12/03/2024

Carteira do Idoso: Descubra os Benefícios e Como Solicitar Online!


 Para o público da terceira idade, a Carteira do Idoso é um instrumento valioso. Isto se deve ao fato de que este documento garante a estas pessoas o direito de utilizar o transporte público de forma gratuita ou com desconto, em viagens de caráter interestadual. Além disso, a carteira também oferece benefícios em eventos culturais e esportivos.

O que é a Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso é um documento criado pelo Governo Federal com o objetivo de assegurar os direitos da população idosa no que diz respeito ao transporte público e ao acesso a eventos culturais e esportivos. É destinada a pessoas com 60 anos ou mais que tenham uma renda igual ou inferior a dois salários mínimos, atualmente fixados em R$2.824,00.

O referido documento é emitido gratuitamente e permite que o idoso viaje de forma gratuita ou com desconto em viagens interestaduais de ônibus, trem ou embarcações. Além disso, a carteira também garante o acesso gratuito ou com desconto a eventos culturais e esportivos, como shows, teatros, cinemas, museus e competições esportivas.

Como solicitar a Carteira do Idoso?

Para solicitar a Carteira do Idoso, é necessário cumprir com os requisitos estabelecidos pelo Governo Federal. É imprescindível ter 60 anos ou mais, auferir uma renda de até dois salários mínimos e dispor de documentos que comprovem essas informações, como RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência.

Passo a passo para solicitar a Carteira do Idoso pela internet:

  1. Acesse o site oficial da Carteira do Idoso
  2. Selecione a opção “Emitir Carteira” no menu principal.
  3. Faça o login na sua conta Gov.br. Caso não tenha uma conta, será preciso criar uma.
  4. Autorize o uso dos seus dados pessoais após efetuar o login.
  5. Na próxima tela, escolha a opção “Emitir Carteira de pessoa idosa”.
  6. Siga as instruções indicadas para completar o processo de emissão da carteira.
  7. Depois de ter emitido, você pode imprimir o documento ou salvá-lo em formato digital no seu dispositivo.

É válido ressaltar que a carteira emitida pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Se houver necessidade de obter o documento com urgência, o CRAS poderá emitir uma declaração provisória para o beneficiário.

Quais são os benefícios da Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso confere uma série de benefícios para as pessoas idosas, propiciando o acesso a serviços e eventos de modo gratuito ou com desconto. O benefício principal desse documento é o direito de utilizar o transporte público de forma gratuita ou com desconto em viagens interestaduais. Isso permite que o idoso possa se locomover utilizando ônibus, trens ou embarcações sem necessidade de pagar pela passagem ou com um valor reduzido.

Ademais, essas pessoas também podem adentrar gratuitamente ou com desconto em eventos culturais e esportivos. Outro benefício considerável desta carteira é a prioridade no atendimento em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e instituições financeiras, proporcionando uma maior agilidade no processo e evitando a necessidade de se sujeitar a longas filas.

Portanto, a Carteira do Idoso é um documento de suma importância que garante uma série de benefícios para a população mais velha. Para obter a carteira, basta atender aos requisitos delimitados pelo Governo Federal e seguir as orientações do órgão responsável em sua localidade.

Fonte: TerraBrasilNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário