A esquerda brasileira continua a defender que o Governo Lula não procure diálogo com o Governo dos Estados Unidos para resolver a questão do tarifaço americano a produtos brasileiros. Dois Deputados federais do PT querem que o governo Lula declare o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como persona non grata no Brasil.
A proposta foi apresentada pelos parlamentares Luiz Couto (PT-PB) e Alexandre Lindenmeyer (PT-RS).
Nas redes sociais, Luiz Couto justificou a iniciativa:
“A medida é um gesto contra qualquer ingerência externa e reafirma que nosso país não admite agressões à ordem constitucional e às instituições democráticas. A proposta se ampara nos princípios da soberania, não intervenção e igualdade entre os Estados, bem como na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (art. 9º).”
O pedido petista destaca como justificativa as “agressões perpetradas” por Trump contra brasileiros, incluindo o aumento de tarifas comerciais e a cassação de vistos de autoridades, como o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Os parlamentares do PT afiram que a medida não configuraria hostilidade por parte do Brasil, mas uma forma de defesa da soberania. “A omissão do Estado brasileiro diante de uma agressão de tal magnitude criaria um precedente perigoso e inaceitável”, afirmam.
O texto ainda diz que a defesa da autonomia do Poder Judiciário e do Estado Democrático de Direito é “um dever inalienável de todos os Poderes da República”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário