11/12/2014

Paulo Garcia sofre mais uma derrota robusta. Anselmo Pereira (PSDB) é eleito presidente da Câmara Municipal de Goiânia


Anselmo Pereira
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) acaba de ter uma sonora derrota para sua grande coleção de fracassos políticos. O vereador Anselmo Pereira(PSDB) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal no começo da tarde desta quinta-feira. O tucano era o favorito e tinha como carta na manga quase que 25 votos garantidos dos 35 disponíveis. Desarticulada e atordoada com a organização da oposição, a base aliada do prefeito Paulo Garcia (PT) nem sequer apresentou chapa para rivalizar e reconheceu a derrota.
Enfrentando crises na prefeitura há mais de um ano e meio, Paulo Garcia sofre agora outro duro golpe. A Câmara Municipal era o único reduto de poder onde ele conseguia exercer certa autoridade e comando. O revés evidencia o esfacelamento da base aliada do prefeito e comprova que apenas quatro ou no máximo cinco vereadores ainda apoiam o petista integralmente; entre eles estão Clécio Alves (PMDB), Célia Valadão (PMDB) e Carlos Soares (PT).
“Paulo Garcia sofre derrota pela falta de competência e articulação política”, escreveu no Twitter o vereador Djalma Araújo (SDD). Anselmo Pereira está há mais de 30 anos na Câmara e é o vereador mais experiente da Casa. Articulado e com bom relacionamento com todos os colegas, o tucano enfim consegue a presidência após diversas tentativas frustradas.
A intensa articulação para a disputa da Mesa Diretora um ensaio do que se alinha para 2016. O presidente da Agetop e principal aliado do governador Marconi Perillo, Jayme Rincón, foi apontado como o principal agente articulador em todo processo – mesmo negando em entrevistas que tenha participado de qualquer reunião. Rincón já é tido como o pré-candidato da base governista à prefeitura de Goiânia e este ano travou embates duríssimos com Paulo Garcia. Nas comissões, o destaque é para a CCJ, a mais importante da casa, que terá o vereador Elias Vaz, o mais ferrenho opositor a Paulo Garcia, como presidente.
Composição da nova Mesa Diretora:
Presidência – Anselmo Pereira (PSDB)
1º vice-presidente – Tayrone de Martino (PT)
2º vice-presidente – Rogério Cruz (PRB)
1º secretário – Vander Fábio (PSL)
2º secretário – Geovani Antônio (PSDB)
3º secretário – Pedro Azulão Junior (PSD)
4º secretário – Mizair Lemes (PMDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário