05/03/2015

Governadores ficam encantados com a qualidade da saúde em Goiás



Governadores no Hugo

Os governadores prometeram adotar o modelo de Marconi Perillo para saúde em seus estados

Os governadores do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), ficaram impressionados com o padrão de excelência que Goiás alcançou no atendimento médico-hospitalar depois que o governadorMarconi Perillo (PSDB) adotou o modelo de gestão compartilhada com as Organizações Sociais (OS). Nesta quinta-feira, Taques e Azambuja Depois visitaram oHospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e o Hospital Geral de Goiânia (HGG).
“Este é o modelo que deve ser seguido pelos outros Estados. Funciona bem. É um trabalho de excelência”, afirmou o governador do Mato Grosso do Sul. “Vi hospitais limpos, atendimento de qualidade, pacientes satisfeitos e servidores felizes. É uma experiência exitosa que, com certeza, terá de ser difundida pelo País. Voltaremos para casa com compromisso de fazer algo semelhante”.
“Há gestões compartilhadas na saúde que funcionam e outras não. Goiás é exemplo do que deu certo”, disse Taques. Ele revelou que pretende implantar no Mato Grossoum novo modelo de gestão e que vai se inspirar em Goiás.
Os números do Hugo, em especial, causaram forte impressão em Azambuja. A unidade, que tem 25 anos, aumentou em 40% o número de atendimentos e 84% a quantidade de cirurgias realizadas desde que mudou o modelo de gestão na Saúde. Os gastos com a unidade caíram 63%. O número de leitos subiu de 235 para 407. Destes, eram 44 de UTI e agora são 58. “Praticamente construímos um novo hospital enquanto o Hugo estava funcionando”, diz o secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela. O ex-secretário Antônio Faleiros também participou da visita.
O secretário de Saúde do Mato Grosso Sul, Nelson Tavares, que acompanhou o governador na viagem a Goiânia, afirma que o governo Azambuja encontrou o serviço de atendimento médico-hospitalar “desorganizado” em janeiro deste ano, quando começou o mandato, e que o estado está decidido a adotar modelo que preze pela eficiência semelhante ao que encontrou em Goiás. “É Fantástico o avanço que a gestão compartilhada com OS propiciou aqui. É um modelo que nós temos o interesse total de reproduzir no Mato Grosso do Sul”.
Nelson Tavares afirma que o sucesso alcançado pela gestão Marconi dever estimular o poder público pelo Brasil afora a buscar inspiração no setor privado para melhorar o atendimento nos hospitais públicos. “A partir do momento que você faz o comparativo entre como funciona com a administração direta e como funciona com as parcerias, você vê que não é defensável a tese de trabalhar só a administração direta. A gente precisa dessas parcerias. Isso é salutar”.
Fonte: Goiás247

Nenhum comentário:

Postar um comentário