| Foto: Ricardo Stuckert/ Agência Brasil |
O casal Lula e Janja está pagando o maior mico global já visto. A ausência dos presidentes de Estados Unidos, da China e da Rússia na cúpula da COP30, em Belém (PA), já era certeza absoluta de fracasso da conferência do clima. O detalhe é que o evento está sendo ainda mais constrangedor. Apenas 17 chefes de Estado e de Governo apareceram. O Planalto jura que ainda são esperados outros na próxima semana, e serão 29 no total geral. Mas, ainda assim, o número é ridículo. A presença desses dignitários em versões anteriores da COP variou entre 75 e 120. A Cúpula da Terra, nossa Rio-92, atraiu 108.
Dos 17 em Belém, três deles são chefes de Estado, não governam. São eles os reis da Suécia, o príncipe de Mônaco e o presidente da Finlândia. Os presidentes dos desconhecidos arquipélagos de Palau (17 mil habitantes) e Comores estão entre os demais: ao todo, 14 governantes na COP30.
O príncipe William, que esbanja simpatia e que esteve na COP30, não é chefe de Estado e nem de governo, no Reino Unido. E só o herdeiro ao trono.
Com informações do Diário do Poder
Nenhum comentário:
Postar um comentário