12/06/2015

Homicídios diminuem em sete dos maiores municípios goianos

Sete dos dez maiores municípios goianos registraram diminuição no número de homicídios nos cinco primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2014. Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Rio Verde e Trindade tiveram indicadores decrescentes desde janeiro, segundo o Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás. Goiânia manteve estabilidade em relação aos números absolutos e apenas Formosa e Anápolis tiveram aumento.
Maiores quedas
Os dados demonstram que as maiores quedas no período foram registradas em Novo Gama (-28%), Trindade (-27%) e Luziânia (-20%). Na sequência seguem Valparaíso de Goiás (-14%), Águas Lindas (-13%), Aparecida de Goiânia (-10%) e Rio Verde (-9%).
Em relação aos números absolutos, Aparecida de Goiânia foi o município que mais reduziu a quantidade de casos, entre os dez maiores do Estado. De janeiro a maio de 2015, foram 15 ocorrências a menos que no mesmo período de 2014. Em seguida surge Luziânia, que teve 13 casos a menos eNovo Gama, com decréscimo de 11 homicídios.
11.06.2015-Dados-seg.-publica1
Quando o parâmetro é a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, metodologia adotada internacionalmente para análise de indicadores criminais, houve diminuição em oito dos dez municípios goianos mais populosos, inclusive Goiânia. A cidade que mais reduziu a taxa foi Novo Gama, que passou de 37 para 25 casos por 100 mil, ou uma taxa 30% menor. Trindade baixou a taxa 29% eLuziânia, 22%.
Os dados demonstram que existe uma tendência de redução no número de homicídios no primeiro semestre do ano no Estado. No primeiro trimestre, a queda foi de 9,6% em Goiás, com retração dos números em nove dos dez maiores municípios goianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário