeos ficaram de 5ª. Não é culpa do ministro ou de seu patrão, mas do tempo, esse ingrato, ao qual a gente se dedica e ele só nos lega ruga, falta de memória e apetite por ovos de ema e jabuti, já que os de galinha estão a preços de picanha.

Oitenta anos nas costas pesam para qualquer um, mesmo que não pegue no pesado há exatamente meio século. Em 1975, se elegeu presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Nunca mais voltou ao chão de fábrica, encerrando de vez a carreira de uma década como torneiro mecânico.

Claro, isso não quer dizer que tenha trabalhado os 10 anos inteiros, pois ainda que fosse metalúrgico não era de ferro: desde 1969, estava na diretoria do sindicato e, em 1972, se tornou seu 1º secretário. Portanto, foram 48 meses de serviço, o que é bastante para a média da companheirada.

Quarenta e oito? Descontem-se as férias, o que reduz para 44 meses ou 190 semanas na jornada 5×2, 950 dias de operário em 80 anos de vida. São dados de sua biografia consultada na tarde de 3ª feira (18.fev.2025) no site da Presidência da República, que não informa Janja como primeira-dama: “Casado com Marisa Letícia, desde 1974, tem cinco filhos.”.

Não levemos preocupação a Lula enquanto durar a nova excursão oficial de Janja, no caso, a Roma. Vamos deixá-lo em paz. O que não lhe falta é má notícia. A Paraná Pesquisas mostra que Jair Bolsonaro o derrotaria nos 2 turnos de 2026 e o governador Tarcísio de Freitas, avesso a renunciar em São Paulo, seria osso duro de roer, pega um, pega geral, também pegaria o PT.

A turma do contra se recusa a engordar o movimento de que não ousa dizer o nome (impeachment), porém está impossível conter o dique. As lideranças represadas em 2022 vão saindo de fininho. Dão adeus reclamando, como Kassab. Aquele tchauzinho maroto, sem perder ministérios nem negócios.

Escapando das fotos, “sai pra lá senão me contamina”, como nas eleições municipais, em que candidatos petistas esconderam a estrela, substituíram o vermelho pelas demais cores e correram léguas de imagem com Lula. O homem que elegeu um poste se vê rejeitado até em post (foi deixado por seu maior cabo eleitoral virtual, Felipe Neto, quase 50 milhões de seguidores e 20 bilhões de views).

Os católicos mantêm o terço, o de rezar, porque com Lula mal chegam a ¼. Nordestinos, idem. Vulneráveis economicamente, ibidem. Farialimers, de igual maneira. Teve 60 milhões de votos em 2022. Em eventual tentativa de se reeleger, o que descia degrau a degrau passa a escorregar pelo corrimão, a esperança seria de 20 milhões, pois o dobro disso terá escapado pela represa aberta.

No levantamento da Paraná Pesquisas divulgado na 3ª feira (18.fev.2025), Lula perde de 36% a 33,8% para Bolsonaro, que apanha sem parar desde 2018. Nos bons tempos, que houve, Leonel Brizola o chamou de “sapo barbudo” e Barack Obama, de “o cara”. Hoje, vale a definição de Kakay: “Isolado. Capturado”.