02/03/2024

Ciro Gomes ataca Lula: “deixa de querer ser um popstar estrangeiro e vem trabalhar aqui!”


 

Ciro ainda diz que foi desistido da vida pública e que não pretende mais participar de um processo eleitoral viciado.

Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e candidato à Presidência da República nas últimas duas eleições, compartilhou em entrevista à CNN sua opinião sobre a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, Lula deveria concentrar seus esforços no Brasil em vez de focar em questões externas. Em tom de conselho ao líder petista, Ciro afirmou que diria:

“Deixe de lado o desejo de ser uma estrela internacional e concentre-se em trabalhar aqui”.

A afirmação ocorre em meio às críticas feitas por Lula contra os ataques de Israel na Faixa de Gaza em um conflito que se agravou contra os terroristas do Hamas depois de um atentado em outubro do ano passado executado pelo grupo palestino. Na ocasião, ao menos 1,2 mil pessoas foram mortas.

As recentes declarações de Lula sobre o conflito em Gaza abriram uma crise diplomática com Israel. No dia 18 de fevereiro, o presidente brasileiro comparou o Holocausto ao atual cenário em Gaza, onde o governo autocrático de Adolf Hitler exterminou milhões de judeus. Em resposta, o governo de Benjamin Netanyahu classificou os comentários de Lula como “vergonhosos” e declarou-o “persona non grata”, indicando que não é bem-vindo em Israel.

Questionado pela CNN, Ciro disse que estaria disposto a dialogar com Lula caso fosse chamado para uma conversa. No Palácio do Planalto, assessores do governo dizem que Lula não desistiu de retomar uma relação com Ciro.

“Olha, você imagina se eu não estou disposto. Eu converso até com Satanás se o assunto for a obra de Deus. O Lula é aquilo que eu chamo de arrogância ignorante. É uma ignorância arrogante,” disse Ciro Gomes.

Por causa do apoio a Lula, Ciro deixou de falar com o irmão, o senador Cid Gomes (PSB-CE). Os dois não retomaram o diálogo desde as eleições de 2022.

Ciro Gomes disse que desistiu da vida pública por causa da “prostração da sociedade civil brasileira”. Ele ressaltou que não pretende mais se candidatar a cargo nenhum.

“Eu não desisti, eu fui desistido. Eu estou lutando por outras obras. Só não quero submeter as minhas ideias a um processo eleitoral viciado. Eu não pretendo mais ser candidato a nada. Vamos ver se eu consigo,”

Fonte: CNN e Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário