08/03/2024

Mulheres são maioria dos beneficiados por ações do governo de Goiás no campo


 Celebrado nesta sexta-feira (08/03), o Dia Internacional das Mulheres exalta a força e a determinação feminina e mantém viva a luta histórica por mais espaços e direitos em todos os setores.

Assim como na cidade, o protagonismo delas no campo é crescente. Atualmente as mulheres são maioria dos beneficiados em programas e ações do Governo de Goiás voltados ao setor rural, como os programas para agricultura familiar, por exemplo.

É o caso do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás), do Crédito Social e do Fomento Rural, que integram o Goiás Social, com gerência da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com outros órgãos e entidades, como o Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

No último edital do PAA Goiás, 55% das propostas selecionadas foram enviadas por mulheres. De modo semelhante, no último ano, as produtoras rurais também foram maioria nos programas Crédito Social (65% dos beneficiários) e Fomento Rural (84%).

Além disso, as mulheres também marcam presença no Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão da Paranã. Para a produtora rural Luciana de Neves, que comanda plantações de maracujá e manga em sua propriedade na região, as mulheres têm um cuidado especial com a produção.

“A gente faz a polinização com muito capricho, que é para garantir que as frutas vão nascer”, explica.

APOIO

Ações como o PAA Goiás têm sido fundamentais para impulsionar a produção familiar e o trabalho das mulheres no campo.

Os beneficiários – homens e mulheres – recebem apoio financeiro e técnico para desenvolverem suas atividades agrícolas, contribuindo não apenas para o próprio sustento, mas também para o segurança alimentar da população em geral.

Por meio do Crédito Social, representantes de famílias em situação de vulnerabilidade têm acesso a cursos de capacitação profissional em avicultura, horticultura, apicultura e outros segmentos produtivos.

Quem preenche os requisitos do programa também recebe repasse de recurso para investir na estruturação das atividades para as quais foram capacitadas.

Já o Fomento Rural, que tem o objetivo de ajudar os beneficiários a conquistar a segurança alimentar e nutricional e superar a situação de pobreza, combina acompanhamento social e produtivo e transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis, no valor de R$ 4,6 mil, para que as famílias rurais mais pobres desenvolvam seus projetos produtivos.

Titular da Seapa, o secretário Pedro Leonardo Rezende destaca a importância do apoio do Governo de Goiás às mulheres do campo.

“As mulheres não apenas compõem a maioria dos beneficiários dos nossos programas, mas também desempenham papel fundamental na produção agrícola. E, neste sentido, o apoio do Governo de Goiás não só reconhece o valor desse trabalho feminino, mas impulsiona o seu potencial para transformar suas comunidades”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário