20/03/2024

Mais de 100 policiais fazem operação contra a corrupção na Prefeitura de Goiânia


 

São 32 mandados de busca e apreensão na Secretaria de Administração, AMMA, Comurg e residências de servidores do município e de empresários

A Polícia Civil de Goiás, através da DECCOR ( Delegacia Estadual de Combate à Corrupção), cumpre 32 mandados de busca e apreensão em operação que investiga fraudes em licitações na Prefeitura de Goiânia, nesta quarta-feira (20/3).

Os crimes estariam sendo praticados desde 2022 até os dias atuais no âmbito da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Para além das quatro ordens judiciais executadas em sedes de órgãos públicos municipais, 3 miram sedes de empresas e outras 25 são cumpridas em endereços de pessoas físicas investigadas. A DECCOR apura também modificação irregular de contratos, corrupção ativa e passiva e formação de organização criminosa.

Os crimes investigados estariam sendo praticados desde 2022. A operação acontece de forma simultânea em toda a cidade, ao todo estão sendo cumpridos 32 mandados judiciais de busca e apreensão, sendo 4 em sedes de órgãos públicos municipais, 3 em sedes de empresas e 25 para pessoas físicas. De acordo com a DECCOR, mais de 100 policiais de várias delegacias da capital estão envolvidos na operação.

Investigação

Segundo a Polícia Civil, foram identificados 2 núcleos envolvidos no suposto esquema criminoso, um deles era composto pelos sócios administradores das empresas usadas para a prática dos crimes e outro era formado por funcionários públicos responsáveis pelas licitações e contratos que teriam sido fraudados.

De acordo com a DECCOR, durante as investigações foi apurado que os investigados que compõe o núcleo empresarial se uniram para vencer as licitações que eram promovidas pelos órgãos públicos investigados.

Ainda segundo a delegacia, eles alinhavam os valores dos lances ofertados nos certames, que eram realizados na modalidade pregão eletrônico. De acordo com a polícia, nas cinco licitações que foram constatadas esse tipo de fraude, os investigados se revezaram para vencer os lotes de maior valor.

De acordo com a polícia, na fase de disputa aberta, os dois núcleos investigados ofertavam lances com valores menores que aqueles ofertados por seus concorrentes, inviabilizando qualquer tipo de disputa. A DECCOR ressaltou que os lances ofertados nos pregões não seriam suficientes para cobrir o custo de aquisição dos materiais que foram licitados.

Nota Oficial da Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia informa que colabora com as investigações da Polícia Civil e está contribuindo com o acesso de equipes de policiais aos locais que estão sendo visitados para coleta de equipamentos ou documentos.

A Prefeitura de Goiânia reúne informações sobre o objeto das investigações para prestar todos os esclarecimentos com transparência.

A Prefeitura de Goiânia reforça o seu compromisso com a transparência pública e acredita na elucidação dos fatos por parte das forças policiais de investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário