16/06/2025

Irã perdeu capacidade de defesa aérea: ‘Céu é de Israel’


 O professor de Relações Internacionais da ESPM, Leonardo Trevisan, afirmou à Globonews que o Irã não tem como defender seu território da aviação israelense devido a um grande ataque que aconteceu em outubro do ano passado. À época, segundo o especialista, os israelenses destruíram toda ofensiva iraniana – os quatro grupos de lançadores de mísseis de defesa. T

anto que, agora, eles não têm condição de defender o próprio território. “Se a gente quiser fazer uma frase: hoje, os céus iranianos são de Israel”, afirmou o especialista. Segundo Trevisan, não houve uma perda de avião israelense e, no máximo, o Irã fez ataques aéreos onde tem completo domínio.

“O Irã pagará um preço alto”, diz Netanyahu

“O Irã pagará um preço alto pelo assassinato de civis, mulheres e crianças”, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de uma sacada com vista para apartamentos destruídos na cidade de Bat Yam, onde seis pessoas foram mortas. Uma autoridade disse que Israel ainda tem uma longa lista de alvos no Irã e se recusou a dizer por quanto tempo a ofensiva continuará. 

Os alvos atingidos no sábado à noite incluíram duas instalações de combustível de “uso duplo” que apoiam operações militares e nucleares, segundo a autoridade. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, disse que as respostas do Irã se tornarão “mais decisivas e severas” se as ações hostis de Israel continuarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário